Últimas notícias

Fique informado

Como o ChatGPT pode afetar a cibersegurança das empresas?

6 de março de 2023

Spotlight

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

SOLUTI alerta para os riscos do uso do ChatGPT

Alexandre Torres, diretor de Tecnologia da Informação da SOLUTI, aponta riscos no compartilhamento de informações na interação com o Chat GPT

3 de março de 2023

Novo golpe usa como isca o ChatGPT e promessa de grandes lucros

Caso caia no golpe, não tem muito a ser feito, é interessante abrir um boletim de ocorrência sobre o tema e divulgar o ocorrido

2 de março de 2023

Mudanças no mercado de trabalho com ChatGPT

A ferramenta virtual ChatGPT utiliza algoritmos para analisar dados disponíveis

27 de fevereiro de 2023

Mais da metade dos profissionais de TI prevê que o ChatGPT será usado em um ataque cibernético bem-sucedido dentro de um ano

Por Adriano Silva

Mais da metade dos profissionais de TI prevê que o ChatGPT será usado em um ataque cibernético bem-sucedido dentro de um ano
Adriano da Silva Santos, jornalista e escritor

Os agentes de ameaças têm uma nova ferramenta em seus cintos – ChatGPT.

O ChatGPT não é infalível, mas os especialistas acreditam que sua capacidade de personalizar e dimensionar ataques cibernéticos pode ameaçar a segurança das empresas, em especial as que possuem uma ampla gama de fluxo de dados. 

Afinal, todo esse hype do entorno da novidade vem obscurecendo as algumas das preocupações protetivas.

De acordo com uma pesquisa da BlackBerry com 1.500 tomadores de decisões de TI na América do Norte, Reino Unido e Austrália, mais da metade dos profissionais de TI prevê que o ChatGPT será usado em um ataque cibernético bem-sucedido dentro de um ano.

Além disso, 7 em cada 10 profissionais de TI acham que o ChatGPT é uma ameaça potencial à segurança cibernética e estão preocupados com isso. 

Isso ocorre porque assim como qualquer tecnologia, sendo aplicativo novo ou emergente, há prós e contras em sua funcionalidade.

O ChatGPT será aproveitado por bons e maus atores, e a comunidade de segurança cibernética deve permanecer vigilante nas maneiras pelas quais eles podem ser explorados.

Qualquer pessoa com acesso a um navegador da web pode usar o ChatGPT, diminuindo as lacunas de conhecimento e diminuindo a barreira de entrada. 

Com a ajuda do ChatGPT, os agentes de ameaças podem gerar mensagens bem escritas em massa direcionadas a vítimas individuais. Isso normalmente melhora as chances de um ataque bem-sucedido. 

Após o lançamento do ChatGPT, as pessoas têm lutado para distinguir entre texto gerado por IA e escrito por humanos.

Porém, mais de dois terços dos adultos não sabem a diferença entre uma carta de amor escrita por uma ferramenta de IA e por um ser humano, segundo dados da McAfee publicados este mês.

A OpenAI lançou um classificador de texto para ajudar as organizações a identificar o texto gerado pela IA, embora a ferramenta não seja confiável.

A empresa de detecção de plágio Turnitin e vários outros fornecedores também começaram a testar os recursos de detecção para escrita assistida por IA. 

O principal objetivo das empresas em relação aos ataques de phishing é impedir que os funcionários cliquem em links aleatórios ou enviem informações da empresa.

Segundo uma pesquisa da BlackBerry, grande parte dos tomadores de decisão de TI acreditam que as capacidades do ChatGPT podem ajudar os hackers a criarem e-mails de phishing mais confiáveis e que isso, será uma das principais preocupações globais dos próximos anos.

Portanto, educar os funcionários sobre como o ChatGPT e outras ferramentas semelhantes que são ou devem ser usadas no futuro por invasores pode aumentar a cautela e capacitar os funcionários a evitar esses tipos de ataques.

ChatGPT: entenda como a ferramenta controlada por inteligência artificial deve impactar o e-commerce 

Como o ChatGPT está agitando o mercado de Inteligência Artificial

ChatGPT pode se tornar o braço direito dos profissionais de marketing digital

Sobre Adriano da Silva Santos

O jornalista e escritor, Adriano da Silva Santos é colunista colaborativo do Crypto ID. Formado na Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Reconhecido pelos prêmios de Excelência em webjornalismo e jornalismo impresso, é comentarista do podcast “Abaixa a Bola” e colunista de editorias de criptomoedas, economia, investimentos, sustentabilidade e tecnologia voltada à medicina. 

Adriano Silva (@_adrianossantos) / Twitter 

Adriano Silva | LinkedIn

Leia outros artigos escritos por Adriano da Silva Santos aqui!

22mai09:0018:00The Tech Summit 20241ª edição no dia 22 de maio no Palácio Tangará, em São Paulo. 09:00 - 18:00 PALÁCIO TANGARÁ, R. Dep. Laércio Corte, 1501 - São Paulo, SP

28mai09:0012:00Webinar: O que você precisa conhecer da evolução da Criptografia Junte-se aos principais especialistas em cibersegurança do Brasil e explore soluções criptográficas inovadoras para os negócios.09:00 - 12:00

Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.

Crypto ID trilhou um caminho incrível!

Em novembro de 2024 completaremos uma Década De Sucesso!

Desde o seu início, temos sido acompanhados por uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano. Com dois milhões de seguidores por ano, nossa jornada é marcada por conquistas, inovação e colaboração.

As empresas mantenedoras têm sido pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Seu apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma delas por acreditar na nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade forte e informada.

E não podemos esquecer do nosso excepcional time de colunistas! São eles que trazem insights, análises e opiniões valiosas para os nossos leitores. Com suas vozes únicas, eles enriquecem o conteúdo do Crypto ID e nos ajudam a manter a excelência e nem a parceria incrível que temos com a Assessorias de Imprensa que nos fornecem informações atualizadas sobre as empresas que atendem.

À medida que nos aproximamos de mais um aniversário, renovamos nosso compromisso com a segurança digital, a privacidade e a tecnologia. Obrigado a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Juntos trabalhamos por um mundo digital com mais sigilo, identificação, segurança e gestão gerando confiança para que empresas, máquinas e pessoas possam confiar umas nas outras.