Pode contar que iniciamos a série “O Certificado Digital, seus usos e aplicabilidades”. No programa dessa semana explicaremos o que é, para que serve e onde utilizar o seu Certificado Digital.
Você também pode ouvir essa matéria. Aperte o play!
Neste #PodeContar abordaremos algumas das dúvidas mais comuns sobre o processo de Certificação Digital. Vamos começar com a pergunta mais ouvida pelos Agentes de Registro, que é: O que é o certificado digital? É um arquivo eletrônico ou software personalíssimo chancelado.
Na prática significa que ele é selado, assinado, carimbado oficialmente e digitalmente por uma entidade emissora como a Autoridade Certificadora Valid, esse certificado digital identifica em ambientes online e eletrônicos – pessoas físicas, jurídica ou ainda uma máquina ou aplicação eletrônica no mundo digital.
E para que serve o Certificado Digital?
Ele permite a identificação inequívoca do seu portador por meio de tecnologias que garantem a segurança da sua identidade.
Com ele é possível certificar digitalmente itens eletrônicos digitais tais como contratos, e-mails, notas fiscais, declaração de impostos, procurações e até bombas de gasolina.
Onde eu vou usar?
Pode ser utilizado como por exemplo no e-CAC – Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte que é uma plataforma na Internet da Receita Federal.
Ele serve também para comprovar a sua identidade em acessos ao portal de Serviços do Cidadão do Governo Federal, comprovar a identidade do responsável legal da sua empresa, responder as obrigatoriedades que envolvam os procedimentos relativos a ela, etc.
Você pode utilizar hoje o certificado digital para: emitir o certificado Internacional de Vacinação, entregar a declaração do imposto de renda, registrar um software no INPI, entregar obrigatoriedades do e-Social e do SPED.
Assista abaixo:
[ot-video][/ot-video]