Últimas notícias

Fique informado
Grupo Hacktivista Cyber Av3ngers ataca serviços de água na cidade de Aliquippa, Pensilvânia

Grupo Hacktivista Cyber Av3ngers ataca serviços de água na cidade de Aliquippa, Pensilvânia

30 de novembro de 2023

Spotlight

Entenda o que mudou na assinatura eletrônica em documentos a partir do Decreto nº 68306

Qual o impacto do Decreto nº 68.306 na assinatura eletrônica, simplificação de processos e nos avanços da digitalização dos serviços públicos?

24 de abril de 2024

AX4B impulsiona a resiliência cibernética de Pequenas e Médias Empresas

Conheça como a AX4B está revolucionando a Segurança Cibernética para PMEs.

24 de abril de 2024

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

O foco do ataque foi a Autoridade Municipal de Água de Aliquippa que é responsável pelo gerenciamento dos serviços de água na cidade de Aliquippa, Pensilvânia, USA

Os ataques cibernéticos a infraestruturas críticas envolvem sistemas que são vitais para o funcionamento de uma nação, incluindo redes elétricas, redes de transporte e sistemas de abastecimento de água. Ao incapacitar estes sistemas, os adversários podem causar o caos generalizado e prejudicar gravemente a capacidade de uma nação responder a emergências.

Municipal Water Authority of Aliquippa, Autoridade Municipal de Águas de Aliquippa confirmou no sábado 25 de novembro de 2023 que uma de suas estações de reforço foi vítima de um ataque cibernético orquestrado por um grupo cibernético apoiado pelo Irã.

A Autoridade Municipal de Água de Aliquippa, nos Estados Unidos, afirmou que a equipe do Cyber Av3ngers havia comprometido uma de suas estações de reforço da distribuição de água na cidade.

Os hackers do CyberAv3ngers conseguiram obter o controle da estação, que fica nos arredores da cidade. Esta estação específica é responsável por monitorar e regular a pressão nos municípios de Raccoon e Potter. Como resultado da violação, um alarme foi acionado imediatamente.

Antes do ataque ao tratamento de água, os hackers disseram que “hackearam a ORPAK Systems, que é fornecedora de muitos postos de gasolina em Israel. ” Eles também alegaram ter atingido a infra-estrutura eléctrica do país. Em julho, o grupo hacktivista iraniano conhecido como ‘Cyber ​​Avengers’ ou ‘CyberAv3ngers’ alegou ter violado com sucesso a rede da BAZAN. Eles alegaram ter violado também a infraestrutura ferroviária israelense, causando supostas interrupções no sistema de transporte em todo o país. No entanto, as autoridades locais negaram a extensão do ataque.

O grupo CyberAv3ngers tem sido monitorado pela CrowdStrike desde sua aparição em julho de 2020, quando ameaçaram o estado de Israel. No entanto, as Operações de Combate a Adversários da CrowdStrike não puderam verificar se todas as alegações do grupo são comprovadas.

Segundo Adam Meyers, vice-presidente sênior de operações de combate a adversários, “Sim, a CrowdStrike tem rastreado o Cyber Av3ngers, anteriormente conhecido como Cyber Avengers desde que o grupo surgiu em julho de 2020. No momento, as Operações de Combate a Adversários da CrowdStrike não podem verificar se as alegações do grupo são comprovadas.

Segundo Sérgio Muniz, Diretor Executivo de Vendas para América Latina & Caribe & CCA-IBGC da Thales, “Garantir a segurança da infraestrutura crítica é de suma importância para a sociedade. Um ataque cibernético não apenas compromete os dados, mas também apresenta graves riscos à vida.

Sérgio Muniz, Diretor Executivo de Vendas para América Latina & Caribe & CCA-IBGC da Thales

E mais uma vez voltamos a falar sobre ataque cibernético em ambientes de infraestrutura crítica com estes dois casos em estações de tratamento de água, na Pensilvânia e aparentemente também no Texas, impactando mais de 2 milhões de clientes, segundo alguns relatos de ontem.”

No relatório de Riscos Globais do World Economic Forum em Janeiro de 2023 os ataques cibernéticos em infraestruturas críticas foram abordados pela primeira vez em Davos, apesar do risco cibernético estar presente há alguns anos entre as maiores preocupações de empresas e países nas edições anteriores do evento.

Por isso o nosso trabalho intenso de evangelização das boas práticas em segurança cibernética nos últimos anos no mercado latino-americano. É possível mitigar o risco destes ataques de forma rápida e relevante através da uma gestão de acesso efetiva e moderna, consolidando e centralizando todos os acessos, além de utilizar a criptografia de dados sensíveis. E temos visto muitos casos de sucesso dos nossos clientes nessa luta contra os criminosos, porém o trabalho continua.

Algumas implementações relevantes da Thales em diferentes países da América Latina contribuem para robustecer algumas empresas dessas indústrias, endereçando demandas de infraestruturas críticas e atendendo casos de uso que o mercado não consegue solucionar, mas ainda há muito a fazer com as nossas revendas e distribuidores ao longo desse caminho.

Desejamos uma rápida recuperação às duas empresas, para que o serviço normal seja reestabelecido para todos, e sem riscos, o mais rápido possível.

Identidades e credenciais corrompidas são utilizadas em ciberataques revela o Relatório de Investigação de Ameaças 2023 da CrowdStrike

Ingram Micro Brasil e CrowdStrike assinam acordo de distribuição

Hackers supostamente usaram uma senha comprometida no ataque cibernético Colonial Pipeline

Chefe da Colonial Pipeline confirma pagamento de resgate de $ 4,4 milhões

TECNOLOGIA OPERACIONAL – CYBER OT

CONTEÚDO SOBRE CYBERSEGURANÇA E TECNOLOGIA OPERACIONAL NO SETOR INDUSTRIAL VOCÊ LÊ NO CRYPTO ID. ACESSE E CONFIRA!

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!