Últimas notícias

Fique informado

Certificado digital não encontrado: saiba o que fazer nesse caso

5 de outubro de 2021

Spotlight

Facebook fala sobre o incidente de 4 de outubro

“Agora que nossas plataformas estão funcionando normalmente após a interrupção de 4 de outubro achei que valeria a pena compartilhar,”Santosh Janardhan.

6 de outubro de 2021

Valid marca presença no webinar Cidades Digitais 2021

Valid Cities, vertical de Smart Cities da multinacional brasileira Valid, participará do Webinar Cidades Digitais 2021.

21 de junho de 2021

Por que o certificado digital tipo A3 é mais seguro?

Pode-se dizer que a principal diferença entre o certificado digital do tipo A3 e do tipo A1 é o modo de armazenamento dos dados

21 de junho de 2021

Valid se une ao Programa para Fornecedores de Elementos Seguros do Google

A Valid, que já é uma empresa reconhecida globalmente nas indústrias de Identidade, Telecom e Pagamentos, reforça a sua estratégia

21 de junho de 2021

Um dos problemas comuns é o sistema ter dificuldades para reconhecer o cartão ou o token em que o certificado digital foi instalado

Problemas relacionados ao certificado digital não encontrado são muito comuns. Diariamente, essa ferramenta é utilizada para a execução de diversos processos, tais como assinaturas, acessos em áreas restritas, envio de informações etc.

Logo, é possível que ocorram erros no sistema utilizado que, de certa forma, escondem o certificado digital. Em outros casos, podem acontecer problemas que, de fato, fazem a ferramenta desaparecer por completo do computador. Independentemente do motivo, é importante saber que existem soluções.

Neste artigo, mostraremos como você pode agir quando ocorrer esse tipo de situação. Além disso, apresentaremos os principais motivos que levam a esses acontecimentos. Continue lendo!

Motivos que levam ao erro do certificado digital não encontrado

Para iniciar este conteúdo, mostraremos os motivos que levam ao erro de certificado digital não encontrado. Continue lendo e saiba quais são eles!

Sistema não reconhece o cartão ou token

Um dos problemas comuns é o sistema ter dificuldades para reconhecer o cartão ou o token em que o certificado digital foi instalado.

Nesse caso, temos duas possibilidades. Inicialmente, você deve analisar os conectores da ferramenta. Se estiver utilizando uma leitora, verifique se ela está devidamente conectada.

Além disso, é importante verificar se a peça está com algum defeito. Afinal, quedas e impactos podem danificar o cartão, leitora ou pendrive utilizado como token. A segunda possibilidade é a falta de instalação de softwares.

Alguns desses periféricos não têm a funcionalidade chamada plugin play. Basicamente, significa que eles precisam de um software próprio para funcionar e que o sistema operacional não identificará a existência do elemento conectado.

Sendo assim, você precisa verificar com a autoridade certificadora que forneceu o certificado digital e analisar a necessidade de instalar softwares para que o token ou cartão possam funcionar.

Inexistência do certificado na lista

Outra possibilidade que pode gerar o erro de certificado digital não encontrado é a inexistência dele na lista. Isso também acontece por dois motivos. Primeiro, é possível que o certificado não tenha sido instalado corretamente.

Além disso, também pode ter ocorrido uma exclusão do seu certificado digital. Ela pode acontecer com uma intervenção do próprio usuário, que o elimina por acidente, ou pelo próprio sistema devido a algum tipo de erro ou incompatibilidade.

Certificado digital fora do prazo de validade

Por fim, temos o motivo mais comum, que é a perda de validade do certificado digital. Em alguns casos, ele pode aparecer na lista, contudo, ao tentar utilizá-lo, você será notificado quanto à expiração do prazo.

Ações que podem ser adotadas para resolver o problema

Agora que você entendeu os principais problemas que podem gerar o erro de certificado digital não encontrado, mostraremos algumas possíveis soluções. Veja quais são elas!

Realize a formatação do computador

Um dos primeiros passos é apostar na formatação da máquina que armazena os certificados, ou que conecta o token ou cartão. Erros no sistema operacional podem fazer com que você tenha dificuldades na identificação do seu certificado digital.

