LONDRES – Um em cada sete usuários de smartphones foi conscientemente vítima de fraude de identidade no ano passado, revela novo relatório de pesquisa da GBG, especialista global em localização digital, verificação de identidade e software de fraude.
O relatório entrevistou consumidores que possuem um smartphone e líderes de negócios no Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, EUA e Austrália. Entre os consumidores pessoalmente impactados pela fraude de identidade:
- 40% tiveram uma compra online não autorizada feita usando o número do cartão de crédito ou débito
- 31% tiveram dinheiro transferido para fora de sua conta bancária
- 28% tiveram o cartão físico de crédito ou débito roubado e usado
- 24% têm seu número de celular roubado ou clonado
Reconstruindo a confiança
O relatório do GBG revela um cenário atual de desconfiança para os consumidores. Mais de dois terços (67%) dos consumidores estão preocupados que seus dados pessoais estejam disponíveis para venda a fraudadores na internet, e mais da metade (57%) desconfia de sites de comércio eletrônico, acreditando que seus dados “não são nada seguros” ou apenas “um pouco seguros”.[1]
O nível de ansiedade é alto entre os consumidores em todo o mundo, com mais de nove em cada dez (92%) preocupados em ser vítimas de fraude no futuro.
A batalha para combater as fraudes também se intensificou para as empresas. Mais da metade dos líderes empresariais (55%) experimentou alguma tentativa de fraude conhecida ou suspeita nos últimos 12 meses, com metade (49%) dos entrevistados dizendo que aumentou em comparação com o ano passado.
Para mais de um terço (38%) desses líderes empresariais, a violação média de fraude custou a seus negócios entre £ 10.000 e £ 50.000.
No entanto, os danos financeiros não são a única preocupação – quase metade (43%) das empresas viu danos duradouros à reputação da marca como um dos maiores riscos potenciais de fraude.
Os três principais riscos de fraude para as empresas são
- Fraude de identidade sintética – a criação de uma identidade digital falsa usando uma combinação de dados de identidade falsos e reais – 68% das empresas relataram casos anuais sustentados ou aumentados.
- Fraude de abuso de promoção – casos de golpistas que se inscrevem com sucesso em um serviço várias vezes para explorar ofertas de marketing para novos clientes – 64% das empresas relataram casos anuais sustentados ou aumentados.
- Tomada de conta – casos de golpistas que conseguem acessar a conta online de um indivíduo – 68% das empresas relataram casos anuais sustentados ou aumentados.
Mudança no sentimento do consumidor: onboarding é um bom atrito
O relatório State of Digital Identity 2022 da GBG revelou uma tendência crescente de ‘The Great Switch’, onde os consumidores estavam mais do que dispostos a abandonar uma marca se tivessem uma experiência de integração ruim.
No entanto, os dados deste ano revelam que o sentimento do consumidor está se voltando para um desejo de maior segurança em vez de uma experiência sem atrito quando se trata de onboarding.
Quando questionados sobre a importância da rapidez, facilidade e segurança, os consumidores avaliam a segurança como a mais alta: 64% afirmando que é extremamente importante contra 32% afirmando que a velocidade é extremamente importante.
Como resultado, a proteção da identidade de um consumidor está se tornando cada vez mais crítica para que as empresas conquistem e mantenham a confiança do cliente: mais de quatro em cada cinco (83%) consumidores acreditam que é responsabilidade das empresas proteger seus dados de identidade pessoal e 85% dos consumidores em todo o mundo preferem marcas que oferecem ferramentas avançadas de verificação de identidade como parte de um compromisso de combater o roubo e a fraude de identidade.[2]
Ao comparar as expectativas dos consumidores e as prioridades atuais de integração das empresas em uma escala de alto a baixo atrito, há uma disparidade de opiniões.
Os consumidores estão inclinados a aceitar atritos “bons” em favor de uma prevenção robusta de fraudes, no topo da tabela (52%), enquanto as empresas são ponderadas para a rapidez e simplicidade (63%).[3]
Segundo Gus Tomlinson, diretora de produtos da GBG, “No mundo digital de hoje, consumidores e empresas estão enfrentando fraudes cada vez mais sofisticadas realizadas por um exército crescente de golpistas experientes em tecnologia adeptos da engenharia social e do uso ilegal de dados de identidade digital. As pessoas estão certas em ser cautelosas no cenário atual e não é surpreendente que mais consumidores queiram a garantia de mais cheques das empresas ao acessar bens e serviços on-line.”
“Embora a maioria das empresas entenda a crescente ameaça de fraude e, em particular, a fraude de identidade – 95% das organizações que pesquisamos usam a solução de verificação de identidade – as empresas agora precisam trabalhar para encontrar o equilíbrio certo na integração do cliente para se ajustar em tempo real para oferecer grande velocidade ou maior escrutínio dependendo dos sinais de fraude.[4]
Só assim as empresas começarão a reconstruir a confiança do consumidor e se beneficiarão da atração e retenção de clientes.”
Para mais informações e para baixar o relatório completo, acesse: https://www.gbgplc.com/en/reports/the-state-of-digital-identity-2023/
Estado Global da Identidade Digital 2023 do GBG
Aqui no Crypto ID você encontra reunidos os melhores estudos e pesquisas sobre o universo da Segurança da Informação aplicada a diversas verticais de negócios. Acesse nossa coluna e conheça!
A Jornada De 10 anos Do Crypto ID: Do Pioneirismo À Referência
Em novembro desse ano completaremos uma década. Desde 2014, construímos uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano que passa. Atualmente, dois milhões e meio de usuários únicos, por ano, acessam nosso portal e fazem a nossa jornada ser marcada por conquistas, inovação e colaboração.
As empresas mantenedoras têm sido o pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Esse apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma das empresas por acreditar em nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade bem informada e mais segura.
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!