A nova Plataforma Universal de Veículos Elétricos da Ford marca um salto revolucionário em engenharia, manufatura e automação
A picape elétrica média de quatro portas será montada na Fábrica de Louisville para os mercados dos EUA e exportação a partir de 2027
A Ford anunciou um avanço de grande impacto em engenharia e manufatura, impulsionado por altos níveis de automação e aplicação de tecnologias de ponta, para lançar uma nova família de veículos elétricos acessíveis e de alta qualidade, alcançando milhões de consumidores no mundo.
A nova Plataforma Universal de Veículos Elétricos e o Sistema Universal de Produção de Veículos Elétricos, revelados hoje, combinam a disciplina e escala de uma empresa com 122 anos de história à velocidade e inovação típicas de uma start-up do Vale do Silício.
O resultado é um ecossistema simples, eficiente e flexível, que une processos automatizados, integração digital e soluções definidas por software, começando por uma picape elétrica média de quatro portas, programada para entrar em produção em 2027 na Fábrica de Louisville.
“Descartamos o conceito tradicional de linha de montagem e projetamos algo melhor”, afirmou Jim Farley, presidente e CEO da Ford. “Encontramos um caminho para sermos os primeiros a fabricar baterias LFP prismáticas nos EUA, com processos mais inteligentes, sustentáveis e lucrativos.”
A Ford investirá quase US$ 2 bilhões na Fábrica de Louisville e outros US$ 3 bilhões no BlueOval Battery Park Michigan, responsável pela produção das baterias LFP prismáticas, somando aproximadamente US$ 5 bilhões.
Plataforma inovadora e conectada
Com 20% menos peças, 25% menos fixadores, 40% menos estações de trabalho e montagem 15% mais rápida, a plataforma reflete o uso de engenharia de primeiros princípios e tecnologias avançadas de integração elétrica e digital.
O chicote elétrico será mais curto e leve, a bateria estrutural livre de cobalto e níquel funcionará como parte do piso, garantindo baixo centro de gravidade e cabine silenciosa. A arquitetura elétrica zonal, altamente modular e conectada, abre possibilidades inéditas para automação, diagnósticos e atualização remota.
Montagem “inteligente” e automatizada
O novo Sistema Universal de Produção substitui a esteira tradicional por uma “árvore de montagem” com três linhas paralelas de subconjuntos, que se unem em etapas finais. Peças fundidas em alumínio de grandes dimensões substituem dezenas de componentes, reduzindo complexidade e tempo de produção.
A montagem conta com kits inteligentes, que já chegam aos operadores com todos os fixadores, scanners e ferramentas elétricas, acompanhados de orientações digitais. Isso reduz esforço físico, melhora a ergonomia e aumenta a precisão do trabalho.
Graças à integração entre plataforma e sistema de produção, a montagem da nova picape será até 40% mais rápida que a dos veículos atuais de Louisville. Parte dessa eficiência virá da automação e do uso de tecnologias digitais, resultando em 15% de melhoria de velocidade e ganhos em qualidade e custo.
Infraestrutura digital avançada
A fábrica terá 4.800 m² adicionais e fluxos logísticos otimizados. Uma rede digital interna mais rápida e com maior número de pontos de acesso permitirá mais escaneamentos eletrônicos e monitoramento em tempo real da produção, reforçando a qualidade e a rastreabilidade.
“Recriamos a fábrica do zero, colocando nossos empregados no centro e explorando automação e digitalização para reduzir complexidade e elevar qualidade”, destacou Bryce Currie, vice-presidente de Manufatura das Américas da Ford.
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