Porto Digital e iniciativas como o REC’n’Play e Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) se destacam-se no mercado de inovação
Recife, com 658,4 estudantes de Tecnologia a cada 100 mil habitantes, é a capital brasileira com o maior número de pessoas atuando nessa área, de acordo com o Censo do Ensino Superior de 2023, divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
A cidade pernambucana é seguida por Brasília, com 445,2 estudantes. Esse crescimento é em grande parte impulsionado pelo Porto Digital e suas iniciativas, como o REC’n’Play, o principal evento de inovação do Nordeste, no qual alunos do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) se destacam, vencendo competições e se inserindo no mercado de inovação local.
O Porto Digital acelera o setor de inovação e tecnologia em Recife
Fundado em 2000, o Porto Digital é um dos maiores parques tecnológicos do Brasil, com foco na incubação de startups e empresas de tecnologia, além da produção de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
O objetivo inicial do Porto Digital era revitalizar Recife e gerar empregos na área de tecnologia, evitando que os estudantes locais migrassem para outras cidades em busca de trabalho, uma realidade comum na época.
Hoje, com um faturamento de R$ 5,4 bilhões anuais e mais de 400 empresas, o Porto Digital emprega cerca de 18 mil pessoas em uma área de 1,71 km². Embora o desafio do capital humano tenha sido superado, um novo obstáculo surgiu: a falta de diversidade entre os profissionais, com predominância de homens brancos de classe média. Para promover mais inclusão, o programa Embarque Digital, em parceria com a Prefeitura do Recife, foi criado.
Inclusão e oportunidades para estudantes de tecnologia
O Embarque Digital oferece bolsas de estudo em instituições de ensino superior para estudantes oriundos da rede pública. A Unit-PE foi pioneira no apoio ao programa, oferecendo vagas nos cursos de Tecnologia. Atualmente, cerca de 2.000 estudantes recifenses estão matriculados em cursos de graduação na área de tecnologia, graças a essa parceria.
Projetos inovadores da Unit-PE destacam-se no REC’n’Play 2024
O REC’n’Play, realizado de 6 a 9 de novembro de 2024, é uma plataforma para estudantes mostrarem suas inovações no campo da tecnologia e criatividade. Com 90 mil inscritos e mais de 700 atividades gratuitas, o evento se tornou um centro de troca de conhecimento e experiências.
Entre os vencedores da mostra competitiva da Residência Tecnológica, o projeto MangueTown – Na Cidade do Mangue, desenvolvido por alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Unit-PE, se destacou.
A plataforma visa dar mais visibilidade à cultura e preservar os patrimônios históricos do centro do Recife. Gabrielle de Melo, estudante da Universidade Tiradentes e uma das participantes do projeto, explica que o MangueTown funciona como um feed interativo, permitindo que os usuários compartilhem eventos culturais da cidade.
Juliana Bispo, também estudante de ADS e integrante do projeto, conta que a ideia surgiu no Demoday Kick Off 2023.2, do Porto Digital, onde o grupo também foi vitorioso. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS número 11, que busca criar cidades e comunidades sustentáveis, o projeto foca na preservação dos patrimônios culturais materiais e imateriais de Recife.
Sobre a Universidade Tiradentes
Com 62 anos de história, a Universidade Tiradentes (Unit) é a primeira instituição de ensino superior particular em Sergipe e se destaca pelo alto nível de empregabilidade de seus egressos, qualificação do corpo docente, e pelas suas modernas e amplas instalações.
A Unit tem quatro campi em Sergipe: em Aracaju e nas cidades de Itabaiana, Propriá e Estância. Além deles, há ainda 26 polos de EAD em sete estados do Nordeste, sendo a Unit a instituição pioneira no estado a ofertar ensino a distância (há 20 anos). Cerca de 80% do seu professorado é composto por doutores ou mestres, sendo que 70% dos docentes estão envolvidos em outras atividades de ensino, pesquisa ou extensão.
A gestão do conhecimento em tecnologia. Por Shirley Fernandes
Maior feira global de tecnologias para indústria, Automation Fair 2024 tem início na California
RIOgaleão e Micaelis assinam memorando de entendimento para avanço da mobilidade aérea sustentável
Empresa públicas e privadas estão utilizando muitas das tecnologias que falamos aqui no Crypto ID, então, criamos a coluna Tech para apresentar casos de uso e soluções inovadoras. Explore esse conteúdo!
O Crypto ID trilhou um caminho incrível!
Ao longo de uma década, fomos além das inovações e tendências, tornando-nos referência em segurança digital, identificação e privacidade.
Neste marco tão especial, renovamos nosso compromisso com um mundo digital mais seguro e confiável.
Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória – parceiros, colunistas, colaboradores, assessorias de imprensa e a nossa comunidade! Juntos, estamos construindo um futuro em que empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais umas nas outra.
Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!