De acordo com pesquisa, 96% das MPEs entrevistadas consideram a transformação digital importante para seu segmento
De acordo com a pesquisa “O estado do gerenciamento de documentos dentro das micro e pequenas empresas (MPEs), do Sebrae-SP, encomendada pela Docusign, pioneira na categoria Intelligent Agreement Management em 2023, 96% das MPEs entrevistadas consideram a transformação digital importante para seu segmento e porte.
Além disso, 53% dos entrevistados ainda precisam incorporar a digitalização no seu planejamento ou não sabem por onde começar esse trabalho.
No Brasil, 29,5% do PIB resulta das atividades de MPEs. Atualmente, 8,1 milhões de MPEs geram 52% dos empregos no país, sem contar 12,7 milhões de MEIs.
São dados que mostram que essa é uma faixa de empresas cuja atividade produtiva é muito importante para a economia, gerando emprego e renda.
Diante deste cenário, de acordo com o estudo Sebrae, apenas 10% das micro e pequenas empresas nasceram digitais, com foco em tecnologia.
Esse já é um reflexo da pandemia, quando produtos e serviços precisaram ser adaptados para atender necessidades de consumo remotas.
Embora a digitalização avance entre as MPEs, a pesquisa revela que não há um plano consistente na adoção das tecnologias.
Ainda vê-se desafios no planejamento, implementação, alocação de verba e monitoramento de mercado e tendências para garantir que esses segmentos também consigam usufruir dos benefícios da digitalização.
O estudo ainda aponta que a assinatura eletrônica é um primeiro passo para que os microempreendedores avancem em sua jornada de digitalização.
As empresas revelaram que seu foco em reduzir custos operacionais e otimizar tempo para competir de forma eficiente encontra resolução neste tipo de tecnologia porque é mais rápido concluir contratos (64%) ao simplificar a criação dos documentos (53%) e reduzir a carga de trabalho manual (40%).
Outros benefícios apontados são a segurança (37%) e a precisão das informações (24%). Entre as empresas que ainda não utilizam plataforma de assinatura eletrônica, mais da metade (61%) planeja adotá-la no futuro.
“Embora a jornada de digitalização deva ser iniciada com cuidado e planejamento, os empreendedores precisam revisitar sua cultura e recursos para entender como começar. Por isso, investigar os benefícios da adesão aos sistemas digitais e consultar seus pares e parceiros de confiança é um bom primeiro passo. Ficar inerte não pode ser uma opção“, finaliza Richard Hudson, vice-presidente de vendas para pequenas e médias empresas da Docusign.
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