Microsoft desativou o último data center submarino do Projeto Natick, aprendizado será utilizado em novas soluções
Os servidores faziam parte do Projeto Natick, criado em 2013, mas com operações iniciadas em 2018. O foco dessas soluções era estudar abordagens alternativas para melhorar a eficiência de soluções de servidores e outros serviços de HPC.
Em conversa com o site Data Center Dyanmics, a VP Corporativa de Inovação e Operações Cloud da Microsoft, Noelle Walsh, confirmou que a companhia não está trabalhando em outros servidores submersos, mas o aprendizado com a experiência será utilizado em outros casos.
“Meu time trabalhou nisso e [os servidores submarinos] foram um sucesso. Aprendemos muito sobre operações abaixo do nível do mar e seus impactos nos servidores. Então aplicaremos essas lições em outros casos.”
75% menos falhas que servidores em terra
Para o experimento, a Microsoft instalou 855 servidores no data center submerso e os deixou em atividade constante sem interferência por 25 meses e 8 dias.
Em paralelo, o projeto também dispunha de 135 servidores similares instalados em terra firme rodando serviços Microsoft Azure de nuvem e servindo como base de comparação.
Em um resultado impressionante, apenas 6 dos 855 servidores submarinos apresentaram falhas ao longo do período do estudo, contra 8 dos 135 servidores do grupo de controle.
Proporcionalmente, isso implica em um índice de falhas cerca de 75% inferior nas máquinas operando abaixo do nível do mar.
Os especialistas da Microsoft afirmam que essa diferença se dá, principalmente, pela diferença na temperatura externa dos servidores, mas outros fatores também influenciaram o resultado.
Everest apresenta soluções inovadoras em tecnologia
Governo Federal lança Estratégia Nacional de Governo Digital
Hospital Orto reduz no-show em 33% com solução da Beth Health Tech
Empresa públicas e privadas estão utilizando muitas das tecnologias que falamos aqui no Crypto ID, então, criamos a coluna Tech para apresentar casos de uso e soluções inovadoras. Explore esse conteúdo!