Por Vinícius Costa
A Infraero iniciou a implantação de um sistema de certificação digital para ampliar a segurança no registro e tramitação de documentos por meio eletrônico.
A ação começou a ser desenvolvida no final do ano passado e envolvem os empregados que desempenham funções de confiança na empresa ou que necessitem de assinaturas digitais para realização de transações eletrônicas.
O serviço começou a ser utilizado nos Aeroportos Internacionais de Foz do Iguaçu/Cataratas (PR), Recife/Guararapes (PE), João Pessoa/Presidente Castro Pinto (PB) e Brasília/Presidente Juscelino Kubitschek (DF). Os analistas agora trabalham na validação dos certificados dos aeroportos de Ilhéus/Jorge Amado (BA) e Teresina/Senador Petrônio Portella (PI).
Com a adoção desse novo sistema, a Infraero vai aperfeiçoar o trâmite de informações em suas dependências. “Os empregados poderão, por exemplo, assinar digitalmente documentos formais da empresa sem precisar imprimir. Também contarão com autenticação segura nas aplicações web, transações com sistemas do governo, assinatura de e-mail e petições eletrônicas”, explica o superintendente de Tecnologia da Informação, Flávio Rodrigues.
Santos Dumont Rio de Janeiro |
A previsão é de que a emissão dos certificados digitais para toda a Rede Infraero, que envolve a Sede e 67 aeroportos, seja finalizada em agosto de 2011, num investimento de R$ 1,4 milhão.
Fonte: Consulado Social
O Blog apresenta sempre novidades sobre certificação digital. Conheça e divulgue.