Com controle inteligente de higiene e operação, aeroportos brasileiros oferecem mais qualidade de vida e combatem riscos à saúde em meio à maior movimentação da década
Entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025, as atividades ligadas ao turismo brasileiro devem faturar R$157,74 bilhões, a maior receita dos últimos dez anos, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), analisados pelo Ministério do Turismo. O aumento do fluxo de passageiros nos aeroportos, contudo, traz desafios: como garantir que esses espaços permaneçam limpos, seguros e confortáveis?
Os aeroportos que investiram em tecnologia IoT (Internet das Coisas), como Recife (PE) e Viracopos (SP), estão na lista dos melhores do mundo segundo o AirHelp Score – Aeroportos 2024. Além disso, eles oferecem um ambiente mais saudável para quem viaja, pois todo o controle de limpeza é monitorado.
A tecnologia da startup brasileira EVOLV revolucionou a forma como a limpeza é gerida nesses locais. Sensores instalados em banheiros e áreas de grande circulação monitoram a movimentação de passageiros em tempo real, garantindo a “Limpeza Sob Demanda” – ou seja, acionando as equipes apenas quando necessário. Isso otimiza o trabalho, reduzindo custos em até 40% e mantém os aeroportos em um padrão de higiene impecável.
Segundo o Conselho Internacional de Aeroportos (ACI), sanitários limpos são o principal fator que define a satisfação dos passageiros. O uso de IoT, porém, vai além de banheiros higienizados. Ele contribui diretamente para a segurança sanitária ao reduzir riscos de contaminação.
No Aeroporto de Viracopos, por exemplo, sensores monitoram 40 banheiros e alertam as equipes de limpeza de forma automatizada, garantindo um ambiente sempre adequado para os usuários.
Esse nível de controle significa que os passageiros esperam em locais mais limpos, o que reduz a exposição a doenças em um período de alta movimentação.
Os aeroportos que aderiram à inovação já estão colhendo os frutos: reconhecimento global e a confiança de seus passageiros. Em contrapartida, aeroportos que ainda não investiram em soluções inteligentes enfrentam os riscos de operar sem o mesmo nível de segurança sanitária e conforto para o público.
Com a expectativa de um dos períodos mais movimentados da última década, fica claro que tecnologia e qualidade de vida andam de mãos dadas. E os aeroportos que entendem isso estão um passo à frente, liderando em eficiência e satisfação dos usuários.
Segurança em Alta: Uma Conversa com o CIO do RIOgaleão sobre os Desafios do Fim de Ano
Projeto de lei ameaça programa de biometria dos EUA em aeroportos
Acompanhe os principais conteúdos sobre Internet of Things (Internet das coisas)!
Ao anunciar no CRYPTO ID, sua organização contribui para a divulgação de inovações tecnológicas que visam agregar segurança ao relacionamento entre empresas e indivíduos no ambiente eletrônico para possibilitar transações eletrônicas seguras e confiáveis em ambientes públicos e privados.
By advertising with CRYPTO ID, your organization contributes to the dissemination of technological innovations that enable secure and reliable electronic transactions between businesses and individuals.
Fale com a gente: +55 11 3881-0053 ou contato@cryptoid.com.br