Últimas notícias

Fique informado

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

17 de abril de 2024

Spotlight

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

Cancelamento de hipotecas – Assinatura avançada versus qualificada – Parte II

Essa segunda parte discute os padrões e requisitos para o processamento eletrônico de documentos no registro de imóveis no Brasil.

15 de maio de 2024

Cancelamento de hipotecas – Assinatura avançada versus qualificada – Parte I

Questão das assinaturas eletrônicas no Registro de Imóveis é incerta, mesclando aspectos tecnológicos e jurídicos.

14 de maio de 2024

Por que é tão complexo se proteger de ataques cibernéticos? Por Rodrigo Fragola

“A meta agora não é alcançar segurança absoluta, mas sim segurança relativa no mercado em que se atua.” Fragola

13 de maio de 2024

Edmar Araujo, o novo diretor-executivo da ANCD concede sua 1ª entrevista ao Crypto ID

Edmar Araujo diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital e fala com exclusividade ao Crypto ID.

13 de maio de 2024

Confira 7 dicas para a redução do uso de papel nas empresas

São sete dicas essenciais para ajudar as empresas a reduzirem o uso de papel e promoverem práticas mais sustentáveis.

9 de maio de 2024

Estamos vivendo em uma era digital onde a tecnologia avança a um ritmo acelerado. Infelizmente, com esses avanços, também vêm novas ameaças.

As fraudes digitais tornaram-se uma preocupação crescente para empresas e comércios eletrônicos em todo o mundo. À medida que os fraudadores se tornam mais sofisticados e profissionalizados, as empresas precisam estar sempre um passo à frente para garantir a segurança de suas operações e a confiança de seus clientes.

Nesse contexto, temos o prazer de apresentar uma entrevista exclusiva com Thiago Bertacchini, Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, uma empresa líder no combate às fraudes digitais que fizemos durante o evento VTEX DAY. Thiago Bertacchini, esteve no VTEX Day para fazer negócios, networking, prospectar novos clientes, visitar e prestigiar clientes já existentes e aproveitamos para conversar com ele.

Thiago Bertacchini, Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone durante o Vtex Day 2024

Nesta entrevista, Bertacchini compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais, discute as táticas mais sofisticadas que os fraudadores estão usando e como as empresas podem se proteger contra elas.

Ele também fala sobre como a Nethone está ajudando as empresas a combater a fraude online e o que podemos esperar do futuro da prevenção de fraudes digitais.

Esperamos que esta entrevista ofereça insights valiosos para empresas que buscam fortalecer suas defesas contra fraudes digitais e criar um ambiente online mais seguro para todos. Boa leitura!

Crypto ID: Como a tecnologia avançada tem sido usada para combater fraudes digitais em empresas e comércio eletrônico?

Thiago Bertacchini: A tecnologia pode ser utilizada por meio de 3 vertentes:

– Desenvolvimento de ferramentas de autenticação com baixa fricção ao longo de toda a jornada de usuário, tais como IA e machine learning em tempo real para a identificação de padrões suspeitos e ataques, autenticação multifatorial, biometria (comportamental, facial e de voz, entre outras), tokenização de dados;

– Monitoramento intensivo das novas ferramentas tecnológicas e de engenharia social utilizadas pelos fraudadores;

– Investimento em campanhas, em parceria com governos e sociedade civil, que visem a educação do consumidor quanto à proteção de seus dados e como não cair em golpes.

Crypto ID: Quais são as táticas mais sofisticadas que os fraudadores estão usando atualmente e como as empresas podem se proteger contra elas?

Criminosos especializados em ataques cibernéticos podem utilizar das mais diversas ferramentas para se aproveitar de inúmeros pontos de vulnerabilidade das empresas e de seus usuários, indo desde a engenharia social, até uso de ferramentas de inteligência artificial, anonimização de rede, compra de dados históricos dos consumidores, invasão de contas, entre outras. Algumas medidas que as empresas podem adotar para se proteger destes ataques são:

– Utilizar firewalls e antivírus;

– Manter todos os sistemas atualizados;

– Ministrar treinamentos recorrentes sobre segurança da informação;

– Ter políticas de senhas fortes com alterações regulares, considerando inclusive a adoção de 2FA (autenticação de dois fatores);

– Monitorar a utilização da rede;

– Fazer cópias de segurança (backup) regularmente, com criptografia de dados;

– Ter um controle rígido do acesso às informações sensíveis e estratégicas da empresa;

– Realizar testes de segurança frequentes para identificar pontos de melhoria;

– Desenvolver uma política de resposta a incidentes.

