Delfia é pioneira e referência em observabilidade, ferramenta de inovação que proporciona visibilidade e insights valiosos
Em um mundo de atualizações constantes, o livro “Jornada da Observabilidade – Unindo tecnologia e negócios para melhorar a experiência do cliente”, que reúne especialistas na área em papel de coautores, é um mergulho em uma abordagem estratégica que vai além do monitoramento de dados e que traz insights valiosos para alavancar resultado de negócios.
O capítulo assinado por Alex Camargo, CTO da Delfia, fala sobre como a multinacional brasileira de curadoria de jornadas digitais e de soluções inteligentes para negócios é pioneira em observabilidade antes mesmo do surgimento do termo, além de cases do nível de maturidade em observabilidade de uma techfin e melhoria na jornada de transação de usuários de uma rede de pagamentos. Seu pré-lançamento aconteceu na casa da Glória, no Rio de Janeiro, para marcar a expansão da Delfia na cidade.
“Em observabilidade, começamos a desbravar o mercado internacional em 2009 para implementar no Brasil soluções de monitoração de dados como Application Performance Management e Network Performance Monitoring e amadurecemos nossas linhas de negócio para oferecer cada vez mais predição, avançando no monitoramento da experiência do cliente do nosso cliente com Business Journey e operações de Command Center focado na monitoração fim a fim e na resolução dos problemas das aplicações”, explica Alex Camargo, CTO da Delfia e coautor da obra.
“Hoje, somos referência em observabilidade no país e a nossa curadoria apoia grandes empresas do setor financeiro, serviços, Telecom e varejo a ampliarem sua visão sobre a transformação da TI estratégica atrelada ao resultado de negócio”, afirma o CTO da Delfia.
A Delfia, única empresa patrocinadora da obra, apostou fortemente no conceito de observabilidade e foi facilitadora da entrada de ferramentas deste nicho no país como, AppDynamics e Datadog, já consideradas líderes pelo Gartner em seu setor.
“Coroamos nosso pioneirismo na parceria com essas tecnologias de vanguarda e a partir de toda nossa expertise no monitoramento de dados consolidada e atestada por grandes players do mercado, fomos pioneiros também em trazer a nova era da monitoração para o Brasil: a observabilidade, que reflete também o posicionamento da empresa em atuar como uma curadoria capaz de filtrar e implementar as melhores soluções para guiar seus clientes em projetos de tecnologia”, ressalta Simone Justinio, head de Marketing da Delfia.
Cases em Observabilidade
Na obra, Alex Camargo da Delfia reuniu cases de empresas com resultados robustos: um sobre o nível de maturidade em observabilidade de uma techfin e outro sobre como uma empresa de meios de pagamento facilitou a jornada de transação de usuários a partir de dados, inteligência e segurança.
No final de 2022, a QGX Digital, techfin especializada em estruturação de bancos digitais fornecendo tecnologia para o mercado financeiro, tinha o desafio de ampliar os resultados de sua entrega, pois estava em um momento de crescimento rápido e exponencial com a entrada de um banco investidor e possibilidade de ganho de novas contas digitais.
A Delfia teve um papel essencial no apoio à preparação do ambiente e configuração de uma infraestrutura de TI que não apenas suportasse a ampliação de forma ágil e segura, mas que também transformasse a área de observabilidade e a de operações da empresa
Na primeira análise do ambiente, não havia nenhum tipo de alarme preditivo ou que fizesse o trabalho de forma proativa, o que comprometia a confiabilidade dos serviços prestados aos clientes da QGX Digital.
Era um cenário que evidenciava a necessidade de uma solução de monitoramento mais robusta e escalável, adequada ao crescimento planejado da empresa.
A Delfia foi o ponto de contato para a decisão pela substituição da ferramenta de monitoramento antiga pelo Datadog. A escolha refletia não apenas uma necessidade de custo-benefício, mas também uma visão estratégica para conduzir a expansão.
Com a curadoria da Delfia, a adoção da solução diminuiu os incidentes, melhorou a performance da plataforma como um todo, além de reduzir custos para a empresa de uma maneira geral.
Também detectou previamente falhas que ainda nem haviam chegado ao conhecimento dos usuários e gerava alertas sempre ao sinal de algum tipo de anomalia.
A curadoria da Delfia no projeto auxiliou a amadurecer, de forma rápida, a observabilidade, levando visibilidade a todo ambiente operacional e a QGX Digital chegou ao nível 4 no Observability Maturity Model.
Já a Rede, empresa de meios de pagamento do Itaú Unibanco que conta com mais de 1,3 milhões de maquininhas espalhadas pelo país e uma operação para vendas online que processa em média mais de 34 bilhões de transações por mês, passava por um desafio durante a Black Friday 2022: a cada 100 clientes que navegavam para fazer uma compra, apenas três decidiam comprar.
Do total de transações iniciadas, 30% a 40% são negadas por identificação ou suspeita de fraude. Para evitar quadros como estes, os profissionais da Rede buscam facilitar a jornada de pagamentos a partir de dados, inteligência e segurança.
Nessa jornada, a Rede contou com os serviços de observabilidade e monitoramento da Delfia, abordagem que permite identificar problemas ou incidentes rapidamente com monitoramento que entregue uma visão preditiva sobre todo esse universo de operações de varejo e do processamento das transações.
Os curadores Delfia utilizaram como ferramentas principais a própria nuvem publica AWS (solução QuickSight) e o AppDynamics, uma solução Cisco para monitoramento de aplicações.
Durante aquela Black Friday, o time de curadores da Delfia trabalhou 24×7 para antecipar o comportamento das transações de negócios e identificar de forma preditiva quaisquer falhas, inclusive de processos, que poderiam impedir a concretização da operação financeira.
A curadoria entregou o SLA (Service Level Agreement) de 100% de disponibilidade para os sistemas da Rede. Outras operações realizadas ao longo do ano de 2022 – caso da Páscoa, do Dias das Mães e do evento musical Rock in Rio – ficaram na média de 99,97% de disponibilidade.
Somente durante as primeiras horas da Black Friday 2022, houve um aumento de 193% de transações PIX em comparação com o evento de 2021.
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