As previsões anuais de tecnologia para 2026 traz insights sobre como tecnologias emergentes devem remodelar indústrias e o dia a dia
O CTO da Amazon, Werner Vogels, divulgou suas previsões anuais de tecnologia para 2026 e além, trazendo insights sobre como tecnologias emergentes devem remodelar indústrias e o dia a dia. De companheiros de IA para combater a solidão à necessidade urgente de segurança quantum-safe, as novas projeções abordam tanto a evolução técnica quanto o impacto humano das inovações.

Confira as cinco principais previsões de Vogels:
- Companhia redefinida para quem mais precisa: Robôs movidos por IA trabalharão de forma colaborativa com cuidadores humanos para enfrentar o isolamento social que afeta uma em cada seis pessoas no mundo. Conforme as pessoas criam confiança nesses companheiros robóticos, as empresas que os constroem devem implementar controles rígidos para garantir que eles nunca explorem essa confiança para influenciar as decisões dos usuários ou moldar suas crenças.
- A era do desenvolvedor renascentista: A IA generativa não tornará os desenvolvedores obsoletos, mas os transformará em polímatas modernos, combinando geração de código por IA com criatividade, curiosidade e pensamento sistêmico tipicamente humanos. Os fundamentos dos bons desenvolvedores permanecem inalterados. Mas, assim como os grandes pensadores da Renascença que se recusavam a se limitar a uma única disciplina, os desenvolvedores não podem mais viver isolados.
- Quantum-safe como única segurança possível: Organizações devem adotar imediatamente criptografia pós-quântica, já que adversários estão coletando dados hoje para descriptografá-los no futuro com computadores quânticos. A Era Quantum está muito mais próxima do que imaginávamos.
- Tecnologia de defesa mudando o mundo: Inovações militares em sistemas autônomos serão adaptadas para resolver problemas críticos, desde resposta a desastres até acesso à saúde em regiões remotas. Os sistemas de saúde, serviços de emergência e operadores de infraestrutura devem se preparar para capacidades que emergirão dos atuais investimentos em defesa nos próximos dois anos, e não em duas décadas. As organizações que compreenderem este cronograma acelerado obterão vantagens significativas na resolução de problemas.
- Aprendizado personalizado encontra curiosidade infinita: Tutores movidos por IA estão transformando a educação ao liberar os professores de tarefas administrativas, permitindo foco em instrução criativa e individualizada. Em 2026 e nos anos seguintes, a tutoria personalizada por IA será tão onipresente quanto os smartphones.
Sabesp acelera modernização com IA, satélite, impressora 3D e tecnologias avançadas de tratamento
O barato que sai caro: entenda como as empresas brasileiras erram na escolha da infraestrutura de TI
Qual o impacto do pensamento computacional fora da tecnologia? Por Thais Pianucci
Empresa públicas e privadas estão utilizando muitas das tecnologias que falamos aqui no Crypto ID, então, criamos a coluna Tech para apresentar casos de uso e soluções inovadoras. Explore esse conteúdo!


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!





























