A FASM (Faculdade Santa Marcelina Muriaé), por meio do projeto de extensão SM Tech, acaba de lançar a plataforma Descubra Muriaé
Uma solução tecnológica gratuita que reúne informações turísticas, dados de utilidade pública, serviços e canais de denúncia para aprimorar a experiência de munícipes e visitantes, contribuindo ativamente com o plano de digitalização da cidade.
A ferramenta é fruto de uma colaboração estratégica entre a FASM, a Prefeitura de Muriaé, o Sebrae Minas e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e já está disponível para acesso da população.
Através de um site responsivo, os cidadãos conseguem encontrar desde informações sobre turismo e comércio local, como prestadores de serviços, eventos e dados de utilidade pública, como horário de ônibus, por exemplo.
“A proposta é interligar tudo o que a cidade oferece em uma única plataforma, utilizando a geolocalização das pessoas e os principais dados oferecidos pelos órgãos envolvidos”, explica a Diretora da Faculdade Santa Marcelina Muriaé, Irmã Tânia Aparecida de Souza.
Tecnologia a serviço da cidadania
Idealizado em 2022, o Descubra Muriaé nasceu de uma demanda do Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais de Muriaé, Leandro Latini Veiga, que buscava uma forma inovadora de divulgar os atrativos e serviços da cidade.
O convite à FASM Muriaé resultou no envolvimento do professor Everaldo Ribeiro, responsável pelo SM Tech, que coordenou o desenvolvimento da plataforma.
Inicialmente voltado à divulgação das riquezas naturais do município, a proposta foi ampliada para atender múltiplas necessidades da população, graças à parceria com o Sebrae Minas e da CDL. “A tecnologia se mostrou uma ponte não apenas com o turista, mas com o próprio cidadão muriaeense”, explica o Vice-Diretor da Faculdade Santa Marcelina Muriaé, Prof. Walker Nascimento.
Gestão pública integrada e serviços digitais em expansão
Além de facilitar o acesso a dados sobre comércio, transporte público e eventos locais, a plataforma também contempla canais de denúncia e atendimento ao cidadão, conectando diferentes secretarias municipais e promovendo uma visão integrada da gestão pública.
“Mais do que oferecer dados, o projeto fortalece a articulação entre setores públicos e privados, contribuindo para decisões mais assertivas e uma cidade mais eficiente”, reforça Irmã Tânia.
Inovações em curso: saúde preventiva e mercado de trabalho
Entre os novos recursos em fase de desenvolvimento está a integração com a Secretaria Municipal de Saúde de Muriaé, com foco inicial em gestantes. A ideia é enviar lembretes automatizados sobre consultas de pré-natal, via e-mail, SMS ou WhatsApp, contribuindo para a adesão aos atendimentos.
Outro módulo previsto é voltado à empregabilidade. De acordo com Nascimento, a FASM está estruturando um convênio com empresas locais para divulgar gratuitamente vagas de emprego e estágio, inicialmente direcionadas aos alunos da instituição e, posteriormente, à comunidade em geral. “Queremos que a plataforma atue como um elo entre o mercado e a população, oferecendo oportunidades reais e promovendo o desenvolvimento econômico da região”, destaca o Vice-Diretor.
Para a FASM Muriaé, o projeto reforça o papel da educação superior como agente de transformação social. “Nosso compromisso vai além da formação de profissionais qualificados. Acreditamos em uma educação que transforma comunidades e impulsiona o bem comum. O apoio institucional da Prefeitura, Sebrae e CDL foi fundamental para ampliar os horizontes dessa iniciativa para além dos muros da instituição, trazendo o desenvolvimento tecnológico para a cidade de Muriaé”, afirma Irmã Tânia.
Walker conclui endossando a plataforma como uma importante impulsionadora do plano de digitalização da cidade. “Estamos honrados em participar deste projeto e acreditamos que este é o primeiro passo rumo à consolidação de Muriaé como uma Smart City. A história da FASM se entrelaça com a história da cidade e não poderíamos ficar fora dessa iniciativa tão importante para a nossa região”, finaliza.
Sobre o Santa Marcelina
O Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina foi fundado em 1838 por Monsenhor Luigi Biraghi, com o auxílio de Marina Videmari, em Milão, na Itália. Dedicada à educação, à saúde e à assistência social, a Congregação difundiu-se globalmente a partir da instituição de colégios, hospitais e obras sociais.
Vertiv anuncia Felipe Vasco como Diretor de Aplicações de Tecnologia da Vertiv LATAM
A nova fronteira da tecnologia: por que a comunicação se tornou peça-chave no crescimento do setor
Empresa públicas e privadas estão utilizando muitas das tecnologias que falamos aqui no Crypto ID, então, criamos a coluna Tech para apresentar casos de uso e soluções inovadoras. Explore esse conteúdo!


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!