A SITA engloba processos, tecnologia e design a fim de aconselhar melhor os clientes e proporcionar aeroportos mais inteligentes
À medida que os aeroportos investem fortemente em automação, biometria, segurança, autosserviço e atendimento comercial personalizado, os layouts dos terminais devem acompanhar essas inovações.
O modelo tradicional que envolve filas de balcões de check-in, áreas de segurança estáticas e fluxos de passageiros ineficientes já não corresponde à realidade. Em contrapartida, os aeroportos precisam de uma integração contínua, em que a tecnologia e o design inteligente trabalhem em conjunto para reduzir o congestionamento e aproveitar ao máximo cada metro quadrado.
Visando esse cenário, a SITA, líder mundial em tecnologia de transporte aéreo, anunciou hoje a aquisição da CCM, especialista de renome global e líder na conceção, produção e criação de interiores de aeroportos, com sede em Milão, na Itália.
Esse movimento estratégico tem como objetivo redefinir o funcionamento dos terminais aeroportuários, combinando integralmente tecnologia e design de interiores para criar espaços adaptados para o futuro.
A CCM é sinônimo de design italiano de alta qualidade mundialmente famoso no setor da aviação. A empresa atua com os principais profissionais para criar experiências eficientes, funcionais, memoráveis e elegantes para os viajantes.
“Esta novidade não se trata apenas de expandir os aeroportos, mas de reimaginá-los. Com a extensa experiência em design e execução da CCM, estamos transformando os terminais para maximizar a área ocupada, otimizar o fluxo de passageiros e criar ambientes mais inteligentes, flexíveis e valorizados, que evoluem de acordo com as necessidades em constante mudança do setor”, destaca David Lavorel, CEO da SITA.
Como líder em tecnologia de processamento de passageiros, a SITA está na vanguarda do gerenciamento mais eficiente do espaço aeroportuário.
A renovação da indústria exige uma nova abordagem para o gerenciamento de área, em que os balcões de check-in tradicionais são substituídos por designs inovadores que refletem os hábitos de viajantes modernos.
“A criação de ambientes eficientes e tecnológicos é fundamental para o futuro das viagens. Os aeroportos não são apenas pontos de trânsito, eles fazem parte das memórias da viagem, independentemente do destino. Ao integrar nossos conhecimentos, damos vida aos aeroportos do futuro – uma arquitetura baseada em soluções inovadoras e impulsionadas pela eficiência para melhorar a experiência dos passageiros e as operações da equipe do aeroporto”, acrescenta o executivo.
A aquisição da CCM soma valiosos elementos de design e consultoria ao cliente à tecnologia já existente da SITA, reforçando seu compromisso de liderar o futuro das viagens aéreas.
“O mercado precisa de uma mudança fundamental – em que a tecnologia e o design trabalhem juntos para tornar os aeroportos mais inteligentes no uso de seu espaço, aumentando a capacidade e a flexibilidade para atender à próxima geração de viagens. Por isso, estamos trazendo a CCM para a família SITA. Ao combinar nossa tecnologia e experiência em operações aeroportuárias com o profundo conhecimento da CCM sobre design e otimização de espaço, estamos oferecendo ao mercado uma capacidade exclusiva de ‘tecnologia por design’ e integração de ponta a ponta, do projeto às operações, tudo em harmonia desde a concepção da ideia”, ressalta Sergio Colella, Presidente da SITA para a Europa
Por 35 anos, sob a gestão da família Marinoni, a CCM trabalhou em mais de 300 aeroportos ao redor do mundo, projetando e entregando espaços de terminais que equilibram eficiência, flexibilidade e experiência do passageiro.
Agora, com a expertise da SITA em processamento de passageiros, manuseio de bagagens e operações aeroportuárias orientadas por IA, essa aquisição ajudará os clientes dos aeroportos a integrar tecnologia e design como uma solução única, algo ainda inexistente.
Segundo o relatório Insights em TI do Transporte Aéreo 2024, da SITA (SITA Air Transport IT Insights, em inglês), 63% dos aeroportos estão priorizando o autoatendimento, a biometria e os aplicativos móveis. Com isso, os gastos com TI aumentaram para US$ 8,9 bilhões, já que estão se concentrando em automação, IA e digitalização.
No entanto, esses investimentos só gerarão todo o seu resultado, se os aeroportos forem fisicamente projetados para atendê-los. A tecnologia por si só não resolverá o congestionamento, pois precisa de layouts mais inteligentes, com movimento sem atrito e uma infraestrutura que evolua conforme a necessidade.
Monica Oberti foi nomeada CEO interina da CCM, trazendo décadas de ampla experiência em remodelação e reaproveitamento de espaços em grande escala globalmente. A executiva é membro da família Marinoni, fundadora da companhia.
“Por muito tempo, os aeroportos tiveram que escolher entre eficiência e experiência do passageiro. Agora, isso não é mais necessário. Ao unir forças com a SITA, podemos finalmente reunir o melhor dos dois mundos – tecnologia inteligente, design inteligente e produção de qualidade. Juntos, não estamos apenas aprimorando os aeroportos, estamos remodelando-os para o futuro”, afirma Monica Oberti, CEO interina da CCM.
A SITA e a CCM estão avançando rapidamente para integrar seus conhecimentos, garantindo que os clientes atuais não sofram interrupções no serviço e, ao mesmo tempo, oferecendo novas oportunidades para otimizar seus ambientes aeroportuários. O setor da aviação está evoluindo em um ritmo sem precedentes e os aeroportos precisam de soluções que não apenas os ajudem a se atualizar, mas que os possibilitem progredir.
Sobre a SITA
A SITA é uma fornecedora de TI do setor de transporte aéreo, oferecendo soluções para companhias aéreas, aeroportos, aeronaves e governos. Nossa tecnologia possibilita viagens aéreas mais fluidas, seguras e sustentáveis.
Sobre a CCM
Fundada em 1981, em Bergamo, Itália, a CCM é especializada em projeto, fabricação e instalação de produtos para interiores e sistemas de TI em aeroportos, hotéis, shopping centers, lojas/varejo, estações de metrô, estações ferroviárias e terminais de balsas.
Aeroporto Internacional da Malásia foi alvo de ciberataque que afetou seus sistemas digitais
SITA apresenta inovações de tecnologia durante Global Summit 5G Tech
Empresa públicas e privadas estão utilizando muitas das tecnologias que falamos aqui no Crypto ID, então, criamos a coluna Tech para apresentar casos de uso e soluções inovadoras. Explore esse conteúdo!


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!