De maneira extremamente simples, podemos dizer que um computador quântico é aquele capaz de processar informações armazenadas em sistemas quânticos, como o campo magnético dos elétrons, níveis de energia dos átomos e até mesmo polarização de fótons; alguns deles já estão em operação.
Por Vivaldo José Breternitz

Vivaldo José Breternitz
Essas máquinas têm uma velocidade extremamente alta em relação aos computadores convencionais, podendo executar aplicações cujos tempos de processamento seriam impraticáveis com as máquinas atuais.
Além disso, a forma com que os dados são codificados nesse ambiente, dá a eles uma segurança muito grande.
Os Estados Unidos estão determinados a manter a supremacia nessa área da computação, e isso, além da construção de hardware e software desse tipo, inclui planos para a criação de uma internet quântica, uma rede similar à atual internet, mas com capacidade para transportar dados quânticos a uma velocidade altíssima.
Para o ano fiscal de 2021, deverão ser destinados US$ 1,3 bilhões para essa área, além de valores não divulgados para aplicações de computação quântica na área militar.
Para atingir esse objetivo, o Department of Energy (DOE), órgão de nível ministerial, desenvolveu planos para a criação de um protótipo para a internet quântica naquele país, protótipo esse que deve estar concluído em dez anos.
A espinha dorsal dessa rede será constituída pelos 17 laboratórios nacionais mantidos pelo DOE e um dos primeiros passos a serem dados será verificar se os protocolos de segurança da rede quântica serão suportados adequadamente pelas redes de fibra ótica hoje disponíveis.
Também será necessário verificar se funcionarão adequadamente nesse ambiente os repetidores quânticos que permitirão a transmissão de dados a longas distâncias.
Esses trabalhos já estão em andamento: o Argonne National Laboratory, ligado ao DOE, e a University of Chicago construíram uma rede quântica de cerca de 80 quilômetros, que está sendo usada para pesquisas na área.
Estamos ainda nos primeiros dias da computação e da internet quânticas, e como aconteceu com a ARPANET, a precursora da internet atual, ainda vai demorar muito tempo até que elas passem a fazer parte de nossa vida cotidiana, mas já podemos vislumbrar um futuro onde isso acontecerá.
Vivaldo José Breternitz é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
A computação quântica poderia ajudar a evitar a próxima grande pandemia?
Dicas para melhorar a segurança na Era da computação pós-quântica
De olho na computação quântica, DigiCert lança nova plataforma de gerenciamento de certificados TLS
Cientistas conseguem criar uma “internet” quântica real
- NIST estrutura manual técnico para uso online de credenciais digitais em serviços financeirosO Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos Estados Unidos (NIST) avançou na consolidação do ecossistema de identidade digital ao desenvolver um manual técnico focado em casos de uso online de credenciais digitais no setor financeiro. A iniciativa respondeu a uma lacuna prática: enquanto aplicações presenciais e de proximidade — como o uso de carteiras
- IRPF 2026: V/Cert explica por que o e-CPF facilita (e muito) a sua declaraçãoO e-CPF é a identidade digital da pessoa física. Emitido dentro da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil),
- A próxima fase do e-commerce: quando a IA faz a compra acontecerA IA fará com que as marcas se reiventem, pois o internauta não terá mais a necessidade de entrar no website das empresas.
- Claro, NVIDIA e Oracle impulsionam IA soberana no Brasil com primeira certificação NVIDIA Cloud Partner na América LatinaClaro anuncia um novo avanço em sua estratégia de evolução tecnológica ao se tornar a primeira empresa da América Latina certificada como NVIDIA Cloud Partner (NCP) para Processamento de Dados e Inteligência Artificial. O marco ocorre após a aquisição de infraestrutura de IA de alta performance operada em parceria com a Oracle, fortalecendo a capacidade
- Certificação Digital ICP-Brasil representa uma mudança estrutural dentro das empresas brasileirasMercado de certificados digitais ICP-Brasil cresce 83% em 2025 e alcança 11,6 milhões de emissões no Brasil. Expansão é impulsionada pelo avanço das obrigações digitais, pelo aumento das fraudes online e pela busca por segurança jurídica na era da inteligência artificial O mercado brasileiro de certificados digitais atinge em 2025 o maior patamar de sua































