O Crypto ID conversou com Sergio Muniz que é Diretor Executivo para Brasil e América Latina da Thales sobre cibersegurança abordando principalmente os temas relacionados ao aumento da prática de ransomwares nos setores de saúde, varejo e indústria, autenticação por contexto, gerenciamento de múltiplas identidades e outras abordagens sobre gerenciamento de acessos e identidades
Nos últimos anos, o ransomware deixou de ser uma ameaça pouco conhecida para uma das maiores ameaças cibernéticas enfrentadas por todas as empresas.
Em 2021, um comunicado conjunto publicado pelo FBI, NSA, UK National Cyber Security Center e outras agências destacou a natureza dessas ameaças cada vez mais globalizada.
Ele observou, por exemplo, que 14 dos 16 setores críticos de infraestrutura nos EUA foram atacados por ransomware no ano anterior (2021).
Enquanto isso, o IDC estima que uma em cada três organizações em todo o mundo foi vítima de um ataque de ransomware no ano passado.
Devido ao aumento de ataques recentes as grandes empresas, o Diretor Executivo da Thales Brasil discorre sobre as principais vulnerabilidades que existem para que esses ciberataques ocorram.
“Praticamente todos esses ataques são feitos para gerar o caos e interromper o serviço gerando um pânico que acelera o prêmio pago pelo resgate dos dados (ransomware). Basicamente, eles acontecem com o roubo da credencial, usuário e senha. Os criminosos podem ficar por meses, até um ano, fazendo movimentações laterais com acesso de credenciais roubadas,” comenta Sergio Muniz. “O criminoso fica dentro da rede por muito tempo até conseguir entrar num acesso com mais privilégios onde consegue controlar muito mais o ambiente e fazer um dano maior“, complementa.
Sérgio Muniz explicou que para diminuir os prejuízos desses ataques, as empresas estão contratando seguros cibernéticos. Porém, é condição “sine qua non” para a seguradora aceitar fazer o seguro que a empresa contrate ferramentas para mitigar os riscos dos ciberataques sendo, a utilização do Múltiplo Fator de Autenticação e Gestão de Acessos, dois recursos indispensáveis.
Assista a entrevista e compartilhe com sua equipe! O acesso está no topo da página!
Sobre a Thales
A Thales (Euronext Paris: HO) é líder global em tecnologias avançadas especializadas em três domínios de negócios: Defesa e Segurança, Aeronáutica e Espaço e Segurança Cibernética e Identidade Digital. Ela desenvolve produtos e soluções que ajudam a tornar o mundo mais seguro, mais verde e mais inclusivo. O Grupo investe perto de € 4 bilhões por ano em Pesquisa e Desenvolvimento, particularmente em áreas-chave de inovação, como IA, segurança cibernética, tecnologias quânticas, tecnologias de nuvem e 6G. A Thales tem perto de 81.000 funcionários em 68 países. Em 2023, o Grupo gerou vendas de € 18,4 bilhões.
Leia outros artigos da Thales aqui no Crypto ID!
Crypto ID entrevista: Abílio Branco e Sergio Muniz – Cibersegurança no cenário brasileiro do 5G
Crypto ID entrevista: Sergio Muniz – Ransomware e sua relação com a gestão de acessos
Sérgio Muniz comenta como o controle de acesso viabiliza a segurança do novo modelo de trabalho