Além disso, uma formatação nova estará livre de incompatibilidades que podem ser geradas no momento da instalação de alguns drives. O ideal é que você procure um profissional para fazer esse trabalho. Informe a ele a necessidade de instalar certificados digitais, bem como os problemas que vêm acontecendo com relação ao desaparecimento deles.

Verifique se ocorreram alterações nos dados do titular

O certificado digital é uma ferramenta que utiliza tecnologia de ponta para garantir a segurança dos seus dados. Caso ocorra uma alteração nessas informações, é muito provável que ocorram erros que façam ele se perder. Por exemplo, uma alteração na razão social ou no endereço da empresa pode exigir a necessidade de mudanças no próprio certificado.

Geralmente, esse também é um dos motivos que o fazem, simplesmente, desaparecer da sua lista de certificados digitais. Logo, se ocorreram mudanças nos dados da sua empresa, é fundamental alterar o seu certificado digital.

Em muitos casos, existe a necessidade de emitir um novo documento, passando por todo o processo de validação que foi exigido para a emissão do primeiro. Contudo, isso pode variar de uma autoridade certificadora para outra.

Faça a renovação do certificado digital

Para finalizar este artigo, um dos motivos que podem gerar o erro de certificado não encontrado é o vencimento dele.

Logo, se for o caso, você deve fazer a renovação. Esse procedimento pode ser feito pela autoridade certificadora que emitiu o anterior.

Contudo, essa é a oportunidade que você tem para migrar para uma empresa que tem um processo mais moderno e seguro, além de garantir bons preços no mercado.

Após renovar o certificado digital, ele deve ser instalado de acordo com as orientações fornecidas.

Caso tenha algum problema após executar esse procedimento, é interessante procurar o suporte técnico da autoridade certificadora. Alguns erros ou inconsistências do sistema operacional ou do próprio computador podem gerar dificuldades no uso do certificado digital.

A importância de contar com uma instalação e suporte adequados

Por fim, é fundamental que você emita o seu certificado digital com uma empresa de confiança e que o auxiliará no momento da instalação, evitando esse tipo de ocorrência.

Trata-se de uma empresa credenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e que atua há anos na venda, validação e emissão de certificados digitais ICP-Brasil.

Com o auxílio da tecnologia, o atendimento oferecido por nós é mais próximo e eficiente. Dessa forma, auxiliaremos na instalação do seu certificado digital, evitando que erros como esse aconteçam.

Contar com esse tipo de prestadora de serviços é fundamental para evitar adversidades no dia a dia do seu negócio.

Imagine, por exemplo, precisar utilizar o certificado digital e, simplesmente, não encontrá-lo. Isso pode gerar um transtorno imenso, inclusive, causando atrasos em seus recebimentos. Afinal, a emissão de notas fiscais eletrônicas depende dessa ferramenta.

Por fim, é importante ter em mente que erros como o certificado digital não encontrado podem acontecer. O que você deve fazer é manter a calma, encontrar as causas e buscar alternativas eficientes para resolver a situação.

Fonte: Blog Valid Certificadora

Sobre a Valid 

A Valid entrega soluções de confiança com inovação e tecnologia de ponta. Nossa inteligência está nos seus documentos, cartões, smartphone e até mesmo nas transações que você realiza. 

Reconhecer e legitimar você é o nosso cotidiano!

Com mais de 60 anos de experiência no mundo todo, construímos um legado muito forte que não para de crescer e, hoje, somos mais de 6.000 colaboradores, em 16 países, trabalhando para oferecer um mundo mais confiável e seguro. 

No Brasil, somos a maior empresa em emissão de documentos de identificação, no mundo ocupamos a 5ª posição na produção de SIM Cards e estamos entre os 10 maiores fabricantes de cartão do planeta. 

O que queremos é transformar o hoje e o amanhã. 

Se você se identifica com essa evolução, você se identifica com a Valid.

Valid – Trust Powerhouse

Para saber mais, acesse https://valid.com/pt-br/

Leia outros artigos da Valid aqui!

Principais dúvidas sobre certificado digital: conheça todas as resposta

O que é PUK e PIN? Como eles blindam o certificado digital?

Como resolver assinatura inválida no Adobe?

  A mais completa coluna sobre Certificação Digital do Brasil está aqui a um clique de você! Dá uma conferida!

Siga o Crypto ID no Linkedin e acompanhe as atualizações sobre inovação e segurança da informação com foco em eIDs e Criptografia!