Últimas notícias

Fique informado

Thales acelera o desenvolvimento de IA para área de defesa

3 de abril de 2024

Spotlight

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Diante das ameaças de segurança da IA, a Thales, que é pioneira no campo, desenvolveu métodos de avaliação específicos em seu laboratório CESTI em Toulouse

 O setor de defesa está passando por grandes mudanças relacionadas à proliferação de dados no campo de batalha. E está aproveitando novos usos no mundo civil, como assistentes pessoais, análise de vídeo e redução de ruído. Com base nos investimentos feitos no campo da IA, a Thales vem incorporando IA em seus sistemas críticos nos últimos dez anos, a fim de permitir que seus clientes ganhem vantagem e se tornem mais resilientes diante de um dilúvio de dados, ameaças e informações. 

Patrice Caine, Chairman e CEO da Thales

Patrice Caine, Chairman e CEO da Thales, afirmou: “Nossa empresa, líder europeia nos campos de alta tecnologia civil e de defesa, é capaz de se basear em sua maestria em IA e nos ativos que são sua força: sua expertise tecnológica, seu conhecimento em domínios críticos – defesa e aeroespacial, espaço, cibersegurança, identidade digital – e sua gestão de ambientes restritos. A Thales já está desenvolvendo soluções ponta a ponta incorporáveis, econômicas, confiáveis, explicáveis e seguras, e hoje está avançando para o próximo nível ao adquirir importantes capacidades de IA, que atendem às necessidades de segurança e soberania de nossos clientes“.

cortAIx, o acelerador de IA confiável para pesquisa, sensores e sistemas 

Por ocasião da quarta edição do Thales Media Day, estruturada em torno da IA, a Thales está introduzindo o cortAIx, o acelerador de IA projetado para expandir a integração da tecnologia de IA em todos os setores de atividade da empresa (defesa, espaço, aeroespacial, cibersegurança e identidade digital). O cortAIx reúne: 

– cortAIx Lab – o laboratório integrado mais poderoso para IA crítica na Europa, localizado em Saclay, no coração do ecossistema de inovação europeu. 

– cortAIx Factory – a fábrica de tecnologia de IA da Thales, projetada para acelerar a classificação e industrialização de ferramentas de desenvolvimento de IA e casos de uso para dados de sistema. A Thales já equipa seus sistemas com IA e continua a identificar novos casos de uso para aumentar o desempenho, como, por exemplo, planejamento de missões, gerenciamento de tráfego aéreo e controle de drones e robôs. A IA permite que situações sejam analisadas e processadas mais rapidamente e sistemas sejam usados de forma mais intuitiva, a fim de acelerar a tomada de decisões e reduzir a carga mental dos operadores. 

– cortAIx Sensors – isso representa todas as capacidades de IA no campo de sensores dentro dos negócios de defesa da empresa. Os sensores da Thales (sonar, radar, rádio e optrônicos) que incorporam IA oferecem capacidades muito ampliadas – mais precisas e eficientes – em termos de detecção e identificação de ameaças e alvos, e atendem aos requisitos de frugalidade em termos de tamanho, peso, consumo de energia, além de serem resilientes em ambientes extremos. 

Esta IA confiável serve aos seus usuários finais, que permanecem como os tomadores de decisão finais em todos os momentos.

IA cibernética segura 

Diante das ameaças de segurança da IA, a Thales, que é pioneira no campo, desenvolveu métodos de avaliação específicos em seu laboratório CESTI em Toulouse (Centre d’Évaluation de la Sécurité des Technologies de l’Information – Centro de Avaliação da Segurança de Tecnologias da Informação), certificado pela ANSSI (Agência Francesa de Segurança de Sistemas de Informação).

Ela se baseia na expertise de mais de 5.800 especialistas em cibersegurança em toda a empresa para fornecer soluções sob medida para as vulnerabilidades detectadas.

IA confiável nos sistemas críticos da Thales 

Sonar, radar, equipamentos a bordo de aeronaves de patrulha marítima e caças… As soluções da Thales utilizam as melhores tecnologias de sensores e sistemas, que abrangem toda a gama de necessidades de inteligência nos domínios terrestre, aeroespacial e espacial. A IA confiável, incorporada a essas tecnologias de sensor, alivia a carga de trabalho dos operadores e acelera a detecção, identificação e classificação de objetos de interesse. 

1. O pod Talios é projetado para missões de reconhecimento aéreo e de mira, e pode ser encontrado a bordo do caça Rafale da Dassault Aviation. Até agora, as imagens coletadas pelo pod eram analisadas em terra, mas graças ao Processador Neural da Thales, as imagens de optrônicos capturadas em voo serão analisadas em tempo real e 100 vezes mais rápido pela IA incorporada. 

2. Com sua unidade de Friendly Hacking, a Thales proporciona às suas equipes de desenvolvimento a capacidade – até então inédita na indústria – de submeter suas soluções baseadas em IA a um teste de colisão cibernética, com o objetivo de fortalecer consideravelmente a cibersegurança dos sistemas que implementam IA. 

3. A IA a bordo dos radares de vigilância AirMaster de aeronaves de patrulha marítima permite analisar quantidades cada vez maiores de dados e classificar alvos em poucas décimas de segundo. 

4. Os radares de defesa aérea da Thales têm um desempenho notável na detecção em altitudes muito baixas. A IA fornecerá ajuda significativa aos operadores na identificação de alvos pequenos. 

5. A IA nos sistemas de controle de tráfego aéreo possibilitará a otimização da sequência de aeronaves nas trajetórias de aproximação aos aeroportos, contribuindo assim para a redução da pegada de carbono. 

6. A IA facilitará a coordenação de sistemas multi-drones e multi-robôs. A autonomia controlada e segura desses sistemas reduzirá significativamente a pressão sobre os operadores. 

7. Usando uma interface homem-máquina inovadora acoplada com IA, os pilotos de helicóptero poderão não apenas preparar missões táticas muito mais rapidamente, mas também alterá-las durante o voo, o que até agora era impossível. Os pilotos permanecerão responsáveis pela escolha da trajetória dependendo do objetivo da missão, minimizando sua carga cognitiva. 

8. A IA em rádios para as forças armadas melhora a qualidade do som em ambientes barulhentos. Foi projetada para ser incorporada em um chip em miniatura que garante a manutenção da autonomia dos dispositivos equipados.

Sobre a Thales

A Thales (Euronext Paris: HO) é líder global em tecnologias avançadas em três domínios: Defesa e Segurança, Aeronáutica e Espaço e Identidade Digital e Segurança. Desenvolve produtos e soluções que ajudam a tornar o mundo mais seguro.

O Grupo investe perto de 4 mil milhões de euros por ano em Investigação e Desenvolvimento, particularmente em áreas-chave como tecnologias quânticas, Edge computing, 6G e cibersegurança.

A Thales tem 77 mil funcionários em 68 países. Em 2022, o Grupo gerou vendas de 17,6 mil milhões de euros.

Leia outros artigos da Thales aqui no Crypto ID!

Soluções de CIAM mitigam o roubo de identidades e geram confiança entre empresas e clientes

Solução de Air Data da Thales para permitir o voo tranquilo e seguro das aeronaves eVTOL da Eve Air Mobility

Mejora CIAM la experiencia del cliente y la seguridad de sus datos

TAGS

Thales