Aqueles que atuam na área de TI, próxima ao conceito do que é blockchain, sabem que o investimento em segurança da informação é essencial
você sabe como os certificados digitais contribuem para a segurança das transações em criptomoedas como o Bitcoin? Para entender mais sobre o tema é preciso compreender o que é blockchain e qual sua relevância na atualidade.
Afinal, as aquisições por meio dessas moedas descentralizadas se tornam cada vez mais relevantes e devem ser amparadas pela tecnologia certa.
Em poucas e simples palavras, blockchain é uma cadeia armazenadora de dados que atua como um livro de razão. Na contabilidade, esse item registra as transações realizadas em uma empresa.
De forma semelhante, no universo online, as cadeias em blocos registram transações realizadas com moedas virtuais.
Para saber mais sobre o que é blockchain e como ele se relaciona aos certificados digitais, prossiga com sua leitura!
O que é blockchain?
A tecnologia blockchain surgiu junto com o Bitcoin, uma das criptomoedas mais conhecidas do mercado, em meados de 2009.
Tudo o que se sabe em relação ao criador da moeda, Satoshi Nakamoto, é a data de seu desenvolvimento. Isso acontece uma vez que o que realmente importa em relação a todo o sistema é sua forma diferente de atuar.
Enquanto as moedas reais são armazenadas em bancos e demais instituições financeiras, as criptomoedas são virtuais. Elas são guardadas em carteiras online e podem ser acessadas pelo celular, computador ou tablet. São descentralizadas e suportadas pela tecnologia blockchain.
Uma vez que a cadeia de dados é um grande livro contábil, muitos pensam que ela armazena informações sobre indivíduos que realizaram transações em criptomoedas. Porém, não é bem assim. O anonimato é um dos pontos relacionados ao universo das moedas descentralizadas. Portanto, o que realmente é registrado é a transação em si.
Em suma, todos os processos realizados em criptomoedas e em blockchain podem ser monitorados pelos próprios usuários. Contudo, isso é feito sem que suas informações pessoais sejam acessadas.
Como é mantida a segurança das transações de criptomoedas?
Uma vez compreendido o que é blockchain e qual sua importância, é hora de conhecer a relação com os certificados digitais. Esse tipo de certificado é utilizado a fim de trazer autenticidade e segurança para transações.
Porém, aplicações de grande risco são realizadas sob a criptografia de chave pública e, por esse motivo, é fundamental que haja identificação por parte dos envolvidos. Assim, o anonimato observado na blockchain deve ser utilizado com cuidado pelos certificados digitais.
É por esse motivo que é dito que a certificação digital “abraçou” a tecnologia blockchain. Para entender ainda mais sobre as convergências entre cadeias de dados e certificados digitais, vamos falar sobre o que é criptografia.
Criptografia
Aqueles que atuam na área de TI, próxima ao conceito do que é blockchain, sabem que o investimento em segurança da informação por parte das empresas é essencial.
Essa é apenas uma das várias áreas que se beneficiam da relação entre blockchain e certificados digitais — porém, é um excelente exemplo de setor que soluciona diversos obstáculos por meio da integração das tecnologias.
A Lei Geral de Proteção de Dados — a LGPD — fala amplamente sobre segurança de dados. Mesmo tendo sua implementação adiada em função da pandemia, é interessante que as empresas comecem a pensar sobre suas implicações.
Trabalhando por meio de processos e regras que visam proteger dados, a criptografia permite que somente o destinatário e o remetente de uma mensagem sejam capazes de compreendê-la.
O blockchain trabalha diretamente com o uso da criptografia. Assim, protege-se o teor das informações e transações da interferência de terceiros. Para suprir os muitos desafios de TI, a disseminação dos conceitos e usos da criptografia, do blockchain e do uso de criptomoedas implica em:
– fortalecimento da segurança bancária de clientes que buscam por soluções promovidas pelo TI;
– validações cartorárias por meio de códigos digitais;
– rastreamento e emissão de obras com direitos autorais;
– assinaturas e identidades digitais;
– estabilidade de sistemas e redes etc.
Certificados digitais
Os certificados digitais trabalham com criptografia. Ela protege as transações online e a veracidade por trás das informações compartilhadas nelas. Além disso, eles são gerenciados por ACs, ou Autoridades Certificadoras, que são reguladas pela ICP-Brasil. São esses pontos que tornam os processos amparados por esses documentos virtuais tão seguros e eficientes.
Retomando a relação com o blockchain, há quem acredite que é preciso escolher um ou outro em termos de confiabilidade. Contudo, a tecnologia em cadeias de dados não é um páreo dos certificados digitais. Ela contribui para sua atuação bem-sucedida e muitos benefícios são advindos de sua integração, como:
– uso de uma rede compartilhada e distribuída;
– identificação registrada por processos em cadeia;
– revogação de certificados, bem como sua emissão, sem necessariamente depender de um agente certificador;
– garantia da autenticidade daquele que está assinando uma transação etc.
Todos esses fatores tendem a beneficiar profissionais que vão além da área de TI. Os de medicina, direito e seguradores são outros exemplos relevantes.
Afinal, os registros CFM, OAB e SUSEP podem se tornar mais simples e serem digitalizados, por exemplo. Mercados de saúde e financeiros também poderão contar com um melhor manejo de dados sensíveis.
Como definir, então, a veracidade das informações de uma transação em criptomoeda?
Após todas as informações citadas, percebe-se que a veracidade dos dados das transações feitas em criptomoedas, bem como dos certificados digitais, pode ser assegurada pela criptografia.
Enquanto o certificado digital e o amparo de instituições de peso por trás de sua atuação — como a ICP-Brasil — protegem a assinatura digital, as transações feitas com moedas descentralizadas mantêm seu caráter de segurança e descentralização em função do blockchain.
Assim sendo, ao compreender o que é essa cadeia de dados, as criptomoedas e a criptografia, se torna mais simples concluir qual é sua relação com os certificados digitais e, é claro, aproveitar suas vantagens em um futuro próximo.
E aí, gostou deste conteúdo sobre o que é blockchain? Compreender as nuances da utilização de novas tecnologias e inovações para certificar a proteção de dados é imprescindível para todas as áreas, em especial para o TI. Leve as importantes informações deste artigo adiante e compartilhe-o em suas redes sociais!
Fonte: Blog Valid Certificadora
Sobre a V/Cert
A V/Cert é uma empresa especializada dentro do grupo Valid, dedicada especificamente à área de certificação digital.
A V/Cert faz parte da família Valid que tem mais de 65 anos de história: são mais de seis décadas de constante reinvenção, moldando e recriando soluções que contribuem para tornar o mundo mais dinâmico, interconectado, confiável e seguro.
A V/Cert faz parte da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), que é um conjunto de normas e procedimentos que regulamenta a emissão e o uso de certificados digitais no Brasil. Isso confere confiabilidade e validade legal aos certificados emitidos pela V/Cert.
Contato: Capital e regiões metropolitanas: 3004-3454 Demais localidades: 0800-725-4565
Acesse o Site da V/Cert e leia outros artigos publicados no Crypto ID aqui!
Entenda por que o certificado digital é indispensável para um contador
Passo a passo para a emissão de procuração eletrônica com certificado digital!
Valid lança nova solução eSIM para atender às demandas do mercado por aplicações transversais
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!