O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITIda Informação (ITI) realizou na manhã desta quinta-feira, 17 de dezembro, a quarta reunião virtual com representantes do mercado, indústria e associações de certificação digital, para apresentar o atual estágio dos trabalhos do Grupo de Trabalho Técnico Vídeo Conferência (GTT/VC), instituído pela Portaria ITI n° 049, de 20 de outubro de 2020.

O GTT/VC tem a finalidade de realizar estudos e apresentar uma proposta para normatizar procedimentos e requisitos técnicos de coleta biométrica e cadastro inicial por videoconferência, de requerentes de certificados digitais ICP-Brasil.
Na ocasião, o ITI informou que a partir das avaliações de uma base de cerca de 160 mil registros, foram tiradas conclusões extremamente positivas e animadoras, porém ao mesmo tempo foram identificadas fragilidades que precisam ser tecnicamente endereçadas.
O coordenador do grupo de trabalho e assessor especial do ITI, Wilson Hirata, comunicou que o grupo está analisando, em paralelo, as soluções de biometria de empresas do mercado, que permitiriam, por videoconferência, capturar as digitais e efetuar a prova de vida dos requerentes.
Também foi informado que, diante da complexidade do tema, do elevado grau de segurança exigido e do volume de dados a serem analisados, será necessária prorrogação de 60 dias no prazo inicialmente previsto.
Objetiva-se assim, com o aprofundamento destes estudos, que as conclusões e recomendações do grupo sejam bem embasadas, minimizando os riscos que possam ameaçar o nível de segurança do processo de emissão de certificados digitais ICP-Brasil.
O pedido de prorrogação fundamenta-se no art. 3° da portaria que instituiu o GTT/VC, o qual estabelece o prazo de até 60 dias, prorrogáveis por igual período, para a entrega de relatório com as conclusões e recomendações à direção do ITI.
O ITI estima que a minuta da Instrução Normativa seja discutida ainda em 2020, compartilhada com o mercado no início de 2021, para discussão e recebimento de contribuições, e então, se necessário, imediatamente pautada em reunião do Comitê Gestor da ICP-Brasil.
A reunião foi coordenada pelo diretor-presidente do ITI, Carlos Fortner, e contou com a participação dos assessores e membros da equipe técnica do Instituto e de representantes da Casa Civil, AARB, ABRID, ANCD, ANCert, ATID, Certisign, DigitalSign, Safeweb, Serasa Experian, Soluti e Valid.
Fonte: ITI
- Brasil se destaca na programação da Cúpula IDForo 2025 que está sendo realizada no Paraguai
- CNC Realizará o CI25 no Rio de Janeiro com Líderes de Outras Nações para fortalecer o comércio internacional
- ITI inicia nova etapa de modernização com foco em dados e segurança digital
- Valid Certificadora obtém credenciamento para nova cadeia v12 da ICP-Brasil!
- Portaria 8.715/2025: MGI inclui CIN e ICP-Brasil como prioridades em 2026
- O Selo Eletrônico e o desafio sistêmico da modernização da confiança digital. Por Edmar Araújo
- Projeto aprovado veta desconto automático no INSS e inclui autorização com uso de assinatura qualificada
- Países do Mercosul aprovam declaração para avançar no reconhecimento mútuo de Identidades Digitais
- ICP-Brasil e o princípio do não repúdio: por que a certificação digital é a base da confiança no mundo online?
- ICP-Brasil é aliada no combate à falsificação de atestados e receitas médicas
- Modernização do sistema fazendário será debatida no WorkFAZ





























