A Thales marca presença de destaque no Febraban Tech 2025, o principal evento de tecnologia e inovação do setor financeiro na América Latina
A Thales marca presença de destaque no Febraban Tech 2025, o principal evento de tecnologia e inovação do setor financeiro na América Latina. Em meio à efervescência de debates sobre inteligência artificial generativa e a constante evolução dos meios de pagamento digitais, a empresa se posiciona na vanguarda, apresentando soluções que unem cibersegurança, experiência do usuário e sustentabilidade.

Inovação e Segurança em Destaque no Febraban Tech 2025
Nesta edição do Febraban Tech, a Thales reafirma seu compromisso com a transformação digital segura do mercado financeiro. Com um estande com portfólio completo de soluções, a companhia demonstra sua expertise em proteger 80% dos pagamentos do mundo.
O foco está em oferecer inovações que não apenas impulsionam a eficiência e a conveniência, mas também garantem a resiliência contra as crescentes ameaças cibernéticas e promovem práticas sustentáveis.
Para aprofundar nesse universo de tecnologia e estratégia, nossas repórteres conversaram com dos executivos da Thales presentes no evento. Mesmo com o estande totalmente lotado logo no primeiro dia, conseguimos um tempinho precioso para conversar com:
Gustavo Daniel: Head de Marketing da Thales para Meios de Pagamento na América Latina. Gustavo traz a visão estratégica sobre a experiência do usuário e a sustentabilidade nas soluções de pagamentos digitais.
Abílio Branco: Diretor Regional de Segurança de Dados e Aplicações da Thales para o Brasil e SOLA (América do Sul Latina). Abílio lidera a organização comercial unificada das antigas unidades de Data Protection e Imperva, agora integradas à nova linha de negócios Cyber Security Products da Thales, com foco em cibersegurança.
Sérgio Muniz: Diretor de Vendas para Gestão de Identidade e Acesso da Thales para a América Latina. Sérgio é responsável pela área de controle de acesso e identidade, incluindo IAM (Identity and Access Management), CIAM (Customer Identity and Access Management) e BIAM (Business Identity and Access Management).
Conversando com os Executivos da Thales no Febraban Tech 2025
Crypto ID: Abílio, considerando a crescente digitalização e os desafios inerentes ao setor, como a Thales avalia o cenário atual da cibersegurança no setor financeiro brasileiro e quais as principais tendências e desafios que as instituições financeiras devem priorizar para fortalecer suas defesas contra ameaças cibernéticas?

Abílio Branco: O cenário de cibersegurança no setor financeiro brasileiro exige soluções que garantam a proteção de dados sensíveis em ambientes cada vez mais complexos. É fundamental que as instituições financeiras invistam em tecnologias que permitam a descoberta, classificação e proteção de dados de forma abrangente.
É por isso que muitos bancos já operam com soluções como o CipherTrust Data Discovery and Classification (DDC). Essa ferramenta permite a descoberta, classificação, mascaramento e tokenização de dados sensíveis, garantindo controle granular de acesso, preservação de formatos originais e reversibilidade controlada. Um dos grandes diferenciais do CipherTrust DDC é sua capacidade de suportar ambientes híbridos (on-premises, cloud e legacy), oferecendo uma visão unificada e controle abrangente dos dados.
Os principais desafios hoje são: a gestão de dados em escala, que muitas vezes chega a petabytes, a conformidade regulatória e a proteção contra ameaças internas e externas. Ao priorizar ferramentas como o DDC, as instituições podem fortalecer suas defesas, garantindo que os dados mais críticos estejam sempre protegidos, independentemente de onde residam.
Gestão de Acesso e Identidade no Cenário Financeiro
Crypto ID: Sérgio, a pesquisa de Data Threat Report da Thales revela que 93% dos bancos estão modernizando seus sistemas de gerenciamento de identidade e acesso. Como você vê a aplicação dessas soluções de identidade e acesso – IAM, CIAM e, em especial, o BIAM (Gerenciamento de Identidade e Acesso Empresarial) – no relacionamento com o mercado financeiro, principalmente em operações de investimento de alto valor?

