O avanço da inteligência artificial generativa vem transformando o modo como interagimos com a tecnologia, mas também criou um terreno fértil para fraudes digitais cada vez mais sofisticadas.
Se antes os golpes exigiam habilidades manuais e limitadas, hoje ferramentas de IA tornaram barato e acessível criar identidades falsas, deepfakes e documentos forjados com qualidade impressionante.
Segundo a Pesquisa Global de Crime e Fraude Econômica 2022-2023 da PwC, 77% das empresas da América Latina sofreram algum tipo de fraude digital em suas plataformas.
Só em 2024, já foram registrados mais de 7 milhões de casos de roubo de identidade na região, de acordo com dados da Verifik. E o cenário é ainda mais crítico para o setor financeiro, um dos principais alvos de ataques, devido ao volume de dados sensíveis e transações que processa diariamente.
Mas, afinal, quais são os principais tipos de ataques no centro desse problema? Entre os mais comuns, destacam-se: phishing, malware, ataques a APIs e integrações, ataques de credenciais e engenharia social. Esses métodos, agora impulsionados por IA, se tornaram ainda mais perigosos por sua capacidade de enganar até sistemas avançados.
No micro, estão as fraudes de identidade digital — subcategoria que ganhou força na era da IA generativa. Nela, vemos desde documentos falsos criados por IA até deepfakes de fotos e vídeos usados para burlar validações, além de ataques em massa automatizados, spoofing e fraudes com identidades sintéticas.
Para as empresas, os custos vão muito além do prejuízo financeiro imediato. Os impactos incluem danos à reputação, perda de confiança do cliente e aumento significativo de despesas com segurança e compliance. E não são apenas grandes bancos que estão na linha de frente: qualquer empresa que lide com dados pessoais ou transações digitais está no radar dos fraudadores.
Pensando na importância do tema, acontecerá no dia 30 de junho (segunda-feira), às 17h, o webinar gratuito “Como combater a fraude em tempos de Inteligência Artificial generativa”, promovido pela ZapSign. O evento reunirá nomes de peso para um papo de alto nível: Leandro Ludwig, Gerente de Cibersegurança do Bradesco, que vive na prática o desafio de proteger milhões de dados e operações todos os dias; Getúlio Santos, CEO e cofundador da ZapSign e Renato Rampazzo, CGO da ZapSign.

Durante o webinar, os especialistas vão discutir os tipos de ataques mais comuns hoje, como as fraudes evoluíram com a popularização da IA, e principalmente, o que as empresas podem fazer para mitigar os riscos — desde grandes instituições até pequenos negócios que desejam se proteger.
Essa é uma oportunidade única para entender os riscos reais da IA no cenário de fraudes e descobrir caminhos práticos para fortalecer a segurança do seu negócio.
Garanta sua inscrição gratuita pelo link: https://curt.link/zapsign-webinar-fraude-IA. Não deixe para depois: o futuro da segurança digital está sendo debatido agora.
Sobre a ZapSign

Criada em 2020, a startup brasileira ZapSign permite às empresas enviar documentos para serem assinados por meio de aplicativos de mensagens, como WhatsApp, e-mail ou qualquer outro canal de comunicação.
Com mais de 2 milhões de usuários ativos e mais de 40 milhões de documentos assinados, a plataforma apresenta interface simples e intuitiva, além de excelente custo-benefício.
Dentre os clientes, estão algumas das maiores empresas do país, como Itaú, Grupo GPA, Greenpeace, L’Oréal Brasil, Unimed e Rappi. Iniciou seu processo de internacionalização em 2021 e, atualmente, conta com clientes em 21 países. Faz parte da Truora, eleita a quarta melhor startup para jovens trabalharem no Brasil, segundo o ranking Employer for Youth (EFY).
ZapSign faz parte do Grupo Truora, uma empresa com mais de 6 anos de experiência na geração de soluções tecnológicas que simplificam a comunicação entre clientes, usuários, fornecedores ou colaboradores.
Acompanhe outros artigos da ZapSign aqui!
Crypto ID posiciona-se não apenas como um veículo de informação, mas como um agente ativo na promoção de um ecossistema digital seguro. Acompanhe aspectos técnicos e regulatórios sobre Assinatura Eletrônica lendo artigos em colunas especiais sobre Assinatura Eletrônica e Documentos Eletrônicos.

Siga o Crypto ID no LinkedIn agora mesmo!
