Últimas notícias

Fique informado

Nova carteira de identidade começa a ser emitida para crianças e jovens até 18 anos

28 de abril de 2023

Spotlight

Entenda o que mudou na assinatura eletrônica em documentos a partir do Decreto nº 68306

Qual o impacto do Decreto nº 68.306 na assinatura eletrônica, simplificação de processos e nos avanços da digitalização dos serviços públicos?

24 de abril de 2024

AX4B impulsiona a resiliência cibernética de Pequenas e Médias Empresas

Conheça como a AX4B está revolucionando a Segurança Cibernética para PMEs.

24 de abril de 2024

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Documento, que tem o CPF como único número de identificação em todo o país, ainda não está sendo emitido em casos de segunda vi

O Detran.RJ começou a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que tem o CPF como número único de identificação, para crianças e jovens até 18 anos.

No Estado do Rio, o novo documento já estava sendo emitido, desde janeiro deste ano, para as crianças de 0 a 11 anos.

A nova CIN estará disponível para crianças e adolescentes que pedirem a primeira via do RG em qualquer posto de identificação civil do Detran.RJ. Neste momento, ainda não está sendo emitida a segunda via.

Para emitir o documento, é preciso ter a certidão de nascimento original da criança com o CPF ou a certidão original e mais o documento de inscrição no CPF. Nos casos em que a criança não tiver o CPF já emitido, receberá o modelo antigo de identidade.

Trazendo mais segurança, a nova CNI tem um QR Code para verificar a autenticidade do documento, por onde também é possível saber se foi furtado ou extraviado.

Também foi incorporado o MRZ, um código internacional usado em passaportes, e facilita o uso do RG como documento de viagem, podendo ser lido em terminais de autoatendimento de aeroportos brasileiros.

— A Carteira de Identidade Nacional evita a duplicidade de registros e dificulta fraudes. Hoje, a pessoa pode tirar um RG diferente em cada estado da federação.

Com a CIN isso vai acabar — explica o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

O prazo de validade da nova CNI varia. É de cinco anos para crianças até 11 anos e de dez anos para quem tem entre 12 e 59 anos. Para a população a partir de 60 anos, o prazo é indeterminado.

Segundo o diretor de Identificação Civil do Detran.RJ, Pedro Paulo Thompson, o Detran.RJ tem até dezembro de 2023 para concluir a implementação da CIN para cidadãos de outras faixas etárias.

Pelo decreto federal que instituiu a CIN, o documento no formato anterior será válido no país até 28 de fevereiro de 2032, permitindo uma transição gradual para o novo modelo.

Pessoas com 60 anos ou mais terão a opção de não mudar o documento.

Fonte: O Globo

Identidade digital e privacidade serão destaques nas discussões do Web Summit Rio 2023

Cinco maneiras para impulsionar os negócios com observabilidade e ​​​ inteligência artificial

Sobre a Valid

Vivemos na economia da confiança. Nessa economia, a moeda é a identidade, e identificação é o que dá valor a ela. Para a Valid (B³: VLID3 – ON), identificação é reconhecer algo ou alguém como verdadeiro.

Estamos no seu RG, nos seus cartões de banco, nas transações que faz pelo celular e em todos esses lugares, usamos tecnologia de ponta. Somos 6,000 colaboradores em 16 países levando em consideração as particularidades culturais e regionais, para entregar soluções personalizadas e integradas.

No Brasil somos a maior empresa em emissão de documentos de identificação, no mundo ocupamos a 5ª posição na produção de SIM Cards e estamos entre os 10 maiores fabricantes de cartão do planeta. Identificação é nossa razão de ser. Para saber mais, acesse www.valid.com

Acesse o Site da Valid Certificadora Digital e para ler outros artigos do Crypto ID acesse aqui!

O Crypto ID reúne as principais notícias e artigos sobre as diversas tecnologias que identificam, no meio eletrônico, pessoas, empresas, equipamentos, aplicações e softwares. São artigos do Brasil e do Mundo, afinal, identidade digital é parte do nosso nome! Confira a coluna Identidade Civil e Digital.