Diante das ameaças de segurança da IA, a Thales, que é pioneira no campo, desenvolveu métodos de avaliação específicos em seu laboratório CESTI em Toulouse
O setor de defesa está passando por grandes mudanças relacionadas à proliferação de dados no campo de batalha. E está aproveitando novos usos no mundo civil, como assistentes pessoais, análise de vídeo e redução de ruído. Com base nos investimentos feitos no campo da IA, a Thales vem incorporando IA em seus sistemas críticos nos últimos dez anos, a fim de permitir que seus clientes ganhem vantagem e se tornem mais resilientes diante de um dilúvio de dados, ameaças e informações.
Patrice Caine, Chairman e CEO da Thales, afirmou: “Nossa empresa, líder europeia nos campos de alta tecnologia civil e de defesa, é capaz de se basear em sua maestria em IA e nos ativos que são sua força: sua expertise tecnológica, seu conhecimento em domínios críticos – defesa e aeroespacial, espaço, cibersegurança, identidade digital – e sua gestão de ambientes restritos. A Thales já está desenvolvendo soluções ponta a ponta incorporáveis, econômicas, confiáveis, explicáveis e seguras, e hoje está avançando para o próximo nível ao adquirir importantes capacidades de IA, que atendem às necessidades de segurança e soberania de nossos clientes“.
cortAIx, o acelerador de IA confiável para pesquisa, sensores e sistemas
Por ocasião da quarta edição do Thales Media Day, estruturada em torno da IA, a Thales está introduzindo o cortAIx, o acelerador de IA projetado para expandir a integração da tecnologia de IA em todos os setores de atividade da empresa (defesa, espaço, aeroespacial, cibersegurança e identidade digital). O cortAIx reúne:
– cortAIx Lab – o laboratório integrado mais poderoso para IA crítica na Europa, localizado em Saclay, no coração do ecossistema de inovação europeu.
– cortAIx Factory – a fábrica de tecnologia de IA da Thales, projetada para acelerar a classificação e industrialização de ferramentas de desenvolvimento de IA e casos de uso para dados de sistema. A Thales já equipa seus sistemas com IA e continua a identificar novos casos de uso para aumentar o desempenho, como, por exemplo, planejamento de missões, gerenciamento de tráfego aéreo e controle de drones e robôs. A IA permite que situações sejam analisadas e processadas mais rapidamente e sistemas sejam usados de forma mais intuitiva, a fim de acelerar a tomada de decisões e reduzir a carga mental dos operadores.
– cortAIx Sensors – isso representa todas as capacidades de IA no campo de sensores dentro dos negócios de defesa da empresa. Os sensores da Thales (sonar, radar, rádio e optrônicos) que incorporam IA oferecem capacidades muito ampliadas – mais precisas e eficientes – em termos de detecção e identificação de ameaças e alvos, e atendem aos requisitos de frugalidade em termos de tamanho, peso, consumo de energia, além de serem resilientes em ambientes extremos.
Esta IA confiável serve aos seus usuários finais, que permanecem como os tomadores de decisão finais em todos os momentos.
IA cibernética segura
Diante das ameaças de segurança da IA, a Thales, que é pioneira no campo, desenvolveu métodos de avaliação específicos em seu laboratório CESTI em Toulouse (Centre d’Évaluation de la Sécurité des Technologies de l’Information – Centro de Avaliação da Segurança de Tecnologias da Informação), certificado pela ANSSI (Agência Francesa de Segurança de Sistemas de Informação).
Ela se baseia na expertise de mais de 5.800 especialistas em cibersegurança em toda a empresa para fornecer soluções sob medida para as vulnerabilidades detectadas.
IA confiável nos sistemas críticos da Thales
Sonar, radar, equipamentos a bordo de aeronaves de patrulha marítima e caças… As soluções da Thales utilizam as melhores tecnologias de sensores e sistemas, que abrangem toda a gama de necessidades de inteligência nos domínios terrestre, aeroespacial e espacial. A IA confiável, incorporada a essas tecnologias de sensor, alivia a carga de trabalho dos operadores e acelera a detecção, identificação e classificação de objetos de interesse.
1. O pod Talios é projetado para missões de reconhecimento aéreo e de mira, e pode ser encontrado a bordo do caça Rafale da Dassault Aviation. Até agora, as imagens coletadas pelo pod eram analisadas em terra, mas graças ao Processador Neural da Thales, as imagens de optrônicos capturadas em voo serão analisadas em tempo real e 100 vezes mais rápido pela IA incorporada.
2. Com sua unidade de Friendly Hacking, a Thales proporciona às suas equipes de desenvolvimento a capacidade – até então inédita na indústria – de submeter suas soluções baseadas em IA a um teste de colisão cibernética, com o objetivo de fortalecer consideravelmente a cibersegurança dos sistemas que implementam IA.
3. A IA a bordo dos radares de vigilância AirMaster de aeronaves de patrulha marítima permite analisar quantidades cada vez maiores de dados e classificar alvos em poucas décimas de segundo.
4. Os radares de defesa aérea da Thales têm um desempenho notável na detecção em altitudes muito baixas. A IA fornecerá ajuda significativa aos operadores na identificação de alvos pequenos.
5. A IA nos sistemas de controle de tráfego aéreo possibilitará a otimização da sequência de aeronaves nas trajetórias de aproximação aos aeroportos, contribuindo assim para a redução da pegada de carbono.
6. A IA facilitará a coordenação de sistemas multi-drones e multi-robôs. A autonomia controlada e segura desses sistemas reduzirá significativamente a pressão sobre os operadores.
7. Usando uma interface homem-máquina inovadora acoplada com IA, os pilotos de helicóptero poderão não apenas preparar missões táticas muito mais rapidamente, mas também alterá-las durante o voo, o que até agora era impossível. Os pilotos permanecerão responsáveis pela escolha da trajetória dependendo do objetivo da missão, minimizando sua carga cognitiva.
8. A IA em rádios para as forças armadas melhora a qualidade do som em ambientes barulhentos. Foi projetada para ser incorporada em um chip em miniatura que garante a manutenção da autonomia dos dispositivos equipados.
Sobre a Thales
A Thales está presente no Brasil há 55 anos e conta com mais de 1.200 funcionários. A sede da Thales está localizada em São Bernardo do Campo (SP), a empresa possui quatro escritórios comerciais localizados em São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF) – e três fábricas – em São Bernardo do Campo (SP), que abriga a sua subsidiária Omnisys com uma unidade industrial dedicada às atividades de Defesa e Aviônicos. em Pinhais (PR) para a produção de cartões bancários, SIM Cards e documentos eletrônicos de policarbonato de alta qualidade, e em Barueri (SP) para personalização de cartões bancários.
Com mais de meio século de presença no Brasil, a Thales construiu uma parceria de longo prazo com as Forças Armadas – Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e Marinha Brasileira – e mantém fortes relações com outros órgãos governamentais e nacionais, bancos, empresas de telecomunicações, companhias aéreas e empresas de tecnologia para fornecer soluções tecnológicas de ponta.
Leia outros artigos da Thales aqui no Crypto ID!
Soluções de CIAM mitigam o roubo de identidades e geram confiança entre empresas e clientes
Mejora CIAM la experiencia del cliente y la seguridad de sus datos
Ao anunciar no CRYPTO ID, sua organização contribui para a divulgação de inovações tecnológicas que visam agregar segurança ao relacionamento entre empresas e indivíduos no ambiente eletrônico para possibilitar transações eletrônicas seguras e confiáveis em ambientes públicos e privados.
Fale com a gente: +55 11 3881-0053 ou contato@cryptoid.com.br