Últimas notícias

Fique informado

Em 1990, a Copa do Mundo da Itália serviu de lugar para minha estreia como torcedor da seleção brasileira

11 de novembro de 2022

Spotlight

Moedas Sociais e o Novo Marco Regulatório no Brasil

O Projeto de Lei (PL) 4.476/23, recentemente aprovado pela Comissão

8 de dezembro de 2023

Quais são as 44 principais empresas globais de segurança cibernética a serem conhecidas em 2024?

Conheça os principais fornecedores globais do mercado de segurança empresarial abrangendo uma gama de tecnologias e sistemas que precisam ser protegidos.

4 de dezembro de 2023

ICP-Brasil lança nova Cadeia Criptográfica em 2024. Por Marcelo Buz

Marcelo Buz, diretor de Identidade e Assinatura Digitais da DINAMO. A DINAMO Networks é especialista em segurança digital e criptografia.

27 de novembro de 2023

ID1FEST! Reúne a Comunidade de IAM Esta Semana em São Paulo

O “Primeiro Identity-First Festival” acontece dia 30 de novembro, a partir das 14 horas no espaço Tarantino – São Paulo. 

27 de novembro de 2023

As fraudes nos planos de saúde têm um impacto significativo no setor. Como a tecnologia pode ajudar?

As fraudes no setor de saúde suplementar causam grandes prejuízos às operadoras, que precisam arcar com os custos dos procedimentos realizados de forma irregular.

24 de novembro de 2023

Do papel ao digital: Modernização dos registros criminais com biometria

O ABIS digitaliza os registros em papel: para obter fotos e impressões digitais e um novo registro digital é criado.

8 de novembro de 2023

Netbr abre espaço para apresentações de IAM no Identity-First Festival

A Netbr, especialista em consultoria e projetos em arquitetura da identidade, programou para o final de novembro o encontro ID1FEST!

7 de novembro de 2023

White Paper – Como a tecnologia biométrica está reinventando a identificação do paciente

Atualmente é comum as instituições enfrentarem problemas quando os dados

11 de outubro de 2023

O álbum de figurinhas da Copa do Mundo resistiu ao disruptivo universo das tecnologias da informação e comunicação e se mantem como hype dos tempos modernos

Por Edmar Araujo

Edmar Araújo

Aos sete anos de idade, me encantei com todas aquelas nações, hinos e uniformes e, é claro, as cores do selecionado canarinho sempre me faziam (e fazem) brilhar os olhos.

Das recordações mais belas que guardo, a de ter visto bandeiras de países que disputavam o mundial na Terra da Bota estampadas em caixas de sabão em pó me marcou, especialmente a da então Alemanha Ocidental, selecionado que viria a erguer o troféu naquela ocasião ao vencer a temida Argentina, de Maradona.

32 anos depois, estamos todos entusiasmados com a chegada do mundial do Catar. Típico do brasileiro é cultivar o sentimento de vitória, mesmo quando não há grandes elencos. Ótimos, bons, regulares ou ruins plantéis, a seleção sempre teve do seu torcedor apoio quase que incondicional. E eis que entre tanta conectividade propiciando informação e, principalmente, digitalização, percebo um sobrevivente da revolução dos bites e bytes.

Sim, o álbum de figurinhas da Copa do Mundo resistiu ao disruptivo universo das tecnologias da informação e comunicação e se mantem como hype dos tempos modernos mesmo não sendo uma tendência da atualidade.

Acompanhei a saga dos meus filhos para completar seus álbuns, e como essas idas e vindas, quase quixotescas, estão na contramão da conveniência proporcionada pelos dispositivos móveis.

O processo é quase todo à moda antiga: sair para comprar, sair para trocar, sair para participar de encontro de colecionadores que vendem ou permutam suas figurinhas repetidas. Nada digital, tudo presencial, demandando dos apaixonados diálogo, capacidade de negociação e paciência.

Em pleno 2022, quando falamos de transformação digital e sua disruptividade, vemos que há coisas que não serão mudadas neste admirável mundo novo, que permanecerão como são ou estão. A verdade é que os álbuns de figurinhas demonstram, à sua maneira, que o virtual é anterior ao digital e que nossa capacidade de imaginação, imersão e realização está para além dos óculos ultrarrealistas ou da tecnologia do Metaverso.

Ao ver meninos jogando futebol na rua, algo cada vez mais raro, e imitando seus ídolos do esporte quando comemoram gols, percebo que nem toda experiência poderá migrar para o digital.

O álbum de figurinhas é o analógico do futuro, pois fatalmente em 2026, na próxima Copa do Mundo, ele estará mais uma vez disponível e a provocar a paixão pelo entretenimento não digital, mas físico, em papel, pouco conveniente e perecível.

O que mais não será digital no futuro?

*Edmar Araujo, presidente executivo da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB). MBA em Transformação Digital e Futuro dos Negócios, jornalista. Membro titular do Comitê Gestor da ICP-Brasil

MP 1085/21 é um risco ao patrimônio do cidadão, por Edmar Araújo

Entrevista: Edmar Araújo esclarece sobre pratica ilegal com o uso de Certificados Digitais de terceiros

Crypto ID entrevista: Edmar Araújo – Presidente da AARB

Bolsonaro reconhece a importância da ICP-Brasil para inibir as fraudes nas bombas de gasolina. Por Edmar Araújo

Sobre a AARB

Fundada em 2014, a Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB) é fruto dos anseios dos representantes das Autoridades de Registro da ICP-Brasil e tem por objetivo defender os interesses do segmento perante os poderes da república, sociedade civil organizada, bem como a massificação da certificação digital no País.

Por meio da AARB, as Autoridades de Registro podem fazer-se representar nas mais diversas esferas do poder público. Graças a sua atuação, as AR possuem melhores condições para alcançar objetivos do que teriam se atuassem de forma isolada.

Entidade de direito privado e sem fins lucrativos, a AARB é mantida exclusivamente por seus associados. Além dos interesses mencionados, compete a AARB disseminar a cultura da tecnologia ICP-Brasil e agregar benefícios e vantagens aos seus associados.

Confira outros artigos da AARB aqui!

SOBRE O CRYPTO ID

Empresas que apoiam o Crypto ID contribuem para a construção de um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo!

Fornecemos conteúdo de qualidade desde 2014.

Siga o Crypto ID no LinkedIn!