Últimas notícias

Fique informado

Valid oferece solução e-Diploma para as instituições de ensino superior

15 de outubro de 2021

Spotlight

Do Deepfake ao ChatGPT: como a evolução tecnológica está influenciando as fraudes e golpes que vemos hoje?

Os golpes, de falsificação de identidade bancária a investimentos fictícios e golpes românticos, são cada vez mais diversificados

20 de maio de 2024

Contato Seguro une forças com a DOC9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul

Contato Seguro une forças com a Doc 9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul. Essa parceria é essencial para enfrentar o momento difícil que o estado está passando devido às enchentes.

20 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Reconhecimento facial: a nova fronteira de segurança em meio aos desafios dos Deepfakes

A capacidade dos deepfakes de imitar e falsificar identidades compromete diretamente a eficácia do reconhecimento facial

20 de maio de 2024

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

Valid marca presença no webinar Cidades Digitais 2021

Valid Cities, vertical de Smart Cities da multinacional brasileira Valid, participará do Webinar Cidades Digitais 2021.

21 de junho de 2021

Valid se une ao Programa para Fornecedores de Elementos Seguros do Google

A Valid, que já é uma empresa reconhecida globalmente nas indústrias de Identidade, Telecom e Pagamentos, reforça a sua estratégia

21 de junho de 2021

Valid lança nova marca e caminha para maior relevância digital

A multinacional brasileira Valid apresenta seu rebranding embasado em sua nova arquitetura de negócios.

17 de junho de 2021

Receita médica digital: entenda como validar, o funcionamento e as vantagens

A receita médica digital se tornou uma necessidade e uma grande aliada dos profissionais da área, que passaram a fazer prescrições aos pacientes à distância

27 de maio de 2021

Valid inicia operação de emissão de certificado digital na Colômbia. Ouça!

Após um processo de dois anos a Valid conquistou seu credenciamento junto ao Organismo de Acreditação da Colômbia (ONAC).

27 de abril de 2021

Entre as vantagens na implantação do e-Diploma estão a possibilidade de ser integrado aos sistemas internos das instituições de ensino

A obrigatoriedade do e-Diploma a todas as instituições de ensino superior foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), em 01 de março de 2021, dando o prazo até de 31 de dezembro de 2021 para que todas implementem o diploma digital (RN). 

O objetivo é reduzir os casos de fraudes com a emissão falsa de certificados e diplomas, bem como agilizar o processo de emissão desse tipo de documento. É importante ressaltar que a instituição de ensino pode continuar fazendo sua emissão física de diplomas, porém, a versão digital é obrigatória. 

A Valid, empresa multinacional brasileira especializada em identificação, conta com o e-Diploma, uma solução que está totalmente alinhada às regras estipuladas nas Portarias 1.095/2018 e 554/2020 que regem a obrigatoriedade de emissão de diplomas e documentos acadêmicos em meio digital em todo o Brasil.

Alexandre Okamoto, Gerente de Vendas de Soluções da Valid

Entre as vantagens na implantação do e-Diploma estão a possibilidade de ser integrado aos sistemas internos das instituições de ensino, além de contar com um serviço completo de assinatura digital com certificado A3 por meio do VSigner e fácil comunicação integrada via API.

Outro aspecto importante do e-Diploma é a política de assinatura, tecnicamente conhecida como AD-RC, que exige o uso de um Carimbo de Tempo homologado na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira ICP-Brasil. 

Vale ressaltar que as instituições de ensino que utilizarem a solução e-Diploma só terão benefícios. O primeiro é a grande redução de custos relacionados à impressão e envio de documentos.

Com o diploma digital esse problema é eliminado, pois o documento pode ser enviado em meio on-line para o formando, que decidirá se vale a pena imprimir ou manter documento arquivado em um computador ou celular. 

Outro ponto que merece destaque é o fato de secretarias acadêmicas lidarem todos os dias com um grande volume de documentos impressos. São muitos os processos que envolvem o manuseio de certificados e diplomas em papel, demandando, assim, inúmeras assinaturas dos responsáveis. 

Ao utilizar o e-Diploma, esse procedimento passa a ser realizada por meio do certificado digital, com assinatura eletrônica, reduzindo consideravelmente o tempo necessário para assinar cada um dos documentos.  

E o ganho em eficiência e produtividade estão garantidos, pois toda a migração de processos manuais será mais ágil com a assinatura digital de documentos educacionais.

Vale incluir também a questão da mobilidade, que é um benefício que atinge tanto a instituição de ensino quanto o próprio aluno, porque não será necessária a presença física do estudante, e nem do reitor para assinar os documentos. 

Alexandre Okamoto, Gerente de Vendas de Soluções da Valid, destaca que o e-Diploma foi desenvolvido pensando em todas as particularidades das instituições de ensino para que estas estejam adequadas à legislação e, principalmente, que estejam seguras de ter uma solução implementada totalmente protegida contra fraudes e falsificações. 

Sobre a V/Cert

A V/Cert é uma empresa especializada dentro do grupo Valid, dedicada especificamente à área de certificação digital.

A V/Cert faz parte da família Valid que tem mais de 65 anos de história: são mais de seis décadas de constante reinvenção, moldando e recriando soluções que contribuem para tornar o mundo mais dinâmico, interconectado, confiável e seguro.

A V/Cert faz parte da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), que é um conjunto de normas e procedimentos que regulamenta a emissão e o uso de certificados digitais no Brasil. Isso confere confiabilidade e validade legal aos certificados emitidos pela V/Cert.

Contato: Capital e regiões metropolitanas: 3004-3454 Demais localidades: 0800-725-4565

Acesse o Site da V/Cert e leia outros artigos publicados no Crypto ID aqui!

Certificado digital não encontrado: saiba o que fazer nesse caso

Principais dúvidas sobre certificado digital: conheça todas as resposta

O que é PUK e PIN? Como eles blindam o certificado digital?