Em setores críticos da economia mundial, a Gestão de Acesso é um elemento facilitador de processos seguros de transformação digital e migração para a nuvem
Por Sergio Muniz, Diretor Executivo da Thales para América Latina & Caribe & CCA-IBGC
As aplicações na nuvem possuem um papel essencial atualmente para a transformação digital, proporcionando uma maior produtividade em diversos campos de atuação.
A sua adoção requer certos cuidados, especialmente com os seus componentes de segurança em virtude das novas vulnerabilidades desse ambiente.
O gerenciamento de múltiplas identidades é um deles e já se mostrou insustentável se os mecanismos de segurança forem os mesmos do passado, onde existam os seguintes cenários:
– Aplicações e sistemas dentro do mesmo perímetro (seja numa sala de servidores ou num data center);
– A maioria dos funcionários trabalhava dentro desse mesmo perímetro, ou seja, nos escritórios;
Hoje temos um contexto acelerado de uso de aplicações na nuvem e adoção de um modelo híbrido de trabalho, onde os acessos ocorrem frequentemente fora da rede das empresas.
Enfrentamos, portanto, uma nova complexidade, onde crescem o número de usuários, o número de aplicações acessadas nas atividades diárias de qualquer organização e, consequentemente, os casos de uso, que se multiplicam exponencialmente com novas regras e novas senhas para cada um desses cenários.
Como resultado disso temos:
– Pontos diversos de vulnerabilidades;
– Pontos de Compliance cada vez mais complexos;
– Fatiga de funcionários com excesso de usuários e senhas para cada um deles;
– Custo excessivo de help desk pelo reset de senhas.
Finalmente, o sucesso de um ataque cibernético passa a ser iminente.
Por isso, defendemos a adoção de políticas de acesso com Múltiplo Fator de Autenticação (MFA) através de diversos tokens, com a utilização de biometria em alguns cenários, e, eventualmente, sem a necessidade de senhas; cada caso de uso com as suas próprias políticas de acesso, em todos os acessos corporativos.
Dessa forma, podemos mitigar de forma relevante as novas vulnerabilidades e os riscos de ataques cibernéticos com sucesso nos ambientes corporativos. Basta criar as condições para que os usuários em qualquer parte do mundo, por meio de diferentes dispositivos, possam acessar os sistemas da empresa de maneira personalizada, de uma forma amigável e ao mesmo tempo robusta.
Essa solução é conhecida como autenticação por contexto e está inserida nas melhores práticas da gestão de acesso corporativa, que veremos detalhadamente em nossa próxima entrevista aqui no Crypto ID, além de casos de uso bem particulares para algumas indústrias onde a Thales vem mostrando um diferencial importante para mitigar vulnerabilidades e riscos em todos os acessos.
Em breve, você assistirá a uma entrevista exclusiva com Sergio Muniz sobre o Gerenciamento de Acesso e MFA – Múltiplos Fatores de Autenticação.
O impacto e o custo dos ataques cibernéticos estão aumentando, especialmente para pequenas e médias empresas, o que está ocasionando o aumento da contratação de seguro cibernético como uma das formas para reduzir o risco para as organizações. Já as seguradoras consideram a adoção de Múltiplos Fatores de Autenticação e a Gestão de Acessos por parte das organizações como fatores condicionantes para aceitarem as empresas como clientes.
Abordaremos ainda muitos outros temas, como o aumento da prática de Ransomwares nos setores de saúde, varejo e indústria, autenticação por contexto, gerenciamento de múltiplas identidades e outras abordagens sobre gerenciamento de acessos e identidades. Fique ligado!
Sobre a Thales
A Thales (Euronext Paris: HO) é líder global em tecnologias avançadas especializadas em três domínios de negócios: Defesa e Segurança, Aeronáutica e Espaço e Segurança Cibernética e Identidade Digital. Ela desenvolve produtos e soluções que ajudam a tornar o mundo mais seguro, mais verde e mais inclusivo. O Grupo investe perto de € 4 bilhões por ano em Pesquisa e Desenvolvimento, particularmente em áreas-chave de inovação, como IA, segurança cibernética, tecnologias quânticas, tecnologias de nuvem e 6G. A Thales tem perto de 81.000 funcionários em 68 países. Em 2023, o Grupo gerou vendas de € 18,4 bilhões.
Leia outros artigos da Thales aqui no Crypto ID!
A Thales anuncia recrutamento para 160 vagas na América Latina
Thales oferece solução inovadora para ajudar clientes da SAP a controlar dados na nuvem
Gigante francesa de cibersegurança compra líder europeu em gerenciamento e autenticação de usuários
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!
AUTENTICAÇÃO
Autenticação forte faz parte da estratégia de segurança da informação de todas as empresas que utilizam meios eletrônicos. No Crypto ID temos muitos artigos e matérias sobre o tema para complementar seu conhecimento. Leia sobre Autenticação nesse link!