Últimas notícias

Fique informado

Como a tecnologia 5G vai transformar o cenário empresarial do Brasil

20 de janeiro de 2022

Spotlight

Entenda o que mudou na assinatura eletrônica em documentos a partir do Decreto nº 68306

Qual o impacto do Decreto nº 68.306 na assinatura eletrônica, simplificação de processos e nos avanços da digitalização dos serviços públicos?

24 de abril de 2024

AX4B impulsiona a resiliência cibernética de Pequenas e Médias Empresas

Conheça como a AX4B está revolucionando a Segurança Cibernética para PMEs.

24 de abril de 2024

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

O 5G tem o potencial para o desenvolvimento de um conceito chamado IOT, esses dispositivos poderão estabelecer uma comunicação entre eles

Os avanços tecnológicos interferem diretamente no dia a dia das pessoas em geral. O surgimento de inovações digitais muda consideravelmente uma série de atividades cotidianas e as empresas devem dar atenção a isso. Uma dessas novidades é o aparecimento da tecnologia 5G.

Ela está chegando para revolucionar a conectividade em nosso país e quem utiliza a internet em suas atividades diárias precisa dar atenção a essa novidade. Pensando na importância dessa questão, resolvemos elaborar este artigo.

Nele, mostraremos o que é a tecnologia 5G, seus benefícios e como ela pode afetar alguns segmentos de negócios. Acompanhe!

O que é a tecnologia 5G?

A tecnologia 5G é a próxima geração de rede de internet móvel. Trata-se de uma inovação cujo objetivo é melhorar a velocidade de navegação dos dispositivos móveis, tais como tablets, smartphones, notebooks etc.

O 5G também tem o potencial para o desenvolvimento de um conceito chamado Internet das Coisas. Basicamente, esse é um sistema que integra sistemas com elementos reais, trabalhando a automação de processos físicos de forma eficiente e inteligente. Com essa tecnologia, esses dispositivos poderão estabelecer uma comunicação entre eles.

Por exemplo, imagine uma geladeira capaz de fazer a leitura dos itens existentes dentro dela. Assim, pode ter a funcionalidade de enviar um alerta para o proprietário quanto à falta de algum alimento e que ele precisa adquirir, apresentando os supermercados mais próximos com estoque do produto e os melhores preços.

Consegue perceber como esse exemplo simples pode impactar positivamente a vida das pessoas? À medida que o 5G se populariza, novos serviços passam a ser oferecidos, tornando algumas possibilidades em realidade. Tarefas que já executamos com o nosso smartphone ficarão ainda melhores.

Por que ela é tão disputada?

A disputa que o 5G tem gerado no meio político e empresarial está relacionada ao valor que a informação tem ganhado nos últimos anos. Ela passou a ser precificada a valor de ouro nos últimos anos. Com a chegada dessa nova tecnologia, ela se tornou ainda mais valorizada.

Ao criar a possibilidade de aumentar a base de usuários da internet, consequentemente existirão mais pessoas a serem alcançadas em estratégias de marketing e publicidade das empresas no Brasil. Por esse motivo, quem sair na frente no uso de tecnologias que dependem do 5G para funcionar pode constituir um grande diferencial competitivo.

Mas é preciso ter cuidado com um detalhe. A segurança de dados capturados e utilizados a partir desse momento. Antes mesmo do surgimento dessa tecnologia, já foram criados dispositivos para assegurar o sigilo e a proteção de dados dos usuários. Um exemplo disso é a LGPD.

Portanto, deve aumentar a preocupação da empresa com a implementação de protocolos de segurança que garantam a proteção dos dados do usuário quando ele estiver navegando por seus sites e portais.

Quais são os benefícios da tecnologia 5G?

Existem algumas vantagens tecnológicas muito interessantes com a chegada do 5G. Especialmente nas empresas, quando tratamos da integração de dados e processos. Mas os benefícios desse tipo de rede podem ser ainda maiores. Veja os principais nos tópicos abaixo.

Capacidade de conexão e estabilidade

A tecnologia 5G consegue alcançar locais que as coberturas 3G e 4G não chegam. Com isso, é possível que mais pessoas tenham acesso à internet móvel de qualidade, sem que exista perda de velocidade ou instabilidades durante o uso.

Essa geração das redes móveis apresenta uma capacidade maior de suportar o uso simultâneo de rede. Desse modo, mesmo os locais que já tinham cobertura 4G e 3G não sofrerão com instabilidades quando muitas pessoas estiverem utilizando a rede em simultâneo.

Nesse sentido, também ocorrerá o ganho de estabilidade durante as conexões, evitando que o sinal seja perdido constantemente, como ocorre em locais mais distantes. Assim, operações executadas em tempo real não sofrerão com quedas de conexão.

Velocidade

Quem usa a internet — seja ela móvel ou fixa — deseja três coisas: qualidade de conexão, estabilidade e velocidade. A tecnologia 5G também proporcionará esse último benefício. Inclusive, essa é uma das mudanças mais esperadas pelos usuários.

A promessa é de que as transmissões de dados ocorram em tempo recorde, evitando demoras no carregamento das informações, bem como no envio de dados para outros usuários.

Baixo consumo de bateria nos dispositivos

Por fim, o 5G também proporcionará um peso menor para a bateria dos dispositivos, que geralmente sofre com as tentativas de conexão das outras gerações. Com um consumo energético maior, é possível que o 5G também gere impactos positivos no meio ambiente.

Quais os setores afetados pela rede 5G?

Agora mostraremos os setores da economia que serão mais impactados pela tecnologia 5G. Veja quais são eles!

Logística

O setor de logística é um dos que serão positivamente afetados. Com o aumento na velocidade e segurança da conexão, será mais fácil acompanhar rotas e pacotes em tempo real. Desse modo, evitando que os veículos passem por congestionamentos ou estradas que reportem algum risco para o motorista e a carga.

Telefonia

O setor de telefonia será um dos maiores beneficiados pela rede 5G. Além de fornecer esse serviço aos seus usuários, eles também proporcionarão novas possibilidades para realização de reuniões online, além de ampliar a rede para quem precisa continuar trabalhando em casa.

Saúde

A área da saúde também será beneficiada com a implementação da tecnologia 5G. Ela possibilitará o monitoramento de pacientes à distância. Além disso, também contribuirá para a criação de planos de saúde personalizados, atendendo a necessidades específicas dos consumidores.

Quais são os impactos dessa tecnologia em nosso país?

A rede 5G começará a se espalhar aos poucos em nosso país. O leilão para escolher as empresas que desenvolverão essa tecnologia no Brasil já aconteceu e o procedimento de implementação também está em andamento. 

Inicialmente, as capitais e regiões metropolitanas terão acesso a fase de testes. Em poucos meses, todo o território nacional terá a abrangência 5G e os benefícios que mencionamos anteriormente começarão a ser percebidos pelos usuários.

Um dos primeiros impactos positivos para as empresas é o surgimento de novas necessidades. Com isso, as empresas que estiverem prontas para a nova tecnologia podem criar soluções inovadoras para atender a essas necessidades dos usuários da internet.

Além disso, a velocidade de conexão e o uso da internet móvel por um número maior de pessoas também gerará a oportunidade de conquistar novos clientes. Especialmente para as empresas que utilizam a internet como ferramenta principal de vendas.

Assim, podemos concluir que a tecnologia 5G revolucionará o cenário tecnológico no Brasil e no mundo. Portanto, acompanhe de perto a implementação dessa nova geração da rede. Quando ela chegar em sua cidade não fique parado. Estude a possibilidade da implementação de tecnologias vinculadas a ela.

Gostou deste artigo? Então compartilhe-o em suas redes sociais. Dessa forma, mais pessoas terão acesso a essas informações.

Fonte: Valid Certificadora

É possível utilizar uma procuração para emissão de certificado digital?

O que é GFIP e quem precisa se preocupar com ela?

Certificados SSL EV e SSL CODESIGNING: O que muda?

Sobre a V/Cert

A V/Cert é uma empresa especializada dentro do grupo Valid, dedicada especificamente à área de certificação digital.

A V/Cert faz parte da família Valid que tem mais de 65 anos de história: são mais de seis décadas de constante reinvenção, moldando e recriando soluções que contribuem para tornar o mundo mais dinâmico, interconectado, confiável e seguro.

A V/Cert faz parte da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), que é um conjunto de normas e procedimentos que regulamenta a emissão e o uso de certificados digitais no Brasil. Isso confere confiabilidade e validade legal aos certificados emitidos pela V/Cert.

Contato: Capital e regiões metropolitanas: 3004-3454 Demais localidades: 0800-725-4565

Acesse o Site da V/Cert e leia outros artigos publicados no Crypto ID aqui!