Últimas notícias

Fique informado

Confira quais as principais funcionalidades do certificado digital para pessoa física

31 de maio de 2022

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Valid participa do Webinar Cidades Digitais 2021 no Paraná

No próximo dia 24  de novembro, às 10h, a  Valid  Cities, participará do Webinar Cidades Digitais 2021 – Campo Mourão/PR

24 de novembro de 2021

CRM digital no mobile: conheça o aplicativo Credencial Médica Valid

O CRM Digital é a nova cédula de identidade do médico, todo profissional dessa área precisa ser inscrito ou habilitado pelo seu conselho

16 de novembro de 2021

MPD Engenharia é a primeira incorporadora a utilizar solução Valid para registro digital de contratos

É justamente neste quesito que o serviço eletrônico oferecido pela Valid, consegue transformar o processo bem mais simplificado

12 de novembro de 2021

Valid Certificadora explica o que é blockchain e qual a sua relação com o certificado digital?

Aqueles que atuam na área de TI, próxima ao conceito do que é blockchain, sabem que o investimento em segurança da informação é essencial

12 de novembro de 2021

As transações feitas com certificado digital recebem um adicional de segurança, protegendo dados dos participantes na operação

Você sabia que o certificado digital para pessoa física pode ter várias aplicações? Durante anos, essa ferramenta foi utilizada exclusivamente por empresas e escritórios de contabilidade. Apesar de já existirem modelos de e-CPF no mercado, a predominância era dessas pessoas jurídicas, especialmente, pelas funcionalidades que ainda existem nesses casos.

À medida que o tempo foi passando, novas formas de uso do certificado digital foram surgindo. Consequentemente, as pessoas físicas começaram a povoar esse universo, utilizando massivamente essa ferramenta.

Neste artigo, mostraremos como um certificado digital pode ser útil para as pessoas físicas. Continue lendo!

O que é o certificado digital?

Basicamente, trata-se de um documento eletrônico que carrega dados da pessoa física ou jurídica. Assim, funciona como uma identidade virtual, conferindo validade jurídica e segurança digital aos mais variados tipos de transações online.

Tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas podem ter acesso a esse documento. O que muda, na prática, é o tipo destinado a cada um. No caso das pessoas físicas, nós temos o e-CPF. Já as empresas contam com o e-CNPJ.

A emissão dos certificados digitais é um procedimento relativamente simples. Contudo, a validação do processo é feita por meio de conferências, que podem ser presenciais ou online. O certificado digital é uma ferramenta que proporciona um grande nível de segurança.

Ele utiliza um moderno sistema de criptografia para blindar seus dados. Além de uma série de protocolos de segurança que tornam as transações ainda mais confiáveis.

Quais são os principais usos para pessoas físicas?

Agora, mostraremos quais os principais usos que o certificado digital pode ter para as pessoas físicas. Continue lendo!

Transações bancárias

Inicialmente, temos a possibilidade de realização de algumas transações bancárias. Atualmente, já existem instituições que fornecem um sistema que é acessado por meio do certificado digital do correntista.

Nesse caso, as transações feitas com o certificado digital recebem um adicional de segurança e confiabilidade, protegendo os dados de ambos os participantes na operação.

Assinatura de documentos

Outro uso muito comum do certificado digital é na assinatura de documentos. Esse procedimento já é uma realidade no Brasil, e a Lei 14.063/2020 tornou o processo ainda mais abrangente. Atualmente, as pessoas físicas podem utilizar o seu certificado digital para assinar os mais variados tipos de documentos.

O interessante desse processo é que alguns profissionais também podem aproveitar esse benefício da assinatura digital. Por exemplo, um médico pode assinar seus prontuários utilizando o certificado. O advogado também tem acesso ao processo eletrônico e às assinaturas por meio dessa ferramenta.

Até mesmo contratos diversos, sejam eles de prestação de serviço, fornecimento de materiais ou financiamento, podem ser assinados utilizando essa ferramenta.

Acompanhamento de processos tributários online

Outra forma de utilizar o certificado digital para pessoas físicas é em processos tributários online. Especialmente, no acompanhamento de questões relacionadas ao imposto de renda. Por exemplo, você pode utilizar essa ferramenta para acessar o portal e-CAC da Receita Federal.

