TLS está na linha de frente, protegendo os ecossistemas de IoT contra as ameaças emergentes dos avanços quânticos
Em parceria inovadora, padrões de segurança e resiliência em ecossistemas de IoT são criados para proteger de possíveis ataques quânticos a infraestrutura de dispositivos e os dados gerados.
Em um desenvolvimento importante no setor das comunicaçãoes que abrirá caminho para avanços da computação quântica para dispositivos de Internet das Coisas (IoT), as empresas Telefónica, IDEMIA Secure Transactions (IST) e a Quside anunciaram semana passada o lançamento da conexão Quantum-Safe para dispositivos IoT industriais.
A atenção com a computação quântica está impulsionando avanços significativos na segurança cibernética e na computação eficiente. Eles estão desenvolvendo dispositivos baseados em chips que exploram a física quântica para avançar na tecnologia quântica para simulação, comunicação, metrologia e detecção.
TLS: A Vanguarda da Segurança Quantum-Safe em Ecossistemas de IoT
A conectividade IoT Quantum-Safe, uma iniciativa da Telefónica, IDEMIA Secure Transactions e Quside, introduz cartões SIM Quantum-safe e o Transport Layer Security (TLS), um protocolo criptográfico que permite a implantação sem a necessidade de alterações de hardware.
Isso é particularmente útil para empresas industriais com dispositivos de longa duração, garantindo conexões seguras entre dispositivos IoT, como medidores inteligentes, e seus sistemas operacionais.
O TLS (ou Transport Layer Security) é um protocolo de segurança amplamente utilizado para proteger as comunicações pela internet. Ele foi projetado para oferecer privacidade, integridade e autenticidade dos dados trocados entre aplicativos web e servidores.
Para usar o TLS, um site ou aplicativo precisa ter um certificado TLS instalado no servidor de origem.
Esse certificado também é conhecido como certificado SSL – é comum à confusão da nomenclatura, mas na realidade o TLS é uma evolução do SSL. O TLS é essencial para garantir a segurança das comunicações na internet, protegendo os dados e autenticando os servidores.
A tecnologia de aleatoriedade quântica da Quside
A tecnologia de aleatoriedade quântica da Quside é baseada em sua tecnologia proprietária de geração de números aleatórios por difusão de fase. Ela fornece 400 Mb/s de números aleatórios brutos com limites de min-entropia de última geração (acima de 90%).
Isso leva a uma conectividade mais segura e a uma computação mais eficiente. Além disso, a Quside também oferece o kit de metrologia de aleatoriedade Quside™, que fornece capacidades no dispositivo para derivar limites de min-entropia, dando aos desenvolvedores de produtos acesso a uma ferramenta nova para validar o funcionamento adequado do processo quântico em tempo real.
Essas inovações são fundamentais para enfrentar os desafios de segurança impostos pelos avanços da computação quântica e proteger a infraestrutura e os dados dos dispositivos IoT contra possíveis ataques quânticos. Com a crescente necessidade de segurança cibernética em escala global, a tecnologia Quantum-Safe está se posicionando como uma solução essencial para o presente e o futuro.
Segurança pioneira para ecossistemas de IoT
O projeto faz parte de uma associação de longo prazo entre a Telefónica e a IDEMIA, que já anunciou alguns marcos significativos, como a implantação do primeiro cartão SIM 5G quântico seguro do mundo em 2022 e o uso de biometria para controle de acesso sem contato.
Essa colaboração não apenas aborda os desafios de segurança atuais, mas também prevê ameaças futuras, garantindo proteção de longo prazo para dispositivos IoT.
Na esteira dos avanços da computação quântica, os dispositivos de Internet das Coisas (IoT) estão sendo confrontados com desafios de segurança sem precedentes que exigem o desenvolvimento de medidas de segurança resistentes ao nível quântico adaptadas às restrições e requisitos exclusivos das implantações de IoT.
Essas soluções serão particularmente úteis como um primeiro passo para as empresas industriais, especialmente para aquelas com dispositivos de longa duração (mais de 15 anos), pois garantem conexões seguras entre dispositivos IoT, como medidores inteligentes, e seus sistemas operacionais.
