Últimas notícias

Fique informado

Filmes e séries para entender a importância da privacidade digital

25 de agosto de 2021

Spotlight

Facebook fala sobre o incidente de 4 de outubro

“Agora que nossas plataformas estão funcionando normalmente após a interrupção de 4 de outubro achei que valeria a pena compartilhar,”Santosh Janardhan.

6 de outubro de 2021

Let’s Encrypt root cert update catches out many big-name tech firms

A legacy certificate used by the certificate authority – the IdentTrust DST Root CA X3 – expired on September 30.

6 de outubro de 2021

Zero Trust e viagens pós-COVID ocupam o centro das atenções no Identity Week 2021

Identity Week 2021 será realizado de 22 a 23 de setembro de 2021 em Londres e reúne as mentes mais brilhantes do setor de identidades.

27 de setembro de 2021

Valid marca presença no webinar Cidades Digitais 2021

Valid Cities, vertical de Smart Cities da multinacional brasileira Valid, participará do Webinar Cidades Digitais 2021.

21 de junho de 2021

Valid se une ao Programa para Fornecedores de Elementos Seguros do Google

A Valid, que já é uma empresa reconhecida globalmente nas indústrias de Identidade, Telecom e Pagamentos, reforça a sua estratégia

21 de junho de 2021

Valid lança nova marca e caminha para maior relevância digital

A multinacional brasileira Valid apresenta seu rebranding embasado em sua nova arquitetura de negócios.

17 de junho de 2021

O noticiário internacional, por sua vez, viveu algumas grandes histórias sobre privacidade digital ao longo da última década

O tema da privacidade digital nunca esteve tão alta. Por aqui, no Brasil, a implementação do novo Marco Civil da Internet alterará bruscamente a legislação sobre o tema, criando novíssimos padrões de compliance digital para o setor privado no país.

O noticiário internacional, por sua vez, viveu algumas grandes histórias sobre privacidade digital ao longo da última década.

Duas delas chamaram a atenção do mundo: em 2013, as revelações de Edward Snowden sobre o programa de vigilância em massa da CIA e, mais recentemente, o escândalo envolvendo o uso de dados do Facebook pela Cambridge Analytica, que vendia serviços de consultoria política eleitoral.

Quer entender essas histórias sobre privacidade digital e ainda se aventurar pelos perigos do futuro, com seus androides realistas e deep fake? Trouxemos para você 4 dicas de filmes e séries para explorar o assunto. Confira!

Citizenfour (disponível gratuitamente)

Antes de revelar sua identidade ao mundo e vazar os dados que havia copiado dos arquivos da Agência de Inteligência Americana, a famosa CIA, Edward Snowden fugiu para Hong Kong e entrou em contato com dois jornalistas — o americano Glenn Greenwald e o escocês Ewen MacAskill — e uma cineasta, Laura Poitras, que foram ao seu encontro.

Nos dias seguintes aos fatos, as revelações de Snowden, que deram a dimensão da quantidade de informações que a CIA gerava e armazenava sobre cidadão dentro e fora dos EUA, monopolizaram as atenções do mundo. Esse é o documentário que conta a história daqueles dias.

“Citizenfour” venceu o Oscar de Melhor Documentário e, em 2014, teve sua distribuição autorizada pelos produtores, podendo ser assistido de graça online (em inglês).

Snowden: Herói ou Traidor (Globoplay)

Agora, se você não é um grande fã de documentários e quer conhecer um pouco mais sobre a polêmica figura de Edward Snowden pode assistir ao filme “Snowden: Herói ou Traidor“. Como indica o subtítulo brasileiro, ele foca mais a figura do programador e a questão moral por trás dos vazamentos. 

O filme tem Joseph Gordon-Levitt no papel principal, direção do consagrado Oliver Stone e está disponível no Brasil pela Globoplay.

Privacidade Hackeada (Netflix)

Lançado em 2019, esse documentário americano é o caminho mais curto para entender o tão falado — mas nem sempre bem explicado — escândalo da Cambridge Analytica, que minerou dados via Facebook usados, por exemplo, nas eleições americanas de 2016 e no plebiscito britânico do Brexit.

Das primeiras notícias do vazamento a Mark Zuckerberg depondo no Senado americano, “Privacidade Hackeada” é uma ótima introdução ao caso da Cambridge e ao debate da privacidade digital como um todo — o filme está disponível no Brasil pela Netflix.

Westworld (HBO Go)

Por fim, se você é fã de séries e gosta de uma boa ficção científica futurista: a série “Westworld” pode ser uma excelente pedida.

A história se passa em um futuro próximo em que robôs hiper-realistas são colocados em um parque com temática de velho-oeste americano.

Por lá, ricaços pagam para ser livres e fazer o que quiserem com esses androides indistinguíveis de nós e podem brincar tanto de herói, quanto de vilão. 

O que isso tem a ver com privacidade digital? Muita coisa, a gente garante, mas, para descobrir sem darmos spoiler por aqui, só assistindo. Westworld está no ar em sua terceira temporada pela HBO e pode ser assistido no serviço de streaming da empresa, o HBO Go. 

A privacidade digital é um tema sempre presente nos jornais e causa muita discussão. Se você quer entender melhor o assunto por uma perspectiva diferente, invista nos filmes e séries da nossa lista!

Fonte: Blog Valid Certificadora

Sobre a Valid 

A Valid entrega soluções de confiança com inovação e tecnologia de ponta. Nossa inteligência está nos seus documentos, cartões, smartphone e até mesmo nas transações que você realiza. 

Reconhecer e legitimar você é o nosso cotidiano!

Com mais de 60 anos de experiência no mundo todo, construímos um legado muito forte que não para de crescer e, hoje, somos mais de 6.000 colaboradores, em 16 países, trabalhando para oferecer um mundo mais confiável e seguro. 

No Brasil, somos a maior empresa em emissão de documentos de identificação, no mundo ocupamos a 5ª posição na produção de SIM Cards e estamos entre os 10 maiores fabricantes de cartão do planeta. 

O que queremos é transformar o hoje e o amanhã. 

Se você se identifica com essa evolução, você se identifica com a Valid.

Valid – Trust Powerhouse

Para saber mais, acesse https://valid.com/pt-br/

Leia outros artigos da Valid aqui!

Valid atinge Receita Líquida de R$ 541,1 milhões no 2T21

A importância do SSL para quem quer entrar no Open Banking!

Valid se une ao Programa para Fornecedores de Elementos Seguros do Google