A Google não confirmou a informação, divulgada inicialmente pela Bloomberg. Um representante da Sprint afirmou que a operadora “não comenta rumores ou especulações”.
Os aparelhos Android vão usar a tecnologia sem fio de curto alcance para permitir o pagamento em terminais receptores NFC em lojas e paradas de trânsito, de acordo com os informes.
O interesse da Google está na publicidade móvel, e a tecnologia NFC seria capaz de lidar com cupons móveis para bens e serviços.
Em abril, uma porta-voz da Sprint confirmou que a operadora estaria prestes a adotar a tecnologia NFC em parceria com uma empresa não identificada. A abordagem da Sprint permitiria que os pagamentos móveis fossem cobrados do cartão de crédito do usuário.
A Sprint geraria receita vendendo anúncios e cupons.
Por sua vez, em março afirmou-se que a Google estaria trabalhando com a MasterCard e o CitiGroup para levar o recurso de NFC aos celulares com Android.
À época, alguns analistas disseram que a Sprint estaria trabalhando com outras operadoras para adotar a tecnologia NFC em pagamentos móveis. A notícia de que a Spirint está trabalhando com a Google pode significar que o envolvimento da operadora com NFC está definitivamente selado.
As outras três grandes operadoras dos EUA – Verizon Wireless, AT&T e T-Mobile EUA – trabalham em um projeto conjunto chamado Isis.
O grupo planeja montar um projeto piloto de NFC em Salt Lake City em 2012.
De forma mais concreta, a Visa e 14 bancos anunciaram em 14 de maio planos para lançar um sistema de carteira digital em meados de outubro nos EUA e no Canadá, usando NFC em smartphones e tablets.
Analistas viram a abordagem da Visa como a mais completa já anunciada para os EUA.
Leia outras mtérias sobre NFC