Últimas notícias

Fique informado

Você sabia: Certificado Digital tem validade

02/09/2019

De dez em dez anos você renova seu passaporte. De cinco em cinco, a Carteira Nacional de Habilitação (no caso de condutores com menos de 65 anos).

Você também pode ouvir essa matéria. Aperte o play!

O RG também é renovado nas situações em que o titular passa por grandes mudanças físicas ou de informações pessoais (como o sobrenome); quando o documento é utilizado para viajar para países do Mercosul (e a emissão foi feita há mais de dez anos) e, também, quando há muitas avarias no papel.

Assim como esses documentos, o Certificado Digital tem data de validade. Isso porque ele identifica Pessoas Físicas e Jurídicas na esfera digital e concede validade jurídica e não repúdio às transações realizadas por meio dele.

“E, para garantir essa autenticidade, é preciso que os dados sejam constantemente atualizados”, explica Leonardo Gonçalves, diretor Comercial da Certisign.

Atenção ao vencimento

O Certificado pode ter validade de 12, 18, 36 e 60 meses. Por isso, é necessário que o titular atente-se ao vencimento, principalmente no caso do e-CNPJ, que é uma ferramenta indispensável para quem tem seu próprio negócio – realidade de mais de 52 milhões de brasileiros, de acordo com dados do GEM (Global Entrepreneurship Monitor).

“Se não estiver válido, o Certificado Digital torna-se inutilizável. Isso significa que o indivíduo não conseguirá cumprir com as entregas fiscais, emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e assinar digitalmente em nome da empresa”, ressalta o executivo.

“A renovação deve ser solicitada antes da data de vencimento, de forma que não interrompa ou atrapalhe seus negócios”, complementa.

Oportunidade

Leonardo Gonçalvez | Diretor Comercial da Certisign

Gonçalves comenta, ainda, que a Certisign oferece condições especiais para a renovação de Certificados Digitais.

A Autoridade Certificadora, normalmente, já concede aos clientes 10% de desconto nas renovações feitas dentro do prazo de validade, mas, a partir de hoje (02/09) até 6 de setembro, o percentual será ampliado para 30% restrito à renovação de e-CNPJ – válido, inclusive, para os Certificados de outras Certificadoras.

“Caso o usuário tenha um Certificado Digital que não está próximo do vencimento, também poderá obter o desconto.

Basta comprar a renovação durante esse período e emitir o novo Certificado somente quando o que está em vigor estiver prestes a expirar”, finaliza o executivo.

 

  Veja nossa coluna da Certisign