Últimas notícias

Fique informado

IA nos negócios: como implementar a Inteligência de forma progressiva e efetiva

4 de março de 2024

Spotlight

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

Cancelamento de hipotecas – Assinatura avançada versus qualificada – Parte II

Essa segunda parte discute os padrões e requisitos para o processamento eletrônico de documentos no registro de imóveis no Brasil.

15 de maio de 2024

Cancelamento de hipotecas – Assinatura avançada versus qualificada – Parte I

Questão das assinaturas eletrônicas no Registro de Imóveis é incerta, mesclando aspectos tecnológicos e jurídicos.

14 de maio de 2024

Por que é tão complexo se proteger de ataques cibernéticos? Por Rodrigo Fragola

“A meta agora não é alcançar segurança absoluta, mas sim segurança relativa no mercado em que se atua.” Fragola

13 de maio de 2024

Edmar Araujo, o novo diretor-executivo da ANCD concede sua 1ª entrevista ao Crypto ID

Edmar Araujo diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital e fala com exclusividade ao Crypto ID.

13 de maio de 2024

Confira 7 dicas para a redução do uso de papel nas empresas

São sete dicas essenciais para ajudar as empresas a reduzirem o uso de papel e promoverem práticas mais sustentáveis.

9 de maio de 2024

A predição é a possibilidade de rodarmos modelos de IA em nossos dados e predizermos padrões, por exemplo, risco de fraudes

Por Alexandre Torres

Alexandre Torres, Diretor de Tecnologia da Soluti (CIO) | MSc | PMP | OCAJP

Eu costumo dizer que meu conhecimento de mecânica de automóveis é suficiente para eu abrir o capô do carro, colocar as mãos na cintura e balançar a cabeça, dizendo “tem alguma coisa errada”.

Com tantos avanços e notícias sobre inteligência artificial, os líderes de negócios se sentem dessa mesma maneira. Olham para a tecnologia, olham para os processos internos da empresa, balançam a cabeça e pensam: “eu devia estar fazendo alguma coisa com isso”… Mas o quê?

Antes de tentar responder a essa pergunta, precisamos dividir a IA em duas áreas de possibilidades: predição a partir dos dados e IA generativa.

A predição é a possibilidade de rodarmos modelos de IA em nossos dados e predizermos padrões, como, por exemplo, churn de clientes ou risco de fraudes. O ingrediente mais importante para a predição são dados, muitos dados. Quanto mais, melhor.

Por outro lado, temos a IA generativa (leia-se ChatGPT) e sua maravilhosa capacidade de conversar sobre diversos assuntos. Nesse caso, o ingrediente principal é a criatividade na adoção, já que o modelo está pronto.

Com isso em mente, vamos tentar responder a pergunta inicial do texto: o que eu deveria estar fazendo com isso? Como podemos definir um roadmap de adoção de tecnologias de inteligência artificial que nos façam evoluir do ChatGPT para verdadeiros impactos nos negócios? Vou organizar uma divisão das oportunidades em quatro categorias, de acordo com o grau de maturidade, complexidade e retorno sobre o investimento (ROI) esperado.

Comece usando IA hoje

IA no desenvolvimento de software – Incentive o pessoal de TI a usar o máximo a sugestão e geração de código para aumentar a produtividade no desenvolvimento. Pague uma licença do Github Copilot para cada um dos desenvolvedores e veja a produtividade aumentar instantaneamente.

Em todas as áreas correlatas ao marketing, utilize ao máximo ferramentas para acelerar a produção, como geradores de conteúdo, imagens e vídeos.


Faça do ChatGPT seu melhor amigo. Ele é uma ferramenta poderosa para agilizar várias tarefas do nosso dia a dia. Faça perguntas que você está se fazendo, utilize-o para traduzir textos, escrever textos melhores, analisar cenários e propor pautas.

Comece a usar IA em um mês

Se você tem atendimento a clientes, busque uma solução de IA conversacional para suporte em geral, que pode melhorar a satisfação, a fidelização e a redução de custos. Existem vários fornecedores oferecendo esses modelos prontos para uso, com pouco ou nenhum treinamento necessário. Talvez um mês seja um exagero, dependendo do tamanho do seu problema, mas o atendimento com IA é um produto pronto e de fácil implantação.

Comece a usar IA em um ano

Construa uma boa estrutura de dados e invista em predições, que podem otimizar processos, aumentar receitas e reduzir riscos. Você vai precisar investir em gente e ferramentas para ter um data lake pronto. Depois, mais um pouco de gente e ferramentas, pode começar a extrair insights e predições para o seu negócio. Aqui, o importante é ter os casos de uso bem pensados (predição de fraudes, predição de churn…).

Longo prazo

IA aplicada aos processos de negócios, análise de fluxo da operação e substituição de mão de obra com a automação generativa é o verdadeiro “pré-sal” da IA. Mas para isso, é necessário ter processos bem mapeados, investir em gente e ferramentas feitas sob medida. Aqui estamos falando de processos, automação via robôs e IA. É um investimento de longo prazo, mas com um enorme potencial de retorno. Mas comece a fazer a lição de casa hoje. Olhe para seu backoffice e questione quais são as tarefas puramente mecânicas e que não agregam valor. Elas são as primeiras candidatas.

Como você pode ver, existem diversas oportunidades de investimento em IA para o seu negócio, desde as mais simples até as mais complexas. O importante é ter clareza dos seus objetivos, das suas necessidades e dos seus recursos disponíveis. Assim, você poderá escolher as melhores soluções para o seu caso e aproveitar os benefícios da IA.

Sobre Alexandre Torres

Alexandre Torres, Diretor de Tecnologia da Soluti (CIO) | MSc | PMP | OCAJP

Alexandre Torres é um profissional altamente experiente com mais de 30 anos de experiência na indústria de TI, incluindo 20 anos liderando projetos importantes. Ele se destaca em planejamento, entrega e inovação, e está comprometido em ajudar aqueles ao seu redor a alcançar o mesmo nível de sucesso.

Na Soluti Certificação Digital, ele lidera as equipes de desenvolvimento, infraestrutura e sistemas críticos para garantir que a segurança, a entrega rápida e a inovação permaneçam as principais prioridades.

Will AI replace my job? Well… – By Alexandre Torres

Generative AI and future of work, by Alexandre Torres

Proposta de Modernização da ICP-BR: extinção do Certificado PJ, introdução do Selo Eletrônico e implicações no Mercado – Por Alexandre Torres