De maneira extremamente simples, podemos dizer que um computador quântico é aquele capaz de processar informações armazenadas em sistemas quânticos, como o campo magnético dos elétrons, níveis de energia dos átomos e até mesmo polarização de fótons; alguns deles já estão em operação.
Por Vivaldo José Breternitz
Vivaldo José Breternitz
Essas máquinas têm uma velocidade extremamente alta em relação aos computadores convencionais, podendo executar aplicações cujos tempos de processamento seriam impraticáveis com as máquinas atuais.
Além disso, a forma com que os dados são codificados nesse ambiente, dá a eles uma segurança muito grande.
Os Estados Unidos estão determinados a manter a supremacia nessa área da computação, e isso, além da construção de hardware e software desse tipo, inclui planos para a criação de uma internet quântica, uma rede similar à atual internet, mas com capacidade para transportar dados quânticos a uma velocidade altíssima.
Para o ano fiscal de 2021, deverão ser destinados US$ 1,3 bilhões para essa área, além de valores não divulgados para aplicações de computação quântica na área militar.
Para atingir esse objetivo, o Department of Energy (DOE), órgão de nível ministerial, desenvolveu planos para a criação de um protótipo para a internet quântica naquele país, protótipo esse que deve estar concluído em dez anos.
A espinha dorsal dessa rede será constituída pelos 17 laboratórios nacionais mantidos pelo DOE e um dos primeiros passos a serem dados será verificar se os protocolos de segurança da rede quântica serão suportados adequadamente pelas redes de fibra ótica hoje disponíveis.
Também será necessário verificar se funcionarão adequadamente nesse ambiente os repetidores quânticos que permitirão a transmissão de dados a longas distâncias.
Esses trabalhos já estão em andamento: o Argonne National Laboratory, ligado ao DOE, e a University of Chicago construíram uma rede quântica de cerca de 80 quilômetros, que está sendo usada para pesquisas na área.
Estamos ainda nos primeiros dias da computação e da internet quânticas, e como aconteceu com a ARPANET, a precursora da internet atual, ainda vai demorar muito tempo até que elas passem a fazer parte de nossa vida cotidiana, mas já podemos vislumbrar um futuro onde isso acontecerá.
Vivaldo José Breternitz é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
A computação quântica poderia ajudar a evitar a próxima grande pandemia?
Dicas para melhorar a segurança na Era da computação pós-quântica
De olho na computação quântica, DigiCert lança nova plataforma de gerenciamento de certificados TLS
Cientistas conseguem criar uma “internet” quântica real
- Dahua e Connectoway anunciam parceria para impulsionar projetos de alto valor agregadoConnectoway. e Dahua no mercado corporativo e governamental amplia o acesso a soluções inovadoras de segurança e conectividade
- Governo estabelece regras para o compartilhamento de dados de endereços por órgãos públicos e prestadoras de serviçosÓrgãos públicos e prestadoras de serviços serão supervisionados pelo Ministério da Gestão, tornando eficientes os programas sociais e benefícios O governo federal estabeleceu, nesta sexta-feira (4/4), novas regras para compartilhamento de dados de endereço pelos órgãos públicos federais e pelas prestadoras de serviços públicos. O objetivo é melhorar a eficiência na execução de programas sociais e na
- Data centers falham: alerta de incêndio reacende discussão sobre a real segurança na era da nuvemData centers falham com mais frequência e o CEO da Penso Tecnologia destaca a importância da resiliência de dados como estratégia de negócio
- Syn: conheça as vantagens do certificado digital na nuvem da SyngularNo contexto da constante evolução das soluções em identificação digital, a Syngular apresenta o Syn, certificado digital na nuvem No contexto da constante evolução das soluções em identificação digital, a Syngular apresenta o Syn, certificado digital na nuvem. Esta solução de ponta chega para transformar a forma como as certificadoras e os clientes utilizam a
- EFD-Reinf e DCTFWeb: o papel da certificação digital nas obrigações fiscais e novas regras para 2025EFD-Reinf e a DCTFWeb transformam a digitalização e trazem mudanças no processo de cumprimento das obrigações fiscais no Brasil Esses sistemas têm a finalidade de simplificar e otimizar a entrega de informações tributárias, mas exigem que as empresas estejam em conformidade com as normas estabelecidas pela Receita Federal. Neste contexto, a Certificação Digital desempenha um papel essencial para garantir a autenticidade,