Telefónica e serviços de segurança quântica
No futuro, essas inovações permitirão que a Telefónica ofereça novos serviços de segurança quântica criptográfica para desenvolvedores de IoT por meio da plataforma GSMA Open Gateway — a iniciativa do setor de telecomunicações para transformar redes em plataformas abertas.
À medida que as empresas e os governos buscam proteger seus ecossistemas de IoT, o potencial de mercado para a tecnologia segura quântica é ilimitado. A Telefónica e seus parceiros estão se posicionando como os principais atores e pioneiros que moldarão o setor nos próximos anos.
Antonio Guzmán, Diretor de Discovery da Telefónica Innovación Digital, afirma: “Na Telefónica, evoluímos persistentemente nossa compreensão do futuro para transformá-lo em realidade. Esses desenvolvimentos quânticos seguros permitirão que a Telefónica e seus clientes desfrutem tanto do aprimoramento da segurança quanto de sua implantação mais fácil. Os usuários finais também se beneficiarão da garantia de serviços ininterruptos e da proteção contra ameaças cibernéticas avançadas, durante toda a vida útil do dispositivo”.
“Há anos, a IDEMIA Secure Transactions está engajada na criação de tecnologias que protegem a sociedade no mundo pós-quântico. Estamos particularmente orgulhosos desta parceria transformadora com a Telefónica, que representa outro marco em comunicações seguras. Com uma abordagem tão inovadora ao lado da Telefónica, a IDEMIA Secure Transactions demonstra sua convicção de que a co-criação de soluções inovadoras com seus parceiros está moldando um futuro digital mais seguro para os consumidores.“, disse Fabien JAUTARD, vice-presidente executivo de serviços de conectividade da IDEMIA Secure Transactions.
“Nós da Quside estamos entusiasmados em trabalhar com a Telefónica e a IDEMIA Secure Transactions nesta iniciativa de conectividade quântica segura. Este esforço inovador reflete nossa dedicação e compromisso conjunto para trazer maior segurança a todos os dispositivos conectados, incluindo IoT industrial, na transição para criptografia resistente ao ‘quantum’“, completa Carlos Abellán, CEO e cofundador da Quside.
Sobre o Grupo IDEMIA
O Grupo IDEMIA gera maneiras mais simples e seguras de pagamento, conexão, acesso, identificação, viagem e proteção de locais públicos. Com sua vasta experiência em biometria e criptografia, a IDEMIA desenvolve tecnologias de excelência com uma abordagem impactante, ética e socialmente responsável. Todos os dias, a IDEMIA protege bilhões de interações nos mundos físico e digital.
O Grupo IDEMIA reúne três empresas líderes de mercado que permitem soluções de missão crítica:
O IDEMIA Secure Transactions é o principal provedor de tecnologia que oferece maneiras mais seguras e fáceis de pagamento e conexão.
A IDEMIA Public Security é uma fornecedora líder global de soluções biométricas que permitem viagens, acesso e proteção convenientes e seguros.
O IDEMIA Smart Identity otimiza o poder das tecnologias criptográficas e biométricas para fornecer uma identidade única e confiável para todos.
Com uma equipe global de mais de 15.000 funcionários, mais de 600 organizações governamentais e mais de 2.300 empresas em mais de 180 países confiam no Grupo IDEMIA.
Acesse aqui e saiba tudo sobre TLS, o protocolo de segurança que garante o sigilo das informações e identifica empresas, dispositivos e objetos no mundo eletrônico.
Junte-se a nós na construção de um futuro digital mais seguro e confiável!
Ao longo de dez anos, trilhamos um caminho de pioneirismo com foco em segurança digital, identificação e privacidade. Celebramos essa jornada com a certeza de que a confiança é a base para um futuro digital sólido e promissor.
Mas a nossa missão continua! Convidamos você, leitor, e sua empresa a se juntarem a nós nesta jornada em busca de um futuro digital ainda mais seguro e confiável. Acreditamos no poder da colaboração para construir um ecossistema digital onde empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais uma nas outras.