De maneira extremamente simples, podemos dizer que um computador quântico é aquele capaz de processar informações armazenadas em sistemas quânticos, como o campo magnético dos elétrons, níveis de energia dos átomos e até mesmo polarização de fótons; alguns deles já estão em operação.
Por Vivaldo José Breternitz
Essas máquinas têm uma velocidade extremamente alta em relação aos computadores convencionais, podendo executar aplicações cujos tempos de processamento seriam impraticáveis com as máquinas atuais.
Além disso, a forma com que os dados são codificados nesse ambiente, dá a eles uma segurança muito grande.
Os Estados Unidos estão determinados a manter a supremacia nessa área da computação, e isso, além da construção de hardware e software desse tipo, inclui planos para a criação de uma internet quântica, uma rede similar à atual internet, mas com capacidade para transportar dados quânticos a uma velocidade altíssima.
Para o ano fiscal de 2021, deverão ser destinados US$ 1,3 bilhões para essa área, além de valores não divulgados para aplicações de computação quântica na área militar.
Para atingir esse objetivo, o Department of Energy (DOE), órgão de nível ministerial, desenvolveu planos para a criação de um protótipo para a internet quântica naquele país, protótipo esse que deve estar concluído em dez anos.
A espinha dorsal dessa rede será constituída pelos 17 laboratórios nacionais mantidos pelo DOE e um dos primeiros passos a serem dados será verificar se os protocolos de segurança da rede quântica serão suportados adequadamente pelas redes de fibra ótica hoje disponíveis.
Também será necessário verificar se funcionarão adequadamente nesse ambiente os repetidores quânticos que permitirão a transmissão de dados a longas distâncias.
Esses trabalhos já estão em andamento: o Argonne National Laboratory, ligado ao DOE, e a University of Chicago construíram uma rede quântica de cerca de 80 quilômetros, que está sendo usada para pesquisas na área.
Estamos ainda nos primeiros dias da computação e da internet quânticas, e como aconteceu com a ARPANET, a precursora da internet atual, ainda vai demorar muito tempo até que elas passem a fazer parte de nossa vida cotidiana, mas já podemos vislumbrar um futuro onde isso acontecerá.
Vivaldo José Breternitz é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
A computação quântica poderia ajudar a evitar a próxima grande pandemia?
Dicas para melhorar a segurança na Era da computação pós-quântica
De olho na computação quântica, DigiCert lança nova plataforma de gerenciamento de certificados TLS
Cientistas conseguem criar uma “internet” quântica real
- Tenable prevê que a IA impulsionará a complexidade dos ataques cibernéticos em 2025A Tenable, empresa global de segurança cibernética, divulgou suas previsões para o cenário da cibersegurança em 2025, destacando a crescente complexidade dos ataques impulsionada pela inteligência artificial (IA). Segundo a análise de especialistas da companhia, “o setor empresarial enfrentará uma pressão crescente para implementar novas tecnologias em grande escala a fim de proteger uma vasta
- Seguro Cyber e outras formas de proteger empresas de ataques de vírus e hackers?Esses seguros fornecem proteção financeira para empresas em caso de danos causados por incidentes cibernéticos, como ataques de hackers As empresas enfrentam diariamente as tentativas de ataques hackers, por mais que se tente proteger, é muito difícil ter total segurança. E isso ocorre por muito fatores mais, um exemplo é o fato das áreas operacionais
- Estudo da Forrester Consulting aponta que solução de gestão eletrônica de acordos da Docusign reduz em 90% o tempo gasto na criação de novos documentosCom base em entrevistas com clientes, foi constatado que o Docusign CLM reduziu o tempo gasto na geração de novos contratos de vendas em 90% Um estudo realizado pela Forrester Consulting, encomendado pela Docusign, mostrou que o Docusign CLM – ferramenta de gestão eletrônica de acordos da empresa – eliminou etapas manuais em processos de acordos,
- Tendências em fraudes para 2025 e o futuro dos golpes digitaisSegundo a Juniper Research, as perdas globais devido a fraudes online devem chegar perto dos $400 bilhões em 2025 Por Thiago Bertacchini De acordo com um recente relatório da Kaspersky, o Brasil lidera a lista de países que mais sofrem ataques cibernéticos. Em 2025, espera-se que as empresas enfrentem um cenário no qual as ameaças cibernéticas se diversifiquem
- Com compras de fim de ano, dezembro foi o segundo mês com mais tentativas de ataques cibernéticos em 2024, mostra levantamento Conforme mostra um levantamento da ISH Tecnologia também revelam que quase metade dos ataques ocorrem por roubo de senhas Durante o ano, as empresas do varejo aguardam ansiosamente datas como Dia dos Namorados e Dia das Mães, em que o faturamento é elevado. Nesses mesmos períodos, o cuidado precisa ser redobrado com a proteção dos