Internet Móvel 3G – Convergência Digital
:: Da redação
‘Carteira digital: Um dia, você ainda vai ter uma’, não parece mais um discurso presente em todas as apresentações dos fornecedores atentos à evolução da tecnologia celular. Mas, sim, um projeto que começa a ganhar contornos práticos no mercado mundial.
Nos Estados Unidos, por exemplo, no mesmo dia em que o Google anunciava a sua entrada no segmento de pagamento móvel – ao revelar que a próxima versão do Android dará suporte à tecnologia NFC ( pagamento sem contato), operadoras deixaram de lado suas diferenças de mercado e formalizaram uma joint venture para pagamentos móveis.
AT&T, Verizon e T-Mobile estão unidas à frente da iniciativa, batizada de Isis, com o intuito de alavancar o uso do celular como meio de pagamento. Com 220 milhões de clientes, as teles planejam tornar comercial o projeto em 18 meses, e já abriram frente para outros participantes, entre eles, bancos e lojas.
A proposta é basear o serviço na tecnologia NFC (Near Field Communications), que permite o uso do celular para pagamento sem contato: basta aproximá-lo de um leitor. Fato é que a NFC começa a ganhar força também entre os fabricantes de celulares. A Nokia, por exemplo, garante que terá celulares compatíveis com a tecnologia a partir de 2011.
No Brasil, a Febraban estuda a adoção de uma carteira digital comum às entidades bancárias. Mas os planos ainda não são detalhados em função dos acordos a serem selados com as operadoras. Contratada pela entidade, a A.T.Kearney prevê que a carteira eletrônica só será uma realidade a partir de 2012, quando a 3G e os smartphones serão dominantes no segmento móvel celular.
– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google”
O Blog apresenta sempre novidades sobre certificação digital. Conheça e divulgue.