O Itaú Unibanco e a Thales, líder global em tecnologias avançadas, estão lançando o primeiro Cartão de Pagamento por Voz.
Criado em conjunto com a Handsome, fintech especialista em inclusão, o cartão foi desenvolvido especialmente para auxiliar pessoas com algum tipo de deficiência visual em cada etapa da transação, ao vocalizar o valor da compra para o usuário antes que ele digite a senha. O recurso também informa ao cliente que a transação foi concluída.
“Temos um forte compromisso com a diversidade e inclusão. Por isso, desenvolvemos este cartão para que possamos ajudar milhares de clientes do banco a fazerem seus pagamentos com cartão com muito mais autonomia e segurança nas transações presenciais”, explica Mario Miguel, diretor de Pagamentos do Itaú Unibanco.
A tecnologia exclusiva da Thales funciona por meio de um cartão de crédito conectado via Bluetooth a um aplicativo móvel disponível na Apple Store (iPhone) e Play Store (Android). Ao receber o cartão, o usuário simplesmente o aproxima do celular com o Bluetooth habilitado para pareá-los com segurança.
Assim, ao efetuar qualquer pagamento, o cartão conectado comunica o valor ao aplicativo da Thales, que é informado ao usuário pelo áudio do telefone antes de qualquer validação. Quando o usuário digita a senha na máquina para autorizar o pagamento, o aplicativo notifica o usuário de que a senha foi digitada corretamente e que a transação foi confirmada.
Segundo Gustavo Daniel, Head de Vendas de Serviços Bancários e de Pagamentos da Thales para o Brasil , o projeto do Cartão de Pagamento por Voz foi impulsionado pelo propósito de contribuir para uma sociedade mais inclusiva.
“Como líder em soluções de pagamento inovadoras e mais responsáveis, a Thales tem como objetivo fornecer conveniência e autonomia para o maior número possível de pessoas. Temos orgulho de compartilhar o mesmo objetivo com o Itaú e de atender às necessidades dos nossos clientes”, acrescenta.
O Itaú é pioneiro na iniciativa e, junto com a Thales, convidou pessoas com deficiência visual para testar a tecnologia do Cartão de Pagamento por Voz e coletar comentários e sugestões de melhorias.
“Nossa abordagem de transformação cultural focada em cocriar soluções tendo o cliente no centro das nossas decisões nos permite avançar para oferecer as melhores experiências. Essa é uma jornada infinita, que visa estar cada vez mais alinhada às diversas necessidades dos clientes do Itaú”, completa Lineu de Andrade, diretor de Operações do Itaú Unibanco.
A Thales é líder em inovação de pagamentos, explorando soluções mais responsáveis, oferecendo uma ampla seleção de cartões bancários ecológicos (feitos de materiais plásticos de origem biológica ou reciclados), bem como opções mais inclusivas, para garantir a acessibilidade das experiências de pagamento para qualquer pessoa.
Voice Card para usuários com deficiência visual é lançado mundialmente
Grupo Soluti investe em inclusão digital
Dia da Consciência Negra: Escala ampliada de tons de pele contribui para a inclusão digital
Sobre a Thales
A Thales (Euronext Paris: HO) é líder global em tecnologias avançadas especializadas em três domínios de negócios: Defesa e Segurança, Aeronáutica e Espaço e Segurança Cibernética e Identidade Digital. Ela desenvolve produtos e soluções que ajudam a tornar o mundo mais seguro, mais verde e mais inclusivo. O Grupo investe perto de € 4 bilhões por ano em Pesquisa e Desenvolvimento, particularmente em áreas-chave de inovação, como IA, segurança cibernética, tecnologias quânticas, tecnologias de nuvem e 6G. A Thales tem perto de 81.000 funcionários em 68 países. Em 2023, o Grupo gerou vendas de € 18,4 bilhões.
Leia outros artigos da Thales aqui no Crypto ID!