A Ticket coletará cartões e usuários poderão descartar qualquer quantidade de cartões de forma ambientalmente correta e segura acontece em 30 locais estratégicos no Estado de São Paulo e Rio Grande do Sul
A Ticket, marca de benefícios ao trabalhador da Edenred Brasil, passa a disponibilizar 30 ecopontos de coleta para o descarte ambientalmente correto e seguro de cartões de PVC dos usuários.
A iniciativa é uma parceria da Ticket com a Thales, líder global em tecnologia e fornecedora de cartões da marca, para viabilizar as urnas Papa Cartão®, um sistema de coleta seletiva desenvolvido para que o próprio dono do cartão o destrua com segurança.
“Na Ticket, acreditamos que as empresas têm uma oportunidade de fomentar toda a sua cadeia ao passarem a adotar práticas que propiciem negócios sustentáveis e que sejam positivas do ponto de vista ambiental, social e econômico. Desde 2021, em parceria com a Eureciclo, reciclamos o equivalente a 80 toneladas de plástico e 157 toneladas de papel no Brasil, o que representa 200% do que emitimos. A reciclagem do volume de plástico e papel utilizados em nossos cartões e envelopes é feita por cooperativas de catadores credenciados que recebem o pagamento para realizarem o envio desse volume contratado para as indústrias de reciclagem, trazendo uma renda extra de até 11% para este público”, completa Felipe Gomes, Presidente da Ticket no Brasil.
Agora, com a nova iniciativa, em parceria com a Thales, a gestão de resíduos e a destinação adequada desses plásticos será complementada.
Com os 30 ecopontos de coleta, a responsabilidade da marca com a preservação dos ecossistemas em todo o mundo será fortalecida, ampliando também a logística reversa dos resíduos.
“Essas práticas vão de encontro ao novo plano estratégico da Edenred, chamado Beyond, que tem como um dos pilares principais o objetivo de ir além no compromisso com a sustentabilidade“, completa o executivo.
Para realizar a coleta, basta o usuário inserir o cartão no local indicado na urna Papa Cartão®. Após isso, o plástico é destruído pelo triturador, que o corta em até sete pedaços, destruindo a tarja magnética e as informações confidenciais do titular.
O visor do coletor é transparente, o que permite que o usuário acompanhe o processo de inutilização do cartão. Além disso, o recipiente de coleta é fechado, com o objetivo de impedir que terceiros tenham acesso às partes picotadas.
A coleta dos restos de cartões, o manejo e a logística reversa, são feitos pela equipe do Papa Cartão®. Não há custo para o usuário nem a necessidade de realizar cadastro ou registro.
O usuário pode depositar qualquer cartão de PVC na urna, mesmo que seja de outras empresas, e na quantidade que quiser.
“Esta iniciativa está alinhada à Ideal, estratégia global de sustentabilidade da Edenred, composta por três pilares, o Ideal People, Ideal Planet e Ideal Progress. No Ideal Planet, um dos compromissos assumidos é reduzir a pegada de carbono, o consumo de energia e de recursos naturais, bem como a geração de resíduos”, reforça Gomes.
Redução do impacto ambiental
Recentemente, a Ticket apresentou ao mercado duas novas soluções em seu portfólio. Uma delas, são os novos cartões que contemplam a utilização do plástico de PVC reciclado, viabilizado pela logística reversa e reciclagem dos mesmos materiais usados na emissão, garantindo um processo produtivo com redução de 36% nas emissões de CO2, 50% no consumo de energia e 75% de economia de água.
A outra solução, o Ticket Super Flex, reúne em um só cartão cinco benefícios (Restaurante, Alimentação, Home-Office, Educação e Bem-Estar), também engloba compromisso com a sustentabilidade, ao diminuir novas emissões de cartões para diferentes finalidades.
Thales se juntou ao grupo de compradores da Idemia
Thales é eleita como uma das 100 empresas mais inovadoras do mundo
Sobre a Thales
A Thales (Euronext Paris: HO) é líder global em tecnologias avançadas especializadas em três domínios de negócios: Defesa e Segurança, Aeronáutica e Espaço e Segurança Cibernética e Identidade Digital. Ela desenvolve produtos e soluções que ajudam a tornar o mundo mais seguro, mais verde e mais inclusivo. O Grupo investe perto de € 4 bilhões por ano em Pesquisa e Desenvolvimento, particularmente em áreas-chave de inovação, como IA, segurança cibernética, tecnologias quânticas, tecnologias de nuvem e 6G. A Thales tem perto de 81.000 funcionários em 68 países. Em 2023, o Grupo gerou vendas de € 18,4 bilhões.
Leia outros artigos da Thales aqui no Crypto ID!