Últimas notícias

Fique informado

24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira inicia em Belo Horizonte

28 de novembro de 2023

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

A 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, com o tema “Constituição, Democracia e Liberdades”, iniciou nesta segunda-feira (27/11), em Belo Horizonte. A cerimônia de abertura, que contou com a presença do presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti; do presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo; e do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, foi transmitida ao vivo pelo canal oficial da OAB Nacional no YouTube.

A foto mostra o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, o presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo, e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, no palco da cerimônia.

Na solenidade, foram feitas homenagens ao patrono nacional, Alberto Simonetti Cabral Filho; ao patrono local, Jair Leonardo Lopes; e houve a outorga da Medalha Rui Barbosa ao Constituinte Bernardo Cabral.

A Conferência seguirá até quarta-feira (29/11), no Expominas. A organização é do Conselho Federal da OAB e da seccional mineira. Pouco mais de 20 mil pessoas se inscreveram no evento, entre advogados, estudantes, juristas, magistrados, deputados estaduais e federais, e membros do Poder Executivo.

A conferência terá cerca de 50 painéis e mais de 400 palestrantes. Os temas abordados serão variados, incluindo a defesa da Constituição, a democracia, as liberdades individuais e coletivas, a advocacia criminal, a advocacia pública, a advocacia empresarial, e a advocacia do futuro.

Em seu discurso de abertura, Beto Simonetti destacou a importância da Conferência para a advocacia brasileira. “Este é um espaço de reafirmação das garantias e de defesa incansável das prerrogativas da advocacia – pois apenas elas são capazes de proteger a nossa atuação”, disse.

Sérgio Leonardo, por sua vez, ressaltou a relevância do tema da conferência. “Constituição, Democracia e Liberdades são valores essenciais para a nossa sociedade”, afirmou.

Luís Roberto Barroso, por fim, destacou o papel da advocacia na defesa dos direitos fundamentais. “A advocacia é um dos pilares da democracia”, disse.

O evento apresentará algumas palestras sobre Tecnologia

Sobre documentos eletrônicos e identificação digital no painel “Advocacia e Tecnologia”, que será realizado na terça-feira (28/11), às 14h30. A palestra será ministrada pelo advogado e especialista em tecnologia, Rafael Oliveira, e abordará os seguintes temas:

  • O conceito de documento eletrônico
  • A legislação brasileira sobre documentos eletrônicos
  • Os tipos de documentos eletrônicos
  • A identificação digital
  • Os desafios da advocacia na era digital

A palestra é voltada para advogados, estudantes de direito e demais interessados no tema.

Além desta palestra, há outros painéis que também abordarão temas relacionados à tecnologia, como:

  • “Advocacia 4.0: desafios e oportunidades”
  • “Inteligência Artificial e o futuro da advocacia”
  • “O uso de blockchain na advocacia”

Esses painéis também são uma oportunidade para os participantes conhecerem as novas tecnologias que estão transformando a advocacia e discutirem os seus impactos na profissão.

A Conferência Nacional da Advocacia acontece a cada três anos. A 24ª edição estava programada para 2020, em Brasília, mas foi adiada por conta da pandemia de coronavírus. A última edição ocorreu em 2017, em São Paulo.

Aqui no Crypto ID você lê excelentes artigos sobre a legislação brasileira e internacional relacionada à tecnologia e a segurança da informação e também novidades sobre ferramentas e aplicações da tecnologia na prática jurídica. Acesse agora mesmo!

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!

TAGS

OAB