Sérgio Muniz: A modernização dos sistemas de Gestão de Acesso e Identidade (IAM) é um imperativo no setor financeiro.
Para sistemas internos, especialmente em ambientes 24/7 com múltiplos turnos e compartilhamento de máquinas em call centers, utilizamos soluções como o SafeNet Trusted Access, que fornecem autenticação forte – multifactor (MFA), OTP e PKI – e gerenciamento centralizado de políticas de acesso. Isso garante que, independentemente do turno ou da máquina, apenas usuários autorizados tenham acesso aos dados e sistemas, com trilhas de auditoria detalhadas para conformidade com a LGPD e PCI-DSS.
Recentemente, como mencionei em um ID Talk com Fernando Ulbrich para a Crypto ID, ‘Identidade digital não é apenas um login. É o elo de confiança entre empresa e cliente. E hoje, esse elo está sob ataque constante’. Confira a entrevista completa aqui. Essa premissa guia nossa abordagem.
Nossas soluções de Customer Identity and Access Management (IAM) – incluindo módulo B2B (que na entrevista chamamos de BIAM) -, como o OneWelcome, e o uso de FIDO Passkeys & Devices, são fundamentais para implementar esse modelo. Elas garantem que cada acesso, de qualquer dispositivo, seja autenticado e autorizado de forma robusta e contínua, com base em contexto e atributos, e não apenas na localização da rede.
Isso se aplica também aos correspondentes bancários, que operam fora das instalações do banco, exigindo o mesmo rigor de segurança para acesso a sistemas e informações confidenciais. A visibilidade e o controle granulares sobre quem acessa o quê, quando e de onde, são essenciais para mitigar riscos nesse cenário distribuído.”
Cibersegurança e o Case BTG Pactual
Crypto ID: Abílio Recentemente, o Crypto ID publicou uma entrevista com Fabiano Ferreira, Associate Director do BTG Pactual, sobre a proteção de dados sensíveis em ambiente de petabytes. Poderia nos detalhar um pouco mais sobre essa solução que foi utilizada no BTG e se ela é aplicável a outras instituições financeiras?
Abílio Branco: Certamente. A entrevista com o Fabiano Ferreira do BTG Pactual no Crypto ID ilustra perfeitamente nosso compromisso com a proteção de dados em larga escala. No caso do BTG, a solução central foi a CipherTrust Data Security Platform, com ênfase na criptografia transparente de dados (Transparent Encryption) e no gerenciamento centralizado de chaves criptográficas (CipherTrust Manager).
A CipherTrust Data Security Platform oferece uma abordagem de proteção de dados que se integra diretamente à infraestrutura existente do banco, sem exigir mudanças significativas em aplicações ou processos. O CipherTrust Manager é o coração dessa solução, garantindo que as chaves criptográficas sejam geradas, armazenadas e gerenciadas de forma segura, cumprindo as mais rigorosas exigências de conformidade.
Essa solução é altamente aplicável a outras instituições financeiras, e mesmo a outros setores com grandes volumes de dados sensíveis. O desafio de proteger petabytes de dados em ambientes distribuídos e híbridos (on-premises e nuvem) é universal.
Sustentabilidade e Experiência do Consumidor nos Meios de Pagamento
Crypto ID: Gustavo, a Thales tem um histórico notável na produção de cartões sustentáveis e busca transformar a experiência de pagamentos. Considerando a crescente preocupação com a segurança em pagamentos por aproximação, , poderia nos detalhar um pouco mais sobre os materiais inovadores como o PVC-Free Card e o Ocean Plastic®, e como essa iniciativa se alinha aos compromissos ESG das instituições financeiras, ao mesmo tempo em que eleva a segurança e conveniência do consumidor?

