A blockchain tornou-se a grande febre da Internet atual, e as empresas que querem parecer “cool”, precisam incluir esse nome, de algum jeito, nas suas descrições de produto
Por Sergio Leal
Por outro lado, os certificados digitais nunca conseguiram alcançar grande popularidade. Na a maioria das empresas. Mesmo sendo de ampla aplicação e capaz de aumentar o retorno sobre os investimentos em TI, eles sempre acabam restritos aplicações obrigatórias do Governo.
Assim, tanto a blockchain quanto a certificação digital abordam o tema “assinatura digital” em um contexto ou outro, ganharam o status de concorrente. Esse debate acabou saindo dos porões geeks para a ribalta da grande mídia e com ela a ideia de que enfim a hora da assinatura digital chegou! Será isso mesmo?
Como anda o blockchain?
Blockchain é uma grande idéia, e quanto a isso não há dúvidas. Sua grande implementação começou nas criptomoedas (pelo Bitcoin) e espalhou-se para smart contracts e ICO (Initial Coin Offering).
Diferente dos produtos tradicionais que são ‘empurrados’ pelas grandes empresas para o consumidor, o blockchain vem seguindo o caminho contrário,e a aceitação orgânica do público começa a mostrar o impacto dessa tecnologia em todos os setores.
E onde entra a assinatura digital?
Assinatura digital é uma funcionalidade oferecida às aplicações através de algoritmos de criptografia assimétrica como RSA e curvas elípticas. Dessa maneira, podemos partir do princípio que ela independe completamente da existência de certificados digitais ou blockchain.
Quando enxergamos assinatura digital como um componente tecnológico, estamos descrevendo um mecanismo de baixo nível utilizado em muitas aplicações do dia a dia e que nem sempres está evidente. Já falamos de blockchain e do uso de certificados digitais mas podemos citar outras aplicações bem conhecidas como DRM (Digital Rights Management), Web of Trust, Conexões SSH que também utilizam assinatura digital. Quando olhamos essa lista, fica claro que incorporar assinatura digital, da mesma maneira que qualquer outro elemento tecnológico, não transforma duas aplicações em concorrentes diretos.
Mas para que servem Blockchain e Certificados Digitais?
Blockchain funciona como um grande banco de dados distribuído onde ativos digitais podem ser transferidos de uma entidade para outra. Quando ela se mostra ideal para a criação de aplicações como criptomoedas, fica claro que o anonimato é uma de suas características fundamentais. Sem anonimato não há como implementar o conceito de ‘dinheiro virtual’.
Os certificados digitais têm a característica oposta, existem exclusivamente para ligar a identidade das entidades (pessoas. organizações…) com chave criptográficas e tem por facilitar que tais entidades sejam identificadas.
Podemos ver que são características bem distintas e complementares, e portanto, muito mais do que concorrer entre si, Blockchain e Certificados Digitais podem se complementar e apoiar a construção de aplicações sofisticadas e de grande valor.
[button link=”www.cryptoid.com.br” icon=”fa-align-center” side=”left” target=”” color=”10206e” textcolor=”ffffff”]Acompanhe as notícias sobre Blockchain e Identificação Digital no Crypto ID! O maior portal brasileiro sobre Identificação Digital.[/button]
Para que o Blockchain seja adotado na escala que esperamos, ele precisará transcender as aplicações anonimas (como dinheiro virtual) e poderá ser o grande impulsionador das tecnologia de certificação digital na sociedade.
Sérgio Leal
Ativista de longa data no meio da criptografia e certificação digital.
Trabalha com criptografia e certificação Digital desde o início da década de 90, tendo ocupado posições de destaque em empresas lideres em seu segmento como Modulo e CertiSign.
Criador do ‘Blue Crystal’: Solução software livre completa de assinatura digital compatível com ICP-Brasil
Criador da ‘ittru’: Primeira solução de certificação digital mobile no mundo.
Bacharel em Ciências da Computação pela UERJ desde 1997.
Certificações:
– Project Management Professional (desde 2007)
– TOGAF 9.1 Certified
– Oracle Certified Expert, Java EE 6 (Web Services Developer, Enterprise JavaBeans Developer)
Sérgio Leal é colunista e membro do conselho editorial do CRYPTO ID.