Durante a 18ª edição do CertForum, a Valid apresentou aos participantes dois cases importantes, sobre identificação segura e certificação digital
Durante a 18ª edição do CertForum, que foi realizada entre os dias 21 e 23 de setembro, a Valid, multinacional brasileira especializada em identificação, apresentou aos participantes dois cases importantes: identificação segura – RG Digital para cidadãos do Espírito Santo -, e certificação digital – AR Modelo Eletrônico com o Conselho Federal de Medicina (CFM).
Ilson Bressan, Diretor Comercial e Marketing da Valid, apresentou o case RG+ICP BRASIL no Espírito Santo. Em sua apresentação, o executivo destacou que como o core da companhia é identificação segura e geração de processos íntegros, estão empenhados em oferecer a expertise conquistada ao longo dos anos para prestar serviços à sociedade que facilitem na rotina diária de todos.
“Queremos ampliar nossa atuação no mercado com a certificação digital, e um dos desafios é conseguir capilarizar essa ferramenta e colocar nas mãos dos cidadãos o certificado digital ICP-Brasil para colaborar com a transformação digital que estamos vivendo”.
Espírito Santo é o primeiro Estado que de fato tem a possibilidade de ter um certificado de atributo em um processo de emissão integrado ao seu RG.
Essa solução não se resume em entregar o RG, mas também em rentabilizar o certificado digital muito mais pelo serviço e usabilidade do que apenas pelo produto.
“Acreditamos que o certificado digital juntamente com a identidade civil é para o usuário um autenticador e um instrumento de compartilhamento de seus dados pessoais para inúmeras situações no dia a dia, tais como acesso para crédito, assinatura de documentos, compra e venda de imóveis, veículos e muitos outros”.
Estamos focados nesta entrega com maestria e, por ser o primeiro case, estamos aprendendo para criar um modelo que depois seja escalonável, unindo todos os pontos ao uso recorrente da certificação digital que permite estar integrado à rotina do cidadão, permitindo que tenha sempre uma vida mais segura no mundo digital.
“Apostamos que com a identidade civil vinculada ao certificado digital pessoa física seja possível alcançarmos avanços significativos com a identificação segura com players que garantem processos íntegros, seguros e com validade jurídica. Estamos dando o primeiro passo e temos muito a fazer”, ressalta Bressan.
Outro case de sucesso apresentado o Projeto integrado de identidade médica física e digital e a composição CFM – Autoridade de Registro (AR) Modelo Eletrônico Valid.
Logo após o credenciamento do CFM junto ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), a instituição iniciou o projeto de unificar e integrar o certificado digital (em nuvem) ICP-Brasil – gratuito para os médicos- em um processo completo de identificação, garantindo aos médicos registrados no CFM, a identificação segura em um ambiente totalmente digital.
Por se tratar de uma iniciativa inovadora e desafiadora de mudança de paradigma, é fato dizer que se trata de um grande avanço para o país na transformação digital.
O CFM partiu para unificar processos, simplificando a jornada do médico, uma vez que já é realizado o procedimento de coleta biometria e coleta biográfica em todo território nacional, agora, em uma única jornada o médico terá todos os seus documentos de identificação: Cédula Identidade Médica, Cédula Identidade Conselheiro, Cédula Identidade Funcional, Credencial Médica no celular, Carteira Profissional do médico física e eletrônica, incluindo o certificado digital em nuvem gratuitamente.
Os médicos já cadastrados poderão acessar a plataforma CRM virtual e solicitar seu certificado digital. Já os recém-formados, ao receberem seu registro já terão acesso ao seu certificado digital em nuvem da Valid.
Entre os benefícios deste projeto estão a incorporação dos processos de validação e atestados realizados pelo SCM e o aproveitamento da estrutura de dados do CFM com base de confiança para validação e emissão do certificado digital.
Soma-se a desburocratização e simplificação na emissão do documento de identificação médica e do certificado digital realizados em uma experiência única, positiva e segura, além de uma redução significativa de custos com a emissão, uma vez que o CFM disponibilizará gratuitamente o certificado digital em nuvem da Valid, com padrão ICP-Brasil, com a possibilidade de ser emitido remotamente.
Para finalizar, Bressan afirma que a Valid se sente honrada em apresentar estes cases de sucesso ao mercado. “Eles são a consolidação de resultados positivos e marcos do nosso pioneirismo em projetos extremamente relevantes para a economia, governo, entidades de classes e para a sociedade como um todo, além de colaborar para o processo de transformação digital do país”.
Sobre a V/Cert
A V/Cert é uma empresa especializada dentro do grupo Valid, dedicada especificamente à área de certificação digital.
A V/Cert faz parte da família Valid que tem mais de 65 anos de história: são mais de seis décadas de constante reinvenção, moldando e recriando soluções que contribuem para tornar o mundo mais dinâmico, interconectado, confiável e seguro.
A V/Cert faz parte da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), que é um conjunto de normas e procedimentos que regulamenta a emissão e o uso de certificados digitais no Brasil. Isso confere confiabilidade e validade legal aos certificados emitidos pela V/Cert.
Contato: Capital e regiões metropolitanas: 3004-3454 Demais localidades: 0800-725-4565
Acesse o Site da V/Cert e leia outros artigos publicados no Crypto ID aqui!
Com solução tecnológica da Valid, Goiás lança RG Digital
Valid oferece solução e-Diploma para as instituições de ensino superior
O que é PUK e PIN? Como eles blindam o certificado digital?