Gustavo Daniel: Nossa missão é transformar a experiência de pagamentos com soluções de última geração que não apenas elevam o nível de segurança e conveniência, mas também reduzem o impacto ambiental das transações financeiras. A concepção de plataformas digitais como a D1 reforça o nosso compromisso de oferecer aos nossos clientes as tecnologias necessárias para proporcionar a melhor experiência ao consumidor sem perder o foco na segurança e na sustentabilidade.
Em relação à sustentabilidade, nossos cartões sustentáveis são um reflexo direto desse compromisso. Estamos na vanguarda da inovação em materiais, oferecendo opções que minimizam o impacto ambiental da cadeia de valor dos pagamentos. O PVC-Free Card, por exemplo, é fabricado com PET-G, um material que não contém PVC e é 100% reciclável, resultando em uma redução de até 7x nas emissões de CO₂ durante a produção.
Temos também cartões feitos de PLA (ácido polilático), um polímero de origem vegetal, e o Ocean Plastic®, que utiliza plásticos coletados de oceanos e praias através de nossa parceria global com a organização Parley for the Oceans. Já produzimos mais de 50 milhões desses cartões ecológicos para o mercado brasileiro.
Essa iniciativa se alinha perfeitamente aos compromissos ESG (Environmental, Social, and Governance) das instituições financeiras. Ao adotar nossos cartões sustentáveis, os bancos e fintechs não apenas demonstram responsabilidade ambiental – contribuindo para a redução de resíduos plásticos e emissões de carbono – mas também fortalecem sua imagem junto aos consumidores cada vez mais conscientes. É uma forma tangível de engajar-se com a pauta de sustentabilidade, agregando valor à marca e promovendo uma economia circular nos meios de pagamento.
É um estratégia win-win, unindo durabilidade, design moderno e uma forte mensagem ecológica. Além disso, as tecnologias como biometria e tokenização, que integram a nossa oferta de cartões e soluções de pagamento digital, são fundamentais para garantir a segurança que o consumidor espera, inclusive em pagamentos por aproximação, como já abordamos em outras conversas.
O Futuro Financeiro com a Thales
Crypto ID: Gustavo, Abílio eSérgio, para finalizar, qual a mensagem principal que a Thales deseja transmitir aos visitantes do Febraban Tech 2025 e qual o papel da empresa na construção de um futuro financeiro mais seguro e sustentável no Brasil?
Gustavo Daniel: O Febraban Tech é uma excelente oportunidade para apresentarmos ao mercado as inovações que estamos promovendo, que combinam tecnologia de ponta, sustentabilidade e uma melhor experiência para o consumidor. A segurança também exige uma melhor proteção das identidades em todo o ecossistema de pagamentos.
Abílio Branco: A mensagem principal que queremos transmitir no Febraban Tech 2025 é que a Thales é a parceira estratégica para a transformação digital segura e sustentável do setor financeiro. O futuro dos pagamentos e das operações bancárias é digital e a cibersegurança é o alicerce para essa evolução. Nosso papel é fornecer as tecnologias que garantam a proteção dos dados e das identidades, mitigando riscos cibernéticos cada vez mais sofisticados. Estamos construindo um futuro em que a inovação é intrínseca à segurança.
Sérgio Muniz: Complementando o Abílio, nosso papel é ser o facilitador dessa jornada. Acreditamos que a segurança não deve ser um obstáculo à inovação, mas sim um acelerador. Através de nossas soluções de identidade e acesso de última geração, e nosso compromisso com a sustentabilidade, permitimos que as instituições financeiras ofereçam a melhor experiência ao cliente, operem com eficiência máxima e cumpram seus objetivos ESG, tudo isso com a máxima segurança. A Thales está empenhada em liderar essa revolução, garantindo um futuro financeiro mais resiliente, confiável e socialmente responsável no Brasil.
Agradecemos a Gustavo Daniel , Abílio Branco e Sérgio Muniz e pela disponibilidade e pelas valiosas informações compartilhadas. A presença da Thales no Febraban Tech 2025 é um testemunho do seu papel fundamental na vanguarda da tecnologia e da segurança para o setor financeiro.
Se você está no Febraban Tech 2025, ainda dá tempo de passar no estande da Thales nº 111, próximo ao Lounge Fintech e conferir de perto todas as inovações que estão moldando o futuro dos pagamentos e da cibersegurança!
Thales no IAM Tech Day 2025: Solução GrIDsure e o Caso de Sucesso LATAM Airlines
Destaques
Thales foca em soluções de cibersegurança e pagamentos sustentáveis no Febraban Tech 2025
Eventos que moldam o futuro da confiança digital
Estamos presentes nos principais palcos de tecnologia do Brasil e do mundo. Apoiamos, divulgamos e participamos ativamente dos eventos que impulsionam o debate sobre criptografia, identidade confiável, infraestrutura de confiança digital, segurança, identidade eletrônica, certificação digital, biometria e inovação regulatória. Acreditamos que compartilhar conhecimento é essencial para o fortalecimento do ecossistema. Por isso, nossa cobertura destaca tendências, soluções, especialistas e empresas que lideram essa transformação.
Acompanhe os principais eventos do setor. Confira aqui!
ID Talk são entrevistas que geram insights poderosos e soluções práticas para você tomar decisões estratégicas e liderar o futuro. Assistindo ou lendo você descobre o que há de mais inovador em tecnologia. Você vai gostar muito!


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!