Últimas notícias

Fique informado

Como o uso da Inteligência Artificial está revolucionando o Customer Success no setor financeiro

21 de dezembro de 2023

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Inteligência Artificial: os benefícios da IA no dia a dia do usuário de ERP

A inteligência artificial é cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e tem se mostrado uma ferramenta para melhorar a produtividade

14 de abril de 2023

Você confia nas Inteligências Artificiais?

Atualmente, estamos vivendo uma onda de solucionismo com as tecnologias de inteligência artificial, buscando um problema a ser resolvido

12 de abril de 2023

Einstein promove evento para discutir a importância da IA na saúde

V MIT Critical Data HIAE Datathon in Healthcare / III Simpósio Internacional de Big Data em Saúde acontece entre os dias 14 e 16 de abril

12 de abril de 2023

Congresso RPA & AI vem em um ótimo momento para preparar as estratégias corporativas em AI

O evento reuniu mais de 100 palestrantes e um público de quase 3.000 executivos e especialistas em AI nos dias, 4 e 5 de abril

11 de abril de 2023

DATEN anuncia investimento em pesquisa e desenvolvimento no setor de aeronaves não tripuladas

A DATEN, empresa 100% brasileira e especializada na produção de equipamentos de informática, anuncia investimento para acelerar a JETWIND

11 de abril de 2023

Soluções Enterprise da NVIDIA e TDFX viabilizam a criação de mundos virtuais e experiências no metaverso

Estúdio brasileiro de efeitos visuais utiliza o NVIDIA Omniverse para agilizar processos e facilitar a criação de avatares

11 de abril de 2023

Em um mercado competitivo e digital, estratégias focadas no cliente tem se destacado entre companhias que buscam se manter competitivas

Por Caio Bretones

Caio Bretones, head de produtos de Digital Banking da Dimensa

Em um mercado competitivo, dinâmico e digital como o atual, estratégias de negócio focadas no cliente tem se destacado entre companhias que buscam se manter competitivas, como é o caso do Customer Success (CS).

Definido por muitos como uma filosofia empresarial, este conjunto de práticas tem revolucionado o processo de atendimento e relacionamento com o cliente por contribuírem para a maior satisfação e fidelização, o diferencial competitivo e o aumento nas vendas.

Muitas empresas do setor financeiro também passaram a implementar essas práticas em seu dia a dia, contando com a tecnologia como uma grande aliada.

Nesse contexto, as recentes inovações no âmbito de Inteligência Artificial, como a IA Generativa, têm impactado grandemente a área.

Isso porque, por meio de diferentes aplicações das tecnologias de IA, o relacionamento com o cliente pode ser aperfeiçoado em inúmeras frentes.

Como resultado, a jornada de compra de milhares de consumidores ao redor do mundo tem sido aprimorada tanto no mercado B2B como B2C.

Em Customer Success, o principal uso da IA é no atendimento ao cliente. No Brasil, as ferramentas de chatbots têm se popularizado cada vez mais, se tornando mais do que uma tendência, uma necessidade para as organizações que desejam oferecer uma experiência personalizada ao seu consumidor.

De acordo com a pesquisa de 2023 do Mapa do Ecossistema de Bots, realizado pelo Mobile Time, o Brasil possui pelo menos 144 mil chatbots em atividade em diferentes áreas, um aumento de 148% com relação ao ano de 2022.

A pesquisa destaca ainda que o setor financeiro é o segundo na lista dos que mais demandam projetos de bots no Brasil, o que comprova que a inovação é uma pauta importante para os líderes deste mercado.

Outro dado relevante descoberto pelo estudo é que 72% das empresas que atuam no mercado de bots do Brasil já incorporaram o uso do recurso de IA Generativa em suas ferramentas.

Ou seja, o uso dessa tecnologia vem se destacando, pois permite um atendimento ao cliente muito mais ágil, personalizado, responsivo e eficiente.

Além disso, outra característica positiva da IA é o processamento de uma grande quantidade de dados de forma rápida. No caso do Customer Success no setor financeiro, é possível enviar recomendações de produtos personalizados para os clientes e realizar previsões de eventuais interesses de compra no futuro.

Por meio do estudo de perfil do consumidor, a tecnologia também permite a adoção de estratégias de cross-selling e up-selling para potencializar novas receitas.

Outra vantagem do uso da IA é a automação de tarefas. Com isso adquire-se benefícios desde atendimentos mais rápidos, até equipes mais otimizadas, com colaboradores realizando atividades mais estratégicas para as organizações.

No geral, o uso da IA no campo de Customer Success tende a beneficiar tanto os clientes, com uma jornada de compra melhor e mais satisfatória, quanto as companhias, com a gestão da comunicação, atendimento e oportunidades de vendas com os consumidores de forma mais rápida e digitalizada.

Para que a estratégia de adoção da IA seja efetiva, é importante se atentar a alguns pontos: o primeiro deles é o mapeamento de todos os processos de aplicação da IA e a identificação de etapas em que a presença do fator humano seja primordial.

Sabemos que existem casos específicos em que o contato pessoal ainda é muito importante e ajuda a resolver problemas que o algoritmo não é capaz de interpretar.

Portanto, os processos devem ser estruturados e organizados de modo a oferecer uma experiência sem atritos ou frustrações para o consumidor, seja por meio da presença digital, humana ou híbrida entre os dois. Realizar treinamentos e capacitar as equipes para o uso das ferramentas de IA também é outro ponto fundamental.

O relacionamento entre empresas e consumidores está cada vez mais digital, e existem muitas oportunidades positivas a serem exploradas pela aplicação da IA nas estratégias de Customer Success. Garantir uma experiência de compra fluída, eficiente e integrada por meio de ferramentas de IA é um importante diferencial competitivo.

Assim, acredito que é válido investir atenção nesse conceito, pois já é possível afirmar que isso é uma realidade, e não mais apenas uma tendência.

Metaverso e o futuro do Customer Experience

Customer experience: entenda sua importância para um negócio

Inteligência Artificial e Chatbots: como as novas tecnologias estão revolucionando a forma como as empresas se relacionam com os clientes

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!