O SSL/TLS é um protocolo de segurança, criado em 1996, pela empresa Netscape para dar aos websites o sigilo e identificação por meio do uso de criptografia No entanto, o SSL/TLS não é uma ferramenta exclusiva para uso em sites , vai muito além do famoso cadeadinho
Artigo escrito por Trustcert
Durante a evolução digital, as empresas passaram a precisar desse protocolo de segurança para fazer a proteção e privacidade de dados em comunicação entre máquinas (servidores) e entre pessoas e máquinas (servidores)
No mercado financeiro brasileiro, por exemplo, o protocolo TLS é utilizado em todas as aplicações para garantir sigilo e identificação digital. O BACEN – Banco Central do Brasil tem requisitos específicos para cada tipo de aplicação.
Certificados SPB – Sistema de pagamentos Brasileiro
SPB – Sistema De Pagamentos Brasileiro é um conjunto de procedimentos, regras, instrumentos e operações integradas que, por meio eletrônico, dão suporte à movimentação financeira entre os diversos agentes econômicos do mercado brasileiro, tanto em moeda local quanto estrangeira.
Ele funciona como um intermediador de pagamentos, fazendo conexão entre as empresas e as instituições financeiras.
É considerado como um dos mais robustos sistemas financeiros do mundo. Por sua estrutura operacional, pela celeridade com que as transações são processadas, pela disponibilidade dos sistemas, pela autenticidade e integridade dos dados e pela conformidade de padrões.
Destacamos entre os requisitos técnicos que dão robustez ao sistema os certificados digitais ICP-Brasil que garantem a segurança e sigilo de todas as operações.
SPB
– Certificados SPB – Estes certificados fazem parte de todos os serviços oferecidos pela BACEN às instituições financeiras do Brasil, dentre elas podemos destacar o PIX.
Este Certificado é Raiz ICP-Brasil com validade de um ano.
Certificados digitais CIP – Câmara Interbancária De Pagamentos
O Certificado CIP foi desenvolvido pela Câmara Interbancária de pagamentos para utilização na central de controle de crédito. Opera na transferência de arquivos das instituições financeiras com os servidores do sistema da central de cessão de crédito.
Estes Sistemas utilizam 08 certificados distintos:
– Certificado CIP SCC – Serviço de Controle de Consignação (órgão público, aposentados, servidores)
– Certificado CIP SILOC – Sistema de liquidação diferida das transferências Interbancárias de ordens de crédito
– Certificado CIP CTC – Troca de informações da portabilidade dos contratos de crédito, celebrado entre inst. Financeiras e pessoas naturais;
– Certificado CIP SEC – Serviços de transporte de dados (Cadastro Positivo)
– Certificado CIP C3 – Registro de contratos de créditos pessoal, CDC, financiamento de veículos e crédito consignado para controle das operações de cessão e bloqueio
– Certificado CIP SCG – Específico para transações de cartão de crédito;
– Certificado CIP SELTEC – Pagamento eletrônico de títulos enviados para cartórios de protesto
– Certificado CIP SILOC BB – Sistema de liquidação diferida das transferências Interbancárias de ordens de crédito do Banco do Brasil.
Todos os Certificados são de Raiz ICP-Brasil com validade de um ano.
Certificado TLS A1 (autenticador) ICP-Brasil v10
– Certificado SSL A1 (Autenticador) ICP – Brasil v10 – Utilizados para formalização das aplicações financeiras, órgãos governamentais ou instituições que desejam proteger suas aplicações;
Este Certificado é Raiz ICP-Brasil com validade de um ano;
Open banking / Open finance.
Certificado Open Banking / Open Finance é o processo de compartilhamento voluntário de dados empresariais, bancários, financeiros e comerciais de uma empresa, empreendedor ou pessoa física por meio de uma plataforma apropriada para uma comunidade restrita.
Estes Sistemas utilizam 04 certificados distintos:
– Certificado Servidor – Deve ser emitido através de cadeia V10 da ICP-Brasil
– Certificado Cliente/Transporte – Deve ser emitido através de cadeia V10 da ICP-Brasil
– Certificado de Assinatura – Deve ser emitido através de cadeia V5 da ICP-Brasil
– Certificado para Front – End – Certificado SSL EV de Raiz Internacional
Certificado Infoconv A1 ICP-Brasil v10
– Certificado Infoconv A1 ICP-Brasil v10 – Indicado para órgãos públicos que tenham interesse em acessar o sistema InfoConv-WS da Receita Federal do Brasil.
Certificado ICP-Brasil FGC
– Certificado ICP-Brasil FGC – Utilizados pelas instituições financeiras habilitadas nos sistemas do FGC Fundo Garantidor de Créditos.
Na Trustcert você encontra todos os tipos de certificados TLS para proteção de sites e servidores web, para aplicações e todos os tipos de certificados ICP-Brasil inclusive os que listamos acima que são específicos para o mercado financeiro nas operações do Banco Central do Brasil.
Se você é um especialista em SSL/TLS é melhor comprar conosco porque você pode ir direto ao ponto. Se você está iniciando suas atividades em gestão de certificados digitais SSL/TLS, fique tranquilo porque nós somos especialistas nesse assunto e vamos te acompanhar desde o primeiro passo até a instalação do certificado.
Sobre TrustCert
O principal objetivo do lobo é proteger aqueles que estão sob sua guarda!
Sua postura inspira confiança, respeito e segurança da mesma forma que o certificado Trustcert, que com astúcia, inteligência e sociabilidade protege o seu site como um lobo faz com sua alcateia
Trustcert – O certificado SSL com tudo que você precisa, direto ao ponto!
Acesse aqui e saiba tudo sobre TLS, o protocolo de segurança que garante o sigilo das informações e identifica empresas, dispositivos e objetos no mundo eletrônico.