Já após sofrer o golpe, as empresas podem tomar medidas judiciais e investigativas para identificar os culpados de ataques cibernéticos que resultaram em vazamento ou exclusão de dados. Aqui estão algumas etapas que podem ser seguidas:

– Notificar as autoridades, como a Polícia Civil, a Polícia Federal e as Delegacias de Crimes Cibernéticos;

– Contratar especialistas para ajudar na investigação forense digital;

– Preservar evidências e identificar pistas e rastros deixados pelos atacantes;

– Buscar cooperação com provedores de serviços de internet e hospedagem para obter informações sobre os dados digitais dos invasores;

– Caso os responsáveis sejam identificados, a empresa pode e deve tomar medidas judiciais para ser ressarcida dos prejuízos.

Crypto ID: A “profissionalização” dos fraudadores afetou a segurança digital corporativa e quais medidas as empresas podem tomar para se proteger contra organizações criminosas bem estruturadas?

Thiago Bertacchini: Com o avanço da profissionalização dos fraudadores, a segurança digital corporativa enfrenta desafios cada vez mais complexos. Para combater organizações criminosas bem estruturadas, as empresas devem adotar uma abordagem multifacetada, incluindo a implementação de soluções de detecção avançada de fraudes, análise de comportamento do usuário, autenticação robusta e colaboração com especialistas em segurança cibernética para acompanhar as últimas tendências e ameaças

Crypto ID: Como a tecnologia “Conheça seus usuários” da Nethone ajuda a analisar o comportamento do usuário para prevenir fraudes digitais?

Thiago Bertacchini:  A tecnologia própria da Nethone “Conheça seus usuários” se baseia em IA para endereçar desafios de fraude para instituições financeiras globais, plataformas e mercados. Suas técnicas avançadas de monitorização e bloqueio protegem contra mais de 100 tipos de riscos de fraude, incluindo anonimização de rede, ferramentas de acesso remoto (RATs), bots, invasão de contas e dispositivos desbloqueados.

Com inteligência de fraude obtida através de metadados, a empresa realiza engenharia reversa das táticas dos fraudadores e adapta seu sistema de detecção de risco às tendências de fraude existentes e emergentes. A solução de fraude da Nethone fornece ao setor de pagamentos uma abordagem modularizada que oferece proteção de ponta a ponta em todas as etapas da jornada do usuário, desde o login até o pós-pagamento, dando tranquilidade aos clientes e parceiros e promovendo uma melhor experiência ao consumidor.

Crypto ID: Quais são os principais desafios que as empresas enfrentam ao tentar combater a fraude online e como eles podem ser superados?

Thiago Bertacchini:  No dinâmico mercado brasileiro, a acelerada inovação tecnológica tem sido um impulsionador significativo do desenvolvimento de soluções para o mercado digital, criando desafios intrigantes, mas também abrindo portas para oportunidades inovadoras. Dentre os desafios, estão:

Adaptação Rápida às Novas Táticas de Fraude: à medida que as empresas implementam medidas mais eficazes, os fraudadores também evoluem. O desafio reside em antecipar e adaptar-se rapidamente às novas táticas de fraude, garantindo uma abordagem proativa e estando sempre atento a comportamentos incomuns;

Equilíbrio entre Segurança e Experiência do Usuário: Encontrar o equilíbrio certo entre segurança robusta e uma experiência do usuário fluida é um desafio contínuo. As soluções devem ser eficazes sem comprometer a conveniência para clientes e usuários.

Crypto ID: Como as empresas podem se manter atualizadas sobre as últimas táticas de fraude e garantir que suas defesas de segurança estejam sempre um passo à frente?

Thiago Bertacchini:  As empresas podem se manter atualizadas sobre as últimas táticas por meio de mapeamento de tendências e oportunidades do mercado. Cito algumas:

Tendências

Inteligência Artificial e Machine Learning: essas ferramentas não apenas identificam padrões complexos, mas também adaptam suas estratégias para acompanhar a evolução das fraudes – e dos fraudadores;

Autenticação Multifatorial: integrar diferentes camadas de verificação fortalece a segurança, proporcionando uma experiência mais confiável para empresas e consumidores e reduzindo a fricção dos bons usuários, cada vez mais exigentes e sensíveis a problemas de UX.

