Últimas notícias

Fique informado

UFSC formaliza cooperação com Moçambique para implantação da Certificação Digital no país

9 de novembro de 2022

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Acordo entre a UFSC e o INTIC, tem por objetivo a realização de uma parceria para auxiliar o instituto na implantação da Infraestrutura

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, recebeu em seu gabinete nesta segunda-feira, 17 de outubro, uma delegação composta por dirigentes do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) de Moçambique para a formalização de um acordo de cooperação técnica para a implantação de Infraestrutura de Certificação Digital no país africano.

Ao lado da vice-reitora, Joana Célia dos Passos, o representante da Administração Central discutiu sobre a importância da parceria e agradeceu por terem escolhido a Universidade catarinense como parceira de pesquisa. 

O acordo firmado entre a UFSC, por meio do Laboratório de Segurança em Computação (LabSEC/UFSC), o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e o INTIC, órgão responsável pela regulação, supervisão e fiscalização das tecnologias de informação de comunicação de Moçambique, tem por objetivo a realização de uma parceria para auxiliar o instituto moçambicano na especificação e implantação da Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP) de Moçambique (ICP-MZ), cooperar com a criação de uma política de governança para a gestão da tecnologia, bem como realizar ações de capacitação e treinamentos que visem a formação contínua de técnicos para operação, implantação e manutenção das soluções que vierem a ser desenvolvidas. 

No Brasil, os representantes do LabSec atuarão em conjunto com o pesquisador Frederico Schardong, professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e o aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação, Lucas Mayr, que já iniciaram pesquisas para o desenvolvimento e implantação da tecnologia em Moçambique.

A Infraestrutura de Chaves Públicas opera como um sistema que garante autenticidade e segurança para processos de assinatura digital, emissão de certificados e identidades, que podem ser utilizados por pessoas físicas e jurídicas.

A solenidade para a assinatura do documento aconteceu no Gabinete da Reitoria e reuniu  o professor Lourino Chemane, presidente do Conselho de Administração do INTIC; Laisse Mucavele, diretor da Divisão de Certificação e Licenciamento; Sérgio Guivala, chefe do Departamento de Segurança Cibernética; Abrão Nhaca, chefe de Departamento de Licenciamento; a diretora de Relações Internacionais da UFSC, Fernanda Leal; o diretor Executivo da Pró-reitoria de Extensão (Proex/UFSC), Narbal Silva; o professor e doutorando Frederico Schardong; o aluno de Mestrado do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Lucas Mayr; e o supervisor do Laboratório de Segurança em Computação LabSEC, Ricardo Felipe Custódio.

Durante a recepção, o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina salientou a importância do acordo internacional para a universalização do conhecimento e agradeceu a escolha da UFSC como instituição parceira no Brasil.

Segundo ele, essa iniciativa é muito importante para a gestão, que busca trazer perspectivas diversas para a universidade no que tange a inclusão e o reconhecimento das contribuições de todos os continentes e regiões do mundo.

É preciso desmistificar um pouco certas formatações e modismos que nós temos em relação a acordo com outros países. Temos que pensar de maneira universal, afinal a ideia de universidade é a ideia de universalização da pesquisa, do ensino e da extensão”, reforçou.

UFSC
Reitoria recebe reconhecimento de órgão regulador da comunicação em Moçambique pela contribuição no desenvolvimento e operacionalização do sistema de Certificação Digital. Foto: Robson Ribeiro / SECOM UFSC

Em sua fala, a vice-reitora, Joana, relembrou a visita que fez recentemente a Moçambique para participar do congresso “Mulheres do Mundo”.

Ela destacou a importância de iniciativas que fortalecem a relação entre países em desenvolvimento e ressaltou que “não é só levar à África, mas também trazer os conhecimentos que lá existem, porque o Brasil faz sempre cooperações com a ideia de que vai ensinar e nessa relação ninguém só ensina, a gente também aprende e o continente africano como um todo tem muito a ensinar”, afirmou.

Ao fim do encontro, a comitiva moçambicana presenteou os dirigentes da UFSC e os representantes do IFRS com um troféu e certificado como forma de reconhecimento pela contribuição no desenvolvimento e operacionalização do sistema de Certificação Digital.

Além disso, entregaram às instituições uma Capulana, tecido colorido que tem extrema importância na cultura de Moçambique. 

Robson Ribeiro/Estagiário Secretaria de Comunicação UFSC

Fonte: AARB

ITI, UFSC e Inmetro assinam Protocolo de Intenções durante workshop com Mercosul

Recurso de assinatura digital ofertado pelo governo tem pouca efetividade, diz AARB

AARB torna-se associada do InterID

AARB participa de reunião com Ministério da Economia, ITI e Serpro sobre AR Eletrônica

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!

Sobre AARB

Fundada em 2014, a Associação das Autoridades de Registro do Brasil AARB é fruto dos anseios dos representantes das Autoridades de Registro da ICP-Brasil e tem por objetivo defender os interesses do segmento perante os poderes da república, sociedade civil organizada, bem como a massificação da certificação digital no País.

Entidade de direito privado e sem fins lucrativos, a AARB é mantida exclusivamente por seus associados. Além dos interesses mencionados, compete a AARB disseminar a cultura da tecnologia ICP-Brasil e agregar benefícios e vantagens aos seus associados.

Procure saber mais sobre o Selo de Ação Ética Na Certificação Digital. Esse Selo identifica as empresas que assumem o compromisso ético na sociedade entre seus pares, clientes e colaboradores.

Leia a coluna da AARB aqui no Crypto ID!