De maneira extremamente simples, podemos dizer que um computador quântico é aquele capaz de processar informações armazenadas em sistemas quânticos, como o campo magnético dos elétrons, níveis de energia dos átomos e até mesmo polarização de fótons; alguns deles já estão em operação.
Por Vivaldo José Breternitz
Essas máquinas têm uma velocidade extremamente alta em relação aos computadores convencionais, podendo executar aplicações cujos tempos de processamento seriam impraticáveis com as máquinas atuais.
Além disso, a forma com que os dados são codificados nesse ambiente, dá a eles uma segurança muito grande.
Os Estados Unidos estão determinados a manter a supremacia nessa área da computação, e isso, além da construção de hardware e software desse tipo, inclui planos para a criação de uma internet quântica, uma rede similar à atual internet, mas com capacidade para transportar dados quânticos a uma velocidade altíssima.
Para o ano fiscal de 2021, deverão ser destinados US$ 1,3 bilhões para essa área, além de valores não divulgados para aplicações de computação quântica na área militar.
Para atingir esse objetivo, o Department of Energy (DOE), órgão de nível ministerial, desenvolveu planos para a criação de um protótipo para a internet quântica naquele país, protótipo esse que deve estar concluído em dez anos.
A espinha dorsal dessa rede será constituída pelos 17 laboratórios nacionais mantidos pelo DOE e um dos primeiros passos a serem dados será verificar se os protocolos de segurança da rede quântica serão suportados adequadamente pelas redes de fibra ótica hoje disponíveis.
Também será necessário verificar se funcionarão adequadamente nesse ambiente os repetidores quânticos que permitirão a transmissão de dados a longas distâncias.
Esses trabalhos já estão em andamento: o Argonne National Laboratory, ligado ao DOE, e a University of Chicago construíram uma rede quântica de cerca de 80 quilômetros, que está sendo usada para pesquisas na área.
Estamos ainda nos primeiros dias da computação e da internet quânticas, e como aconteceu com a ARPANET, a precursora da internet atual, ainda vai demorar muito tempo até que elas passem a fazer parte de nossa vida cotidiana, mas já podemos vislumbrar um futuro onde isso acontecerá.
Vivaldo José Breternitz é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
A computação quântica poderia ajudar a evitar a próxima grande pandemia?
Dicas para melhorar a segurança na Era da computação pós-quântica
De olho na computação quântica, DigiCert lança nova plataforma de gerenciamento de certificados TLS
Cientistas conseguem criar uma “internet” quântica real
- Por que a AnaMid é a associação que o mercado digital brasileiro precisa?Descubra como a AnaMid, associação do mercado digital, promove a inovação e a colaboração para fortalecer o setor digital brasileiro. Saiba por que se associar à AnaMid faz a diferença!
- Como a IA e IoT transformam a capacitação de equipes e a competitividade no mercado A adoção da Inteligência Artificial Generativa (GEN IA) está revolucionando indústrias ao automatizar processos criativos Em um cenário onde decisões rápidas e fundamentadas são essenciais para a competitividade, capacitar equipes a utilizar dados de forma inteligente tornou-se uma prioridade para empresas que desejam liderar o mercado. Segundo uma pesquisa da IBM, 51% dos Chief Data
- Empresa de cibersegurança lança XDR para fortalecer a defesa corporativa digital com recursos de Inteligência Artificial e Machine Learning A Blockbit, empresa de produtos de cibersegurança, anuncia o lançamento da solução XDR (Extended Detection and Response) A Blockbit, empresa de produtos de cibersegurança, anuncia o lançamento da solução XDR (Extended Detection and Response), com recursos avançados e eficazes para detecção e proteção contra ameaças e ataque em empresas de todos os tamanhos, com qualidade
- O impacto ambiental e como podemos garantir a sustentabilidade na indústria de IAPara reduzir o impacto ambiental da Inteligência Artificial, a indústria precisa adotar uma abordagem mais eficiente Por Lyline Lim A Inteligência Artificial (IA) tem transformado rapidamente diversos setores, impulsionando inovações e criando oportunidades. No entanto, o crescimento exponencial dessa tecnologia vem acompanhado de um aumento significativo no consumo de energia, gerando preocupações ambientais. À medida
- Ataques Cibernéticos no Brasil: FIESP/CIESP lançam guia completo para proteger seu negócioNovo Manual de Cibersegurança Fiesp/Ciesp orienta empresas a se lidarem com casos de vazamento de dados A pauta de cibersegurança é ‘necessidade estratégica das empresas’, diz vice-presidente do Ciesp, Francesconi Júnior O cenário de ataques cibernéticos no Brasil é alarmante. Dados da Fortinet revelam que o país sofreu 5,4 bilhões de tentativas de ataques em