O CRM Digital é a nova cédula de identidade do médico, todo profissional dessa área precisa ser inscrito ou habilitado pelo seu conselho
Você já ouviu falar em CRM digital? Com o passar do tempo, a tecnologia foi evoluindo muito. Isso proporcionou vantagens interessantes às empresas e pessoas físicas que exploram alguma atividade profissional.
Atualmente, é possível ter documentos pessoais instalados dentro de um dispositivo móvel, como smartphone ou tablet. Assim, a pessoa fica dispensada de carregar o documento físico por todo o lugar que ela vai.
Neste artigo, mostraremos um pouco mais sobre o CRM digital e como ele pode ser emitido pelo profissional da área médica. Acompanhe!
O que é o CRM digital?
O CRM Digital é a nova cédula de identidade do médico. Todo profissional dessa área precisa ser inscrito ou habilitado pelo seu conselho de classe. Nesse caso, estamos tratando do Conselho Regional de Medicina (CRM).
O órgão emite uma carteirinha que identifica o profissional informando dados pessoais, profissionais e foto. Com a criação do CRM digital, esse documento foi transformado em um cartão rígido que conta com um avançado sistema antifraude.
Ele tem a criptografia para a certificação digital, o que possibilitou a integração do documento com essa ferramenta incrível de proteção de dados. É importante ter em mente que o CRM digital é diferente daquele emitido pelo registro hierárquico do Conselho Federal de Medicina (CFM).
A nova cédula de identidade profissional é originária do modelo tradicional, agregando mais tecnologia e facilidade ao médico. Além disso, possibilita que ele tenha o seu registro profissional em dispositivos móveis, dispensando a necessidade de carregar a boa e velha carteirinha por todo o lugar.
O documento ou identidade médica profissional é válido como prova da sua identificação como médico. Ele tem o mesmo valor que a carteirinha impressa, que ainda é emitida pelo CFM.
Nesse sentido, também é importante destacar que o CRM digital é uma faculdade do profissional. Ou seja, não é obrigatória. A carteira preexistente continua valendo normalmente. Entretanto, para utilizá-la em sistemas de informação, o médico deverá procurar a autoridade certificadora para inserir o certificado digital no documento.
Por que utilizar o certificado de tributo no CRM digital?
Mas por que utilizar o CRM digital? Um dos bons motivos para isso é a dificuldade de falsificação. A certificação digital coíbe esse tipo de prática e proporciona mais segurança ao seu documento.
A leitura das informações pessoais e profissionais é realizada por um dispositivo eletrônico de segurança. Logo, ocorre a gravação de dados de acordo com os padrões de proteção da validadora do certificado digital para profissionais liberais, o que impede a prática de fraudes.
Com o CRM digital, o médico pode utilizar a funcionalidade do prontuário eletrônico, que deve ser assinado com essa ferramenta associada ao certificado digital. Essa foi uma grande revolução, tendo em vista que esse documento deve ser guardado por décadas, o que ocupa muito espaço nas clínicas, nos consultórios e nos hospitais.
No entanto, com o certificado digital, é possível que esse documento seja eletrônico, facilitando o armazenamento em servidores na nuvem. Isso também facilita o acesso aos demais profissionais que podem ter acesso ao documento.
Nesse sentido, a atuação desse tipo de tecnologia na área médica tem por objetivo encurtar a distância entre o médico e o paciente, facilitando os processos e agilizando o atendimento.
Como emitir o seu certificado digital de forma ágil?
O Conselho Federal de Medicina (CFM) estabeleceu condições diferentes para o credenciamento de Autoridades Certificadoras para a emissão de certificado digital ao médico. Isso facilitou o acesso dessa ferramenta pelos profissionais da área.
O objetivo desse credenciamento é a realização de atividades relacionadas à solicitação, à validação, à verificação e, por fim, à emissão do certificado digital ao médico. O processo pode ser feito por empresas credenciadas pelo Conselho Federal de Medicina.
O profissional não é obrigado a emitir o seu certificado digital com essas organizações. No entanto, somente com elas é possível obter os preços diferenciados e a integração direta com o CRM digital.
O certificado digital para profissionais da saúde proporciona inúmeras vantagens que passam pela questão da segurança das informações do médico e pela facilitação em diversos processos do dia a dia.
O que é o app Credencial Médica Valid?
A Valid é uma autoridade certificadora credenciada que atua com a emissão de certificado digital para a área médica. Ela apresenta outras funcionalidades que podem ser muito interessantes para o dia a dia do profissional. Uma delas é o app Credencial Médica.
Essa solução tem um objetivo muito simples: levar o seu CRM digital para dentro do smartphone. Ele estabelece uma nova forma de identificação do médico, podendo ser utilizado no mundo físico, apresentando as informações profissionais consolidadas no App, bem como no mundo virtual, por meio do certificado digital.
Ele tem o mesmo valor jurídico da carteirinha física ou cartão. A grande diferença é a mobilidade e a possibilidade de obter várias funções que facilitam o dia a dia do médico e de seus pacientes.
Ele demonstra atributos, especialidades, autoridades do conselho médico fiscal entre outras especificidades de competência do médico. Outra vantagem é atribuir possibilidades diferentes, como a emissão de procuração eletrônica, entre outros.
Além disso, existe a possibilidade de integrar o certificado digital Valid no app Credencial Médica, o que garante o carregamento de todos os dados, bem como a validade do próprio CRM digital.
Com esse tipo de facilidade, o Conselho Federal de Medicina é capaz de homologar a versão da carteira de identidade digital carregada para dentro do aplicativo. Isso é feito assinando digitalmente todos os certificados de atributos profissionais.
Esse aplicativo está integrado de forma total aos sistemas do próprio CFM por meio de uma tecnologia chamada API. Sendo assim, ele garante que os dados estejam devidamente atualizados e, sobretudo, assegurados, evitando vazamentos e fraudes.
Como você pode perceber, o CRM digital facilita e muito a vida do profissional da área médica. Assim, ele pode estar sempre com a carteirinha do seu conselho sem ter que carregar o documento físico para todo o lugar, inserindo-o em seu próprio smartphone.
Fonte: Blog Valid Certificadora
Sobre a V/Cert
A V/Cert é uma empresa especializada dentro do grupo Valid, dedicada especificamente à área de certificação digital.
A V/Cert faz parte da família Valid que tem mais de 65 anos de história: são mais de seis décadas de constante reinvenção, moldando e recriando soluções que contribuem para tornar o mundo mais dinâmico, interconectado, confiável e seguro.
A V/Cert faz parte da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), que é um conjunto de normas e procedimentos que regulamenta a emissão e o uso de certificados digitais no Brasil. Isso confere confiabilidade e validade legal aos certificados emitidos pela V/Cert.
Contato: Capital e regiões metropolitanas: 3004-3454 Demais localidades: 0800-725-4565
Acesse o Site da V/Cert e leia outros artigos publicados no Crypto ID aqui!
Valid Certificadora explica o que é blockchain e qual a sua relação com o certificado digital?
Entenda por que o certificado digital é indispensável para um contador