Cartão Nacional de Saúde integrado ao SOUL MV
Para facilitar o cadastro de pacientes em hospitais, unidades de pronto atendimento, clínicas e laboratórios e, com isso, proporcionar diminuição de filas de espera e agilizar atendimentos, a MV integra seus sistemas aos dados do Cartão Nacional de Saúde (CNS).
[blockquote style=”2″] Isso representa um ganho substancial no processo de identificação do paciente no primeiro atendimento. E, além de eliminar os cadastros manuais, ainda garante maior confiabilidade aos dados e diminui a possibilidade de rejeição das contas de atendimento SUS devido à existência de dados incorretos do paciente”declara Ubirajara Maia, diretor corporativo de Sistemas da MV,.[/blockquote]
O recurso disponível no SOUL MV que é um conjunto de sistemas para atender organizações hospitalares públicas e privadas, a partir deste mês proporcionará o rápido acesso à base de dados nacional do Ministério da Saúde.
Ao dar entrada numa instituição, o paciente pode informar o CPF ou o número do CNS para que dados pessoais (data de nascimento, nome dos pais, tipo sanguíneo, sexo, endereço, contatos, entre outros) sejam diretamente transferidos para a base cadastral do sistema MV. Sendo paciente SUS, convênio ou particular, a consulta também pode ser efetuada informando apenas o nome.
Cartão Nacional de Saúde
O Cartão Nacional de Saúde é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados. Para tanto, é necessária a construção de cadastros de usuários, de profissionais de saúde e de unidades de saúde. A partir desses cadastros, os usuários do SUS e os profissionais de saúde recebem um número nacional de identificação.
O cartão é físico e pode ser gerado e emitido pelo próprio hospital ou secretaria de saúde. Neste link
O CNS é um instrumento do Ministério da Saúde regulamentado pela Portaria 940/2011, o CNS unifica a base de dados de vários sistemas existentes no SUS, organizando a identificação do cidadão por meio de um registro único.
Esse registro é a chave de acesso do cidadão ao Sistema, por meio do Portal de Saúde do Cidadão. Todo cidadão brasileiro deve ter o CNS.
A novidade é que a MV lançou para a sua base de clientes, que são mais de 1000 instituições hospitalares em todo o Brasil, a funcionalidade que permite ao sistema MV puxar os dados do paciente que estão disponíveis no Cartão Nacional de Saúde com o objetivo de agilizar o cadastro durante o atendimento.
A responsabilidade pelas informações dos usuários e pacientes do CADSUS, bem como a custódia e segurança dos acessos e de todas as informações, é do Ministério da Saúde, que tem protocolos bem definidos de segurança.
Recentemente, o Ministério da Saúde promoveu uma higienização destes dados unificando os pacientes que continham mais de um cadastro no CADSUS – Sistema de Cadastramento de usuários do SUS.