Oportunidades

Parcerias Estratégicas: Colaborações entre empresas e provedores de tecnologia especializados em segurança oferecem oportunidades para fortalecer as defesas contra fraudes. Essas parcerias estratégicas podem resultar em soluções mais abrangentes e eficazes, trazendo uma visão mais holística do contexto da fraude daquela operação;

Educação e Conscientização: A demanda por soluções seguras cria uma oportunidade para educar tanto as empresas quanto os consumidores sobre as melhores práticas de segurança.

Ao lidar com essas tendências e oportunidades, destaco a importância de estar na vanguarda da inovação tecnológica para garantir não apenas a segurança, mas também a confiabilidade nas transações. Essa abordagem proativa é fundamental, especialmente considerando o ambiente dinâmico em que atuamos.

Crypto ID:  Quais são algumas das melhores práticas que as empresas podem adotar para proteger seus clientes e a si mesmas contra fraudes digitais?

Thiago Bertacchini:  A adoção de um sistema de proteção cibernética é crucial para as empresas. Ele protege dados sensíveis, garante a integridade operacional, mantém a confiança dos clientes, ajuda a cumprir regulamentações legais e reduz riscos financeiros. Além disso, a proteção cibernética permite responder a ameaças emergentes, evitar paralisações operacionais, proteger a propriedade intelectual e manter a competitividade.

Em resumo, investir em segurança cibernética é um componente essencial para a proteção dos ativos da empresa, sua reputação e a garantia de que ela possa operar de maneira contínua e confiável em um ambiente digital cada vez mais desafiador e dinâmico.

Crypto ID:  Como a Nethone vê o futuro da prevenção de fraudes digitais e que inovações podemos esperar ver no espaço?

Thiago Bertacchini:  O futuro da prevenção às fraudes digitais passa pelo uso intensivo de inteligência artificial para detectar em tempo real comportamentos suspeitos, utilização de ferramentas de fraude, buscando a maior segurança possível sem prejudicar a experiência do usuário legítimo, minimizando a fricção.

Acreditamos que inovações no sentido de trazer uma autenticação silenciosa, sem que o usuário perceba a presença de uma tecnologia de segurança ao longo de sua jornada terão cada vez mais dominância no mercado.

Sobre a Nethone:

A Nethone oferece um produto de detecção de risco focado em proteger toda a jornada do usuário, desde a integração até o pós-pagamento, ao mesmo tempo que ajuda comerciantes de comércio eletrônico e instituições financeiras a compreender holisticamente seus usuários finais (bons e maus). Com a tecnologia de criação de perfil Know Your User (KYU) e ferramentas baseadas em IA, a Nethone bloqueia usuários potencialmente arriscados sem atrito com os bons, examinando exaustivamente cada usuário.

Desde 2022, a Nethone faz parte do Grupo Mangopay, um fornecedor pan-europeu de plataforma de pagamento e infraestrutura de carteira. Em 2023, foi reconhecida como uma das empresas de crescimento mais rápido na Europa pelo jornal The Financial Times e pelo Statista. Possui histórico comprovado no Brasil, tendo parceria com empresas como Azul, Grupo Boticário, BlaBlaCar, Digital Femsa (Oxxo), Farfetch e muito mais. Em março de 2024, A Nethone ganhou o Fintech Breakthrough Award por Prevenção de Fraudes e Segurança de Transações.

Assista e leia outras entrevistas feitas pelo Crypto ID. Você vai gostar muito. Acesse a coluna IDTalks aqui!

Em novembro 2024, o Crypto ID completa uma década de sucesso

E foi um caminho incrível!

Desde o seu início, temos sido acompanhados por uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano.

Com dois milhões de seguidores por ano, nossa jornada é marcada por conquistas, inovação e colaboração.

As empresas mantenedoras têm sido pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Seu apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma delas por acreditar na nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade forte e informada.

E não podemos esquecer do nosso excepcional time de colunistas! São eles que trazem insights, análises e opiniões valiosas para os nossos leitores. Com suas vozes únicas, eles enriquecem o conteúdo do Crypto ID e nos ajudam a manter a excelência. Expressamos, ainda, nossa profunda gratidão às Assessorias de Imprensa que têm sido parceiras essenciais ao longo dessa incrível jornada.

À medida que nos aproximamos de mais um aniversário, renovamos nosso compromisso em promover a segurança digital, a privacidade e a tecnologia. Obrigado a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Juntos trabalhamos por um mundo digital com mais sigilo, identificação e segurança gerando confiança para que empresas, máquinas e pessoas possam confiar umas nas outras.