A Boeing foi atingida na quarta-feira 28/03 pelo vírus WannaCry, e após um susto inicial dentro da empresa de que equipamentos vitais de produção de aviões pudessem ser derrubados, os executivos da empresa ofereceram garantias de que o ataque foi aniquilado com danos mínimos.
Embora a notícia do ataque tenha desencadeado um alarme generalizado na empresa e entre os clientes das companhias aéreas durante o dia, à noite a Boeing pedia calma.
“Fizemos uma avaliação final”, disse Linda Mills, chefe de comunicações da Boeing Commercial Airplanes. “A vulnerabilidade foi limitada a algumas máquinas. Nós implantamos patches de software. Não houve interrupção do programa do jato 777 ou de qualquer um dos nossos programas. ”
No começo do dia, quando o ataque cibernético ocorreu, a reação não foi nada calma
Mike VanderWel, engenheiro-chefe da engenharia de produção da Boeing Commercial Airplane, enviou um alerta alarmante sobre o vírus que pedia “todas as mãos no convés”.
A mensagem de VanderWel dizia que o ataque exigia “uma resposta semelhante a uma bateria”, uma referência aos incêndios de bateria em voo do 787 em 2013 que aterrissaram a frota mundial de Dreamliners e levou a um extraordinário esforço de engenharia de três meses para encontrar uma solução.
“Estamos em uma chamada com quase todos os VPs da Boeing”, disse o memorando de VanderWel.
“Nosso centro de operações de segurança cibernética detectou uma intrusão limitada de malware que afetou um pequeno número de sistemas”, afirmou.
Falando na noite de quarta-feira, Mills disse que a especulação na mensagem de VanderWel de que cerca de 777 equipamentos de produção podem ter caído acabou por não ser verdade.
Ela acrescentou que o ataque foi limitado aos computadores da divisão Commercial Airplanes e que as unidades militares e de serviços não foram afetadas.
“Até onde sabemos”, disse ela, a crise acabou e o ataque não causou danos significativos”.
Como isso aconteceu?
Ataques de ransomware aumentaram nos últimos anos. A cidade de Atlanta experimentou um ataque de ransomware de cinco dias, que foi na maior parte corrigido até terça-feira.
No entanto, Jake Williams, fundador da consultoria de segurança cibernética Rendition Infosec, disse que a parte ransomware WannaCry está quebrada e que não há como pagar um resgate que recuperará arquivos depois de criptografados.
O único propósito para um hacker implantá-lo é danificar os sistemas de computador.
O vírus WannaCry surgiu pela primeira vez em um ciberataque em todo o mundo em maio de 2017. Depois que um único computador é infectado, ele pode se espalhar para todos os computadores Windows em uma rede.
Fonte: www.seattletimes.com
[button link=”https://cryptoid.com.br/?s=wannacry” icon=”Select a Icon” side=”left” target=”” color=”2ea5b7″ textcolor=”ffffff”]quer ler um pouco mais sobre Wannacry? Clique aqui!![/button]
fevereiro, 2025
Ordenar por:
rand
Tipo de evento:
Todos
Local do evento:
Todos
Organizador do evento:
Todos