Desse modo, acessará as informações sobre sua declaração, tais como situação do envio, restituição de imposto pago a mais, consulta de pendências e malha fina.

CNH digital

Por fim, o certificado digital também possibilita que o usuário tenha acesso à sua CNH digital, bem como a outros documentos eletrônicos que foram lançados recentemente pelos órgãos de gerenciamento de trânsito.

A CNH digital permite que você possa carregar um documento oficial, válido em todo o território nacional, em seu smartphone. O certificado digital para pessoa física facilita esse processo, fazendo a ligação entre o Detran e o titular do documento.

Quais são as vantagens de contar com a Valid Certificadora?

A Valid é uma Autoridade Certificadora credenciada pelos órgãos competentes na gestão e emissão de certificados digitais. Ela é habilitada a comercializar esse tipo de ferramenta e atende desde grandes organizações empresariais até pessoas físicas que precisam de um certificado para fazer procedimentos simples do dia a dia.

Ela é uma das maiores do Brasil em certificação digital e possui uma linha completa para atender pessoas, empresas e órgãos do governo. Mas como ela pode te ajudar nesse processo de emissão do certificado digital?

Simples, com todos os diferenciais que ela possui. Inicialmente, a Valid Certificadora dispõe dos mais variados tipos de certificado digital. Cada um é direcionado a um segmento específico do mercado.

Assim, vamos muito além do simples e-CPF ou e-CNPJ. Temos ferramentas direcionadas à emissão de notas fiscais eletrônicas, profissionais do setor jurídico, médicos, uso exclusivo do mercado financeiro etc.

Dessa forma, você pode escolher o certificado digital que atenda perfeitamente as suas necessidades. Além disso, ela é capaz de atender a pessoas que estejam situadas em qualquer lugar do Brasil. Isso só é possível graças ao moderno sistema de validação da identidade pessoal.

Antigamente, esse procedimento era feito presencialmente. Ou seja, o interessado deveria ir até a sede da Autoridade Certificadora e apresentar os documentos. Atualmente, isso não é mais necessário. Esse procedimento pode ser feito a distância, utilizando a internet.

Assim, você pode ter acesso a uma das maiores Autoridades Certificadoras do Brasil, mesmo que não exista uma filial próxima da sua residência. Além disso, a Valid também oferece outro grande diferencial, que é a possibilidade de inclusão do certificado digital em seu smartphone, proporcionando mobilidade e comodidade ao usuário.

Por fim, também contamos com outros serviços essenciais para quem deseja utilizar a tecnologia em seus procedimentos diários. Um deles é o carimbo de tempo, uma metodologia que fixa a data e o horário de suas assinaturas, protegendo ainda mais contra eventuais fraudes.

Além disso, também atuamos com protocolos SSL/TLS. Basicamente, são certificados que garantem a segurança dos dados dos usuários em sites e portais na internet. Ao fazer parte da empresa, você adquire um parceiro de negócios que pode acompanhá-lo em vários momentos da vida.

Por fim, podemos concluir que o certificado digital para pessoa física pode proporcionar vantagens muito interessantes para o usuário. Além disso, é interessante contar com uma Autoridade Certificadora como a Valid. Dessa forma, você terá acesso ao que há de melhor em termos de qualidade e segurança na emissão desse tipo de documento.

Portanto, entre em contato conosco e conheça um pouco mais sobre os certificados digitais da Valid. 

Conheça o certificado digital para dentistas

Entenda como funciona a procuração eletrônica

Solução da Valid com BOT no WhatsApp estreia no Detran-CE 

Sobre a V/Cert

A V/Cert é uma empresa especializada dentro do grupo Valid, dedicada especificamente à área de certificação digital.

A V/Cert faz parte da família Valid que tem mais de 65 anos de história: são mais de seis décadas de constante reinvenção, moldando e recriando soluções que contribuem para tornar o mundo mais dinâmico, interconectado, confiável e seguro.

A V/Cert faz parte da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), que é um conjunto de normas e procedimentos que regulamenta a emissão e o uso de certificados digitais no Brasil. Isso confere confiabilidade e validade legal aos certificados emitidos pela V/Cert.

Contato: Capital e regiões metropolitanas: 3004-3454 Demais localidades: 0800-725-4565

Acesse o Site da V/Cert e leia outros artigos publicados no Crypto ID aqui!