Últimas notícias

Fique informado

Pensando em abrir um empresa? Saiba qual certificado digital você precisa

8 de setembro de 2021

Spotlight

Facebook fala sobre o incidente de 4 de outubro

“Agora que nossas plataformas estão funcionando normalmente após a interrupção de 4 de outubro achei que valeria a pena compartilhar,”Santosh Janardhan.

6 de outubro de 2021

Certificado Digital para produtor rural: como a Valid pode ajudá-lo?

Os produtores rurais devem usar o Certificado Digital por que é necessário para a emissão da NFP-e, que já é obrigatório em alguns estados

1 de setembro de 2021

Valid participa da Live da ABO2O

ABO2O é direcionado a CEOS, TOS e executivos em tecnologia e inovação.

31 de agosto de 2021

Valid atinge Receita Líquida de R$ 541,1 milhões no 2T21

A multinacional brasileira Valid Soluções S.A. atingiu o valor de R$ 1.030,8 milhões, o melhor primeiro semestre da história da companhia

12 de agosto de 2021

Valid marca presença no webinar Cidades Digitais 2021

Valid Cities, vertical de Smart Cities da multinacional brasileira Valid, participará do Webinar Cidades Digitais 2021.

21 de junho de 2021

Valid se une ao Programa para Fornecedores de Elementos Seguros do Google

A Valid, que já é uma empresa reconhecida globalmente nas indústrias de Identidade, Telecom e Pagamentos, reforça a sua estratégia

21 de junho de 2021

Valid inicia operação de emissão de certificado digital na Colômbia. Ouça!

Após um processo de dois anos a Valid conquistou seu credenciamento junto ao Organismo de Acreditação da Colômbia (ONAC).

27 de abril de 2021

O certificado digital para abertura de empresas é uma ferramenta essencial desde o início das atividades do negócio

O certificado digital para abertura de empresas é uma ferramenta essencial desde o início das atividades do negócio ou, ainda, na sua fase de concepção, especialmente com os órgãos de registro migrando seus processos para o ambiente online.

Já existem Juntas Comerciais em alguns estados que estão realizando esses processos totalmente em meio digital, retirando a necessidade de envio de papéis ao órgão, gerando a necessidade de certificado digital.

Além disso, existem outras diversas utilizações dessa ferramenta no ambiente empresarial, os quais descreveremos neste artigo. Acompanhe!

Como funciona o processo de abertura de empresas de forma online?

O processo de abertura de empresas era algo extremamente complexo e demorado. Existiram momentos da história brasileira nos quais um processo tramitava por meses entre os órgãos de registro.

Além disso, o contador da empresa ou o empresário deveriam seguir procedimentos distintos em cada um desses órgãos, dificultando e atrasando ainda mais o processo. Com o passar do tempo, as coisas foram mudando e esse trabalho passou a acontecer de modo integrado e harmônico.

Entretanto, nos últimos anos, ocorreram mudanças ainda mais significativas no processo de abertura de empresas — e na maioria das cidades brasileiras já é possível fazer tudo em meio online, sem a necessidade de imprimir documentos e levar até o órgão de registro.

As mudanças iniciaram com a Lei da Liberdade Econômica que cobrou celeridade nos processos e, principalmente, devido à Instrução Normativa n° 57/2019 que instituiu o processo eletrônico de abertura de empresas.

Esse procedimento ocorre em algumas etapas, as quais explicaremos com mais detalhes nos tópicos abaixo. Continue lendo!

Solicitação da viabilidade e zoneamento do local

O primeiro passo é solicitar a viabilidade e zoneamento do local. Esse processo é a etapa inicial da abertura da sua empresa e, apesar de ser executado no portal de registro da Junta Comercial, ele é feito por algumas secretarias da Prefeitura Municipal.

Pesquisa e reserva do nome empresarial

Dentro desse mesmo processo é feita a pesquisa e reserva do nome empresarial. O sistema permite até três opções, sendo que a constante do primeiro campo será a preferida e, caso já esteja em uso, passará para a segunda e terceira.

Preenchimento da Ficha de Cadastro Nacional

A Ficha de Cadastro Nacional (FCN) ou Documento Básico de Entrada (DBE) é um procedimento executado no âmbito da Receita Federal. Ele pode ser feito importando os dados da viabilidade e inserindo apenas algumas poucas informações sobre os representantes ou prepostos da organização.

A assinatura desse documento pode ser realizada por meio digital a partir de um certificado ou de modo manual. Exclusivamente nesse caso não é exigida a assinatura eletrônica, entretanto, ela torna o processo mais rápido.

Redação do documento de constituição

Feito isso, é necessário redigir o documento de constituição. Ao finalizar esse processo você terá duas opções. Primeiro, imprimir tudo e levar até a Junta Comercial, como já funciona nos antigos e demorados processos ou optar por uma maneira mais rápida e prática.

A segunda alternativa seria assinar o documento de constituição de forma online, utilizando um certificado digital emitido em nome dos sócios do empreendimento.

Pagamento de taxas

O passo seguinte é o pagamento de taxas. Quanto a esse ponto é importante ter atenção, pois os valores cobrados pela Receita Federal não existem mais. Dessa forma, apenas as taxas cobradas pela Junta Comercial e Prefeitura são devidas.

Acompanhamento do processo

Por fim, basta acompanhar o processo de constituição e aguardar a finalização por parte dos órgãos responsáveis. Ao ser aprovado, é necessário apenas entrar no sistema de registro e imprimir os documentos da sua empresa.

Qual é o tipo de certificado digital indicado para abertura de empresas?

Como você pôde perceber, em algumas etapas do processo será necessário utilizar um certificado digital. É possível assinar os documentos tanto com um certificado e-CNPJ A1, instalados diretamente no computador, quanto por um certificado A3, instalado em um hardware externo — como um cartão com chip criptografado ou dispositivo próprio.

Como adquirir um certificado digital?

Como o certificado digital para abertura de empresas acontece totalmente online, a aquisição desse tipo de ferramenta não poderia ser diferente. Hoje, existem empresas como a Valid Certificadora que comercializam esse documento de forma simples dentro do seu próprio portal.

Assim, o consumidor escolhe, em casa, uma entre diversas modalidades existentes e faz a aquisição do certificado digital que desejar com pagamento e entrega ocorrendo de forma totalmente digital.

Como fazer a renovação do certificado digital após o vencimento?

Mas, se o certificado digital para abertura de empresas vencer, como proceder para renovar? Bom, esse processo é tão simples quanto a aquisição. Primeiro, é importante ter em mente que os certificados renováveis são os de modelo A3. O A1 não precisa passar por esse processo, tendo em vista que o cliente apenas adquire um novo quando ocorrer o vencimento.

Outro ponto que é necessário observar é com relação à senha de utilização (PIN). Além disso, caso tenha ocorrido alterações nos dados cadastrais não será possível a renovação do seu certificado digital.

A renovação ocorrerá em quatro etapas muito simples. A primeira é a verificação da compatibilidade do seu computador com a instalação do novo certificado digital. O passo de número dois é a identificação da condição necessária para renovação.

O procedimento número três é a seleção do melhor certificado digital para a sua empresa. Por fim, basta realizar a renovação do seu documento, que pode ser feita de forma digital ou por meio da central de atendimento ao cliente.

Feito isso, você pode desfrutar de todos os benefícios que o certificado digital proporciona à sua empresa, tanto na fase de registro quanto no dia a dia do negócio.

Como pudemos ver, o certificado digital para abertura de empresas é uma ferramenta imprescindível para que o processo de constituição de um negócio possa ser concretizado, tornando tudo mais simples, seguro e fácil ao empreendedor.

Fonte: Blog Valid Certificadora

Sobre a Valid 

A Valid entrega soluções de confiança com inovação e tecnologia de ponta. Nossa inteligência está nos seus documentos, cartões, smartphone e até mesmo nas transações que você realiza. 

Reconhecer e legitimar você é o nosso cotidiano!

Com mais de 60 anos de experiência no mundo todo, construímos um legado muito forte que não para de crescer e, hoje, somos mais de 6.000 colaboradores, em 16 países, trabalhando para oferecer um mundo mais confiável e seguro. 

No Brasil, somos a maior empresa em emissão de documentos de identificação, no mundo ocupamos a 5ª posição na produção de SIM Cards e estamos entre os 10 maiores fabricantes de cartão do planeta. 

O que queremos é transformar o hoje e o amanhã. 

Se você se identifica com essa evolução, você se identifica com a Valid.

Valid – Trust Powerhouse

Para saber mais, acesse https://valid.com/pt-br/

Leia outros artigos da Valid aqui!

Certificado Digital para produtor rural: como a Valid pode ajudá-lo?

O que fazer quando o certificado digital está vencido?

Filmes e séries para entender a importância da privacidade digital