Últimas notícias

Fique informado

Carimbo do Tempo: entenda por que, quando e como usá-lo

2 de junho de 2021

Spotlight

Philip R. Zimmermann apresenta o 3º episódio AET Security Topics: Quantum Key Distribution

Philip R. Zimmermann, um dos maiores criptógrafos, apresenta uma nova webserie. Não perca o 1º episódio! Com legenda em português!

15 de setembro de 2021

NSA publica atualização sobre criptografia resistente a quantum

A NSA publicou o FAQ “Quantum Computing and Post-Quantum Cryptography. Confira nesse artigo!

3 de setembro de 2021

A condição paradoxal do hacktivismo

O início dos anos 2000 foi marcado pela formação do movimento Anonymous e por ataques relevantes, classificados como hacktivistas.

1 de setembro de 2021

CertForum 2021: Fórum Mundial de Assinatura Digital

Como parte integrante do CertForum, será realizado o Fórum Mundial de Assinatura Digital, com o objetivo de ampliar o debate do uso da assinatura digital.

1 de setembro de 2021

CertForum 21: evento on-line para quem quer saber tudo sobre identificação digital e documentos eletrônicos

O CertForum é realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (ABRID).

31 de agosto de 2021

Automação do gerenciamento de identidade digital – Por que é necessário. Por Sectigo

A automação do gerenciamento de identidade digital nunca foi tão importante. Saiba mais sobre como funciona e os benefícios que ela pode trazer.

20 de maio de 2021

Entrevista com Oscar Zuccarelli da Certisign sobre segurança cibernética

Oscar Zuccarelli, Gerente de Segurança da Informação, Proteção de Dados e Prevenção a Fraudes da Certisign.

22 de abril de 2021

É tetra: Certisign é a Certificadora preferida dos gaúchos

A Certisign, IDTech é a marca preferida dos gaúchos na categoria Certificação Digital, segundo a 23ª edição da pesquisa “Marcas de Quem Decide”.

15 de abril de 2021

Veja o que diz a Serasa sobre as mudanças na declaração IRPJ 2021. Ouça

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas.

3 de fevereiro de 2021

Soluti fala sobre como os pagamentos digitais já estão mudando o mercado. Ouça

Em todas as partes do mundo, os pagamentos digitais estão se tornando uma realidade cada dia mais presente no cotidiano de pessoas físicas e jurídicas

3 de novembro de 2020

Conheça a história da AET Europe líder global na área de soluções de segurança digital

AET EUROPE disponibiliza soluções seguras em identificação, autenticação, assinatura digital, consentimento e gerenciamento de credenciais eletrônicas. Uma dessas soluções é o SafeSign.

18 de março de 2020

O Carimbo do Tempo possui uma funcionalidade que proporciona ainda mais credibilidade nas assinaturas feitas utilizando esse tipo de solução

A utilização de certificados digitais trouxe validade jurídica, praticidade e segurança para muitos dos procedimentos realizados em meio online. Para quem busca aliar a segurança da assinatura digital com certificado digital e a determinação exata do dia e da hora em que uma assinatura foi realizada em seus documentos, precisa conhecer o Carimbo do Tempo.

O Carimbo do Tempo possui uma funcionalidade que proporciona ainda mais credibilidade nas assinaturas feitas utilizando esse tipo de solução. Portanto, é fundamental conhecer mais sobre ela.

Neste artigo, vamos mostrar o conceito de Carimbo do Tempo e as suas formas de utilização. Continue lendo!

O que é Carimbo do Tempo?

O Carimbo do Tempo, quando aplicado à assinatura por meio de certificado digital, comprova que tal documento foi assinado em uma determinada data e hora. Ele garante que esses dados estão corretos e que o certificado digital estava válido no momento da assinatura.

Ele garante a fixação do horário e data de assinatura mesmo que os relógios eletrônicos dos computadores fossem alterados manualmente.

Qual é a real importância do Carimbo do Tempo?

O Carimbo do Tempo surgiu da necessidade de demonstrar o momento real em que um documento foi assinado. Antes, poucos processos realizados com o uso do certificado digital tinham data e hora registrada.

Entretanto, outras assinaturas, como as de documentos, tinham essa falha. Além disso, os horários de assinatura poderiam ser facilmente adulterados mudando essas informações nos próprios computadores em que o procedimento era realizado.

O Carimbo do Tempo, portanto, adicionou mais credibilidade a esses processos. Ele segue o horário de Brasília e não estará sujeito a alterações por parte do assinante, protegendo o documento quanto a eventuais alterações.

Ainda, a disponibilidade do Carimbo do Tempo ocorre durante todos os dias e meses, nas 24 horas do dia.

Para que serve o Carimbo do Tempo?

O Carimbo do Tempo é a ferramenta que comprova dia e horário agregados a uma assinatura eletrônica, proporcionando validade jurídica inquestionável para um documento assinado com certificados digitais.

Esse elemento permite que o registro desses dados seja feito por um servidor oficial, auditado por órgãos competentes. A sua serventia, portanto, é garantir a tempestividade de uma assinatura e comprovar quando ela acontece.

Quais são as vantagens do Carimbo do Tempo?

O Carimbo do Tempo proporciona benefícios muito interessantes para os processos de assinatura digital. Neste tópico, mostraremos quais são eles.

Irretroatividade

Um dos benefícios é a impossibilidade de assinar documentos em datas passadas, o que garante mais credibilidade desse tipo de processo, além de evitar fraudes.

Tempestividade

A tempestividade comprova que o documento foi assinado dentro do tempo específico. Esse fator é interessante para quem precisa fazer assinaturas em um determinado prazo.

Validade jurídica

Por fim, temos a validade jurídica inquestionável que já mencionamos em outro tópico deste artigo, sendo essa uma das mais impactantes vantagens que o Carimbo do Tempo pode proporcionar a esse tipo de processo.

Quais são as diferenças entre Carimbo do Tempo e Protocolo Digital?

Agora, é importante saber as diferenças entre o Carimbo do Tempo e o Protocolo Digital. Os recursos de ambos são semelhantes, tendo em vista que eles assemelham e incorporam marcas temporais em documentos digitais. Contudo, o modo que isso acontece é diferente nas duas modalidades.

No caso dos protocolos, a marca de tempo pode ser emitida por uma empresa que não está conectada a uma parte confiável. Em termos práticos, isso significa que o sistema gera um registro de recibo de documento contendo a data e a hora da transmissão.

O Carimbo do Tempo, no entanto, marca no documento o horário no qual ele foi assinado, independentemente de recibos ou confirmações de terceiros.

Como o Carimbo do Tempo é feito e por quem?

Ele é feito por um grupo de profissionais específicos que são chamados de Autoridade de Carimbo do Tempo (ACT). Eles operam na condição de um terceiro confiável dentro de uma relação entre pessoas físicas e empresas, marcando a data e hora exata em que uma operação digital foi realizada.

Uma ACT funciona de forma muito semelhante a uma Autoridade Certificadora registrada na ICP-Brasil. Nesse sentido, se você tem interesse na utilização desse serviço, precisa buscar uma empresa que trabalha com esse tipo de emissão.

Quando utilizar esse carimbo?

A utilização do Carimbo do Tempo é bem ampla. Ele pode ser utilizado em qualquer tipo de registro de transações digitais, como assinaturas e outras ações adotadas nesse ambiente. São exemplos de utilização do carimbo digital:

  • assinatura de contratos;
  • procurações;
  • acordos;
  • apólices;
  • cobrança.

Como a VALID Certificadora se relaciona com o Carimbo do Tempo?

Em outro tópico deste material mencionamos a necessidade da existência de uma Autoridade de Carimbo do Tempo para que esse tipo de transação possa ter a marcação exata de dia e horário nos quais uma assinatura eletrônica foi executada.

A VALID Certificadora é uma ACT credenciada pela ICP-Brasil e disponibiliza esse tipo de serviço aos seus clientes por meio da solução Trusted TimeStamp, uma modalidade fornecida pela empresa.

O uso dessa solução atesta que um determinado documento passou a existir em meio digital no exato momento em que ele foi assinado, informando a hora e o dia de tal procedimento. O VALID Trusted TimeStamp amplia confiabilidade na autenticação de documentos digitalmente assinados, garantindo sua existência e validade jurídica.

Como você pôde perceber, o Carimbo do Tempo é uma funcionalidade fundamental na utilização do certificado digital. Ele garante ainda mais credibilidade e segurança nas assinaturas ou demais processos realizados por meio do ambiente online.

Dessa forma, além de obter todas as vantagens que um certificado pode oferecer, esse tipo de carimbo proporciona uma validade jurídica inquestionável aos documentos emitidos por uma empresa ou pessoa física, além de abrir um leque de opções para utilização do certificado digital.

Fonte: Blog Valid Certificadora

Sobre a Valid

Vivemos na economia da confiança. Nessa economia, a moeda é a identidade, e identificação é o que dá valor a ela. Para a Valid (B³: VLID3 – ON), identificação é reconhecer algo ou alguém como verdadeiro.

Estamos no seu RG, nos seus cartões de banco, nas transações que faz pelo celular e em todos esses lugares, usamos tecnologia de ponta. Somos 6,000 colaboradores em 16 países levando em consideração as particularidades culturais e regionais, para entregar soluções personalizadas e integradas.

No Brasil somos a maior empresa em emissão de documentos de identificação, no mundo ocupamos a 5ª posição na produção de SIM Cards e estamos entre os 10 maiores fabricantes de cartão do planeta. Identificação é nossa razão de ser. Para saber mais, acesse www.valid.com

Acesse o Site da Valid Certificadora Digital e para ler outros artigos do Crypto ID acesse aqui!

Valid inicia operação de emissão de certificado digital na Colômbia

Valid anuncia planejamento estratégico para os próximos três anos

O que é autenticação de dois fatores? Entenda como fazer