Últimas notícias

Fique informado

Pode Contar 127 – Certificação Digital, Utilização, Evolução e Futuro – Ouça

16/04/2019

O programa Pode Contar 127! Produzido pela Valid Certificadora Digital traz uma entrevista exclusiva sobre a utilização dos Certificados Digitais além das plataformas públicas, a evolução e os caminhos da Certificação Digital no Brasil.

O convidado para o bate-papo Márcio Nunes, Diretor de Certificação Digital, CIO da Valid e vice-presidente da ANCD – Associação Nacional de Certificação Digital, ressaltou durante a entrevista que sempre quando é feito um acordo formal, com exigência de uma assinatura e reconhecimento em cartório, é possível substituir todo esse processo pela assinatura digital. Segundo o executivo, essa substituição requer o uso do certificado digital que traz benefícios para usuário, tais como agilidade, conveniência, proteção de dados, segurança e validade jurídica.

“Essa substituição pode ser feita para qualquer tipo de acordo, venda, compra, processo mercantil de troca de bens, criando efetivamente uma experiência onde pessoas remotamente conseguem concluir a formalização de uma transação financeira ou mercantil”, destaca Nunes.

Sobre o futuro, o executivo ressalta que cada vez mais o certificado digital sai do contexto de cartão/token e o usuário passa a tê-lo na palma da mão com o celular. Essa experiência também acompanha a evolução do próprio uso do certificado digital, que se tornou um elemento importante de identificação de pessoas.

Cada vez mais haverá o uso massivo do certificado digital nas interações humanas e nas relações comerciais, quer seja para realizar transações diretamente com o Governo, transações entre pessoas ou empresas.

“Sempre que houver a necessidade de a assinatura ter reconhecimento legal, basta assinar digitalmente com o certificado digital”, afirma Nunes.

Nunes finaliza a entrevista analisando que além de pessoas, já começamos a falar da utilização do certificado digital para objetos como, por exemplo, a legislação existente que prevê certificado digital para objetos metrológicos, tais como bombas de gasolina, equipamentos que de alguma forma precisam da identificação da pessoa jurídica que faz uso do dispositivo para garantir que o processo de pesagem, identificação e medição estejam adequados.

“A tecnologia por trás do certificado digital é requerida cada vez mais nas interações digitais envolvendo pessoas e equipamentos”. 

Assista agora!

 

Fonte: Canal VALID Certificadora Digital

Sobre a VALID Certificadora Digital

A VALID é uma empresa Global em segurança digital e física, com mais de 60 anos de experiência nos setores de meios de pagamento, telecomunicações, sistemas de identificação, Marketing Digital e Certificação Digital.

Desenvolvemos soluções que permitem empresas, governo e cidadãos se identificarem, conectarem, comunicarem e realizarem transações de dados e financeiras de forma prática e segura.

Em 2011, iniciamos uma nova etapa tecnológica para prestação de serviço aos nossos clientes, nascendo assim a VALID Certificadora Digital, uma empresa totalmente dedicada à Certificação Digital.

Desde então, a companhia realiza investimentos aplicados na construção de uma infraestrutura completa para atender todas as necessidades normativas da ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras), comerciais e operacionais.

Possuímos serviços digitais de confiança, dentro de padrões internacionais e em total integração com as normas da ICP-Brasil.

Leia mais sobre a VALID Certificadora Digital…

Valid participa do IoT Tech Expo

Valid Certificadora Digital participa do ECM Meeting Contábil – Ouça

Valid Certificadora Digital conquista o selo WebTrust – Ouça

Valid torna-se Autoridade Certificadora Internacional para emissão de certificados SSL, CodeSign e de email

  Veja nossa